O Nivus não é apenas um lançamento da Volkswagen: é de fato um carro novo. Ele fez a sua estreia global aqui no Brasil e a ideia da fabricante alemã é comercializar o modelo globalmente no curto prazo. Por aqui ele é oferecido em duas versões: a Comfortline 200TSI com preço a partir de R$85.890,00 e a Highline 200TSI, que o Portal Hortolândia avaliou e que tem preço a partir de R$98.290,00.
As duas versões são equipadas com o motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível, com 128 cavalos de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque quando abastecido com etanol. Sem opção de transmissão manual, ambas versões são equipadas com uma automática de seis velocidades.
Um dos destaques do Volkswagen Nivus é o seu design, que conta com linhas marcantes e muita personalidade, como a queda rápida e fluida da coluna ‘C’. Na lateral, o modelo tem um perfil cupê bastante característico. Suas rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com uma pegada mais esportiva.
Sua parte frontal conta com faróis conectados com uma grade bastante dominante e com a linhas marcadas no capô. Os faróis de LED, o DRL (daytime running light) de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o Nivus, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso. Na grade, o novo logo da Volkswagen faz sua estreia na América do Sul no Nivus.
Na parte traseira um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e extremamente elegante. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do modelo.
Internamente o Volkswagen Nivus oferece espaço ideal para levar com conforto até cinco ocupantes. São 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 415 litros e a abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play.
A central multimídia VW Play é outro destaque do Volkswagen Nivus e foi totalmente desenvolvida no Brasil. Conta com tela de dez polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos, com ‘botões virtuais’ e oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.
Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento com uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante.
Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do Nivus.
O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo (Nivus é o primeiro carro do mundo com este recurso), capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, excelente qualidade de áudio e incrível capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple -neste caso, é o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio.
O Volkswagen Nivus vem equipado com detector de fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré.
O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil.
O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Carlos Ianibelli / VD Filmes
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98