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Volvo caminhões introduz nova versão do FH que roda com 100% de Biodiesel

Volvo

A busca por alternativas sustentáveis no setor de transporte ganha um novo impulso com a Volvo Caminhões, que lança uma versão inovadora do caminhão FH capaz de rodar com 100% de biodiesel, conhecido como B100. Essa iniciativa surge em resposta à demanda de frotistas que produzem seu próprio biodiesel, especialmente a partir de soja.

Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, afirma: “Ainda é um volume restrito de clientes. Mas estamos empenhados em garantir mais uma possibilidade de utilização de biocombustível, em linha com nossa visão de contribuir para a descarbonização dos transportes”.

A comercialização desse novo modelo está sujeita a uma análise prévia da engenharia da fábrica e à autorização da ANP. Apesar de ainda não estar disponível comercialmente para uso em veículos no país, veículos comerciais abastecidos exclusivamente com biodiesel podem reduzir entre 30% e 70% as emissões de CO2, dependendo do tipo de matéria-prima usada para sua produção.

Para viabilizar o uso do B100, a Volvo desenvolveu um projeto de motor exclusivo, baseado nos atuais propulsores Euro 6 da marca. Disponível apenas para o Volvo FH, esta solução inovadora oferece a flexibilidade de optar por diferentes proporções de biodiesel, desde o B14 até o B100.

Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo, destaca: “Isso traz grande versatilidade no uso dos caminhões, uma vez que podem ser abastecidos também com o diesel S10 disponível no país, assegurando facilidade no momento da revenda futura do veículo”.

É importante ressaltar que o uso do B100 é restrito aos veículos fabricados para essa especificação. Versões regulares dos veículos estão preparadas para o uso do diesel S10 padrão disponível no país.

Essa oferta de caminhões compatíveis com Biodiesel B100 é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento da Volvo com combustíveis alternativos, demonstrando o compromisso da empresa com a redução de emissões e a sustentabilidade ambiental.

Roberto Gribosi, estrategista de produto de caminhões da Volvo, destaca: “Não investimos apenas em tecnologias futuras, mas também em soluções que possam descarbonizar o transporte no presente”.

A Volvo estabeleceu ambiciosas metas globais para redução de emissões de CO2 em seus veículos, visando uma diminuição de 50% até 2030 e de 100% até 2040. Tecnologias como motores a combustão movidos a combustíveis renováveis desempenham um papel fundamental nessa estratégia, ao lado de veículos elétricos a bateria e impulsionados por célula de combustível.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

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