Outros

Volkswagen Nivus vem forte e busca a liderança em 2023

As vendas de SUVs no Brasil vêm crescendo a cada ano. Se em 2021 esse segmento representou 42,9% do mercado de carros zero quilômetro, em 2022 esse número subiu para 43,84% das 2.104.500 de unidades emplacadas.

De olho nesse importante mercado a Volkswagen oferece para o consumidor brasileiro três modelos: o topo Taos, o intermediário T-Cross e o de entrada Nivus, que o Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar.

O Volkswagen Nivus tem como principal concorrente o Fiat Pulse. Em 2022 o modelo da fabricante italiana teve uma boa vantagem, pois emplacou 50.500 unidades contra 39.400 da fabricante alemã.

Já em 2023 o primeiro mês teve empate, pois os dois modelos emplacaram cerca de 3.000 unidades cada um. Certamente os dois modelos devem ter uma briga boa durante todo o ano para ver quem leva a melhor no final.

O Volkswagen Nivus é oferecido em duas versões: a de entrada Comfortline 200 TSI e a topo Highline 200 TSI. Elas são equipadas com o motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível, com 128 cavalos de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque quando abastecido com etanol. Sem opção de transmissão manual, ambas versões são equipadas com uma automática de seis velocidades.

Os grandes destaques da Comfortline 200 TSI são os seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina; a câmera para auxílio em manobras em marcha a ré; e os faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada.

Nivus

Já a versão Highline 200 TSI, mais completa, tem como destaques o ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura “Climatronic”; o ACC – Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal; os fFaróis de neblina em LED com função “Cornering Light”; o instrumento combinado digital (“Active Info Display”); as rodas de liga leve 17″ Design Cassino; o sistema de alarme anti-furto com controle remoto “Keyless”; e o volante multifuncional em couro com “shift-paddles”.

No design o Volkswagen Nivus conta com linhas marcantes e muita personalidade, como a queda rápida e fluida da coluna ‘C’. Na lateral, o modelo tem um perfil cupê bastante característico. Suas rodas contam com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas contribuem para um conjunto harmonioso, com uma pegada mais esportiva.

Na parte frontal os faróis são conectados com uma grade bastante dominante e com a linhas marcadas no capô. Os faróis de LED, o DRL de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o modelo, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso.

Na parte traseira um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e extremamente elegante. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do modelo.

Internamente o Volkswagen Nivus oferece espaço ideal para levar com conforto até cinco ocupantes. São 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 415 litros e a abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play.

A central multimídia VW Play é outro destaque do Volkswagen Nivus desde o seu lançamento e foi totalmente desenvolvida no Brasil. Conta com tela de dez polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos, com botões virtuais e oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.

Aliado ao painel digital, o VW Play cria duas grandes ilhas digitais no Volkswagen Nivus. São duas telas de dez polegadas interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento com uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante.

O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo, capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, excelente qualidade de áudio e incrível capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple.

O Volkswagen Nivus vem equipado com detector de fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave, ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade, HHC – auxílio de partida em rampas e câmera de marcha-à-ré.

O modelo também conta com o AEB – Autonomous Emergency Brake, recurso que ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...