Outros

Trabalho no escritório, como evitar a fadiga

O trabalho presencial voltou para a maioria das pessoas e muitas delas começaram a sofrer por ter que voltar a essa rotina, que pode ser difícil e bem cansativa. Nos dias atuais, quando a maioria das coisas podem ser feitas através da internet, como acessar o banco ou aproveitar de um site de apostas online, pode ser difícil compreender a real necessidade do deslocamento até um escritório.

Em média um brasileiro leva para ir e voltar ao trabalho era de 4,8 horas por semana, de acordo com o IBGE, sendo que em São Paulo esse tempo chegava a 7,8 horas. Apesar de este ser o tempo médio, muitas pessoas levam mais de 2 horas diárias no trajeto, sem contar com o tempo de se preparar para a saída.

Sendo assim, muitas pessoas gastam a maior parte do seu dia em função do trabalho, ainda que de uma forma indireta. Isso foi minimizado para muitos durante a pandemia e até mesmo após a mesma, já que várias empresas permitiram o trabalho remoto.

Algumas dicas podem ajudar para evitar o cansaço e também poder se motivar, afinal de contas, se buscar uma oportunidade 100% online não for uma solução, é preciso assumir a responsabilidade e tentar ao máximo ter tranquilidade onde passamos a maior parte do dia.

Como evitar a fadiga do dia-a-dia no trabalho

1.   Trabalho com mais prazer

Trabalhar pode ser bastante maçante mas, é necessário para a maioria da população mundial. A ideia de trabalhar com mais prazer é sair de casa entendendo o papel na sociedade e a necessidade do trabalho e também o valor dele para si e para os outros.

Um recrutador, por exemplo, está dando a oportunidade de pessoas encontrarem um bom trabalho, um engenheiro, está trazendo inovação, um administrador, organizando a vida de todo um empreendimento. Essa visão do trabalho pode trazer muito mais prazer e tranquilidade.

2.   Atividade física antes ou depois da rotina de trabalho

Conseguir fazer alguma atividade física diariamente, mesmo que por 20 minutos, libera uma grande quantidade de endorfina. O cérebro consegue também fazer associações e percepções que talvez não conseguisse caso não estivesse naquele momento de relaxamento.

A atividade física também traz um propósito, já que faz com que a pessoa crie um senso de rotina ligada ao próprio ser e ao prazer e, não só a rotina ligada ao trabalho. Caminhadas, musculação ou qualquer atividade física consegue diminuir de maneira perceptível os níveis de estresse.

3.   Visão do futuro

Assim como as atividades físicas trazem um senso de propósito, os planos para o futuro também. Muitas pessoas acabam passando horas no celular após chegar do trabalho e, no fim, só vivem no final de semana.

Ter uma visão mais clara do futuro pode fazer com que a vida seja muito mais aproveitada, já que com a necessidade de realizar algo, também vem as tarefas a serem seguidas. A realização de pequenas tarefas que levam a uma conquista maior também aumentam os índices dos hormônios da felicidade, além de que podem realmente trazer um significado para a vida cotidiana.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo