Connect with us

Outros

Socioemocional: “Não entre em pânico, entre na solução”

lbv

Neurocientista fala da importância da formação socioemocional e empatia para recuperar prejuízos educacionais impostos pela pandemia

Mais de 1,5 bilhão de estudantes em todo o mundo já foram afetados ou estão sofrendo com os impactos provocados pela pandemia da Covid-19, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A educação enfrenta um dos maiores desafios da história e nesse novo cenário, que exigiu a adaptação de todos os envolvidos, os professores também passaram a enfrentar inúmeras adversidades para recuperar os prejuízos educacionais.

Anuncio

“Não entre em pânico, entre na solução”, esse foi um dos conselhos deixados pela dra. Ângela Mathylde em sua participação na edição on-line do 24º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade (LBV), evento anual que contribui para a formação continuada de profissionais de áreas ligadas à Educação. O tema da palestra abordado pela cientista da educação foi“Os impactos da emoção na cognição, nas aprendizagens e nas relações sociais e afetivas”.

Entre tantos conteúdos, Ângela apresentou um assunto de imensa relevância: a criação de valor entre professor e aluno. “Não precisa ser perfeito, só precisa ser amor e ter respeito […], a metodologia é que leva a esse ‘salvamento’, se tenho uma metodologia que respeitae dá valor à emoção haverá aprendizagem.”

Advertisement

Formação socioemocional

Um ponto significativo tratado foi a questão socioemocional dos alunos. A doutora destacou que é necessário ensinar o estudante a viver, a pensar, reconhecer suas habilidades e competências, além de vivenciar emoções para que ele consiga sair da posição de vítima do processo educacional. Aliás, ela enfatizou que educadores devem evitarestímulos negativos com a aprendizagem: “se o aluno está com baixa autoestima e você está confirmando, tem que parar e incentivar ele a aprender, por isso que muitos alunos vão na escola só para comer”.

É preciso estudar o processo de aprendizagem por três perspectivas: comportamento, emocional e suas dificuldades. Ângela reforça que professores sejam a solução de seus alunos, englobando e integrando vários campos do conhecimento, pois “só quem já passou [por problemas] sabe como dói, se você não passou, não queira passar, porque dói muito e leva a condutas ruins, uma delas é não querer aprender, então, cuidado com isso!”.

A importância da empatia

Conhecer a família, sua história bem como o contexto social do aluno e não subjugar é imprescindível. Além do mais, identificar suas emoçõestambém são pontos fundamentais: “se seu aluno está triste, agitado ou não está rendendo na medida necessária, você tem que ir perguntar a ele, tem que buscar a família. Ciência não se faz com achismo, se faz com evidência e,para isso, preciso ter conhecimento”.

De acordo com a neurocientista, a identificação precoce é necessária para evitar mais prejuízos: “antes que ele seja um péssimo marido, que esteja preso ou alcoolizado. […] a escola é o segundo espaço que a criança e oadolescente ficam mais do que dentro de casa e não podemos negligenciar a questão precoce”.

Advertisement

Metodologia inovadora

Por acreditar no poder transformador da Educação, a LBV possui um conceito educacional inovador na Entidade, que traz um olhar individualizado para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes. A escuta qualificada que acolhe, valoriza sentimentos e identifica dificuldades, potencializa as habilidades do aprendiz que se encontra em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. A qualidade pedagógica aliada à Espiritualidade Ecumênica é a bandeira de vanguarda da Instituição, proposta pelo educador Paiva Netto.

A Legião da Boa Vontadeacredita que a educação constrói oportunidades, as quais transformam vidas.No Brasil, a Entidade possui 82 unidades socioeducacionais entre escolas de educação básica e de capacitação profissional, Centros Comunitários de Assistência Social e abrigos para idosos, que resgatam em cada atendido a sua autoestima e transformam para melhor a sua realidade. Aliás, com a atuação de profissionais e voluntários capacitados,a LBVgarante que o local seja seguro e o trabalho de qualidade.

Serviço:

Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari Sobrinho: Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 – Vila Rica – (19) 3227-3888Centro Comunitário de Assistência Social da LBV: Rua Nelson Barbosa da Silva, 289 – Jd. Profilurb. Telefone: (19) 3224-3033. Informações sobre o trabalho da LBV você confere no sitewww.lbv.org.

______________________________

Advertisement

*Ângela Mathylde Soares, professora; pedagoga; psicopedagoga; psicanalista; neurocientista; mestre e doutora em Estudos Psicanalíticos pela Escola de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro, filiada à UK Psychoanalytical Society de Londres; doutora em Teoria e Prática Clínica Psicanalítica e Psicopatologia pela Erich Fromm World University de Miami, Flórida, Estados Unidos; presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Outros

Chevrolet Onix Plus não é líder por acaso

Onix Plus

Onix Plus: durante a última semana tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a linha Chevrolet Onix Plus, que já é oferecida como modelo 2025, mas segue como estava desde 2020: liderando o segmento dos sedãs compactos, fechando o primeiro trimestre desse ano com 10,9 mil emplacamentos – o segundo, Volkswagen Virtus, teve 7,9 mil emplacamentos.

A regularidade do Chevrolet Onix Plus na liderança em um segmento tão concorrido é notável, afinal além do Volkswagen Virtus ele tem concorrentes fortes, com qualidades, como os Hyundai HB20S, Nissan Versa e Toyota Yaris Sedã.

Anuncio

A linha Chevrolet Onix Plus mudou de nome a partir de 2020, quando deixou de ser chamado Prisma e, já em 2020, além de 2021, 2022 e 2023, lidera, sendo oferecido na linha 2025 em seis versões: LT, equipada com motor 1.0 aspirado com até 82 cavalos e transmissão manual; e as equipadas com motor 1.0 turbo com até 116 cavalos nas versões Turbo e opções de transmissão manual ou automática: Turbo, Turbo LT (única que pode ser manual), Turbo LTZ e Turbo Premier.

Como em time que está ganhando não se mexe, no design a linha 2025 não teve mudanças. A grade tem a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.

Advertisement

Na Premier os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium de versão topo de linha. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um belo efeito e ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica.

O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Os vincos também foram pensados para dar rigidez extra às chapas de metal.

Na lateral, o friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. Na traseira o Chevrolet Onix Plus 2025 conta com lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta-malas.

O compartimento de bagagem, em razão das dobradiças fixadas nas extremidades da tampa, permite a acomodação de objetos mais largos e um total de 469 litros.

Advertisement

Onix Plus – interno

Internamente, o volante tem um desenho que melhora a empunhadura, além de regulagens de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade. O quadro de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros de fácil leitura com molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED.

onix plus interno

O sistema multimídia flutuante otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática na versão Premier.

Os bancos dianteiros têm encosto inteiriço para todas as versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.

Para os passageiros traseiros, as dimensões acomodam muito bem a cabeça, quadril e ombros. Há ainda tomadas USB no dorso do console central espaços para porta-objetos.

Na linha Chevrolet Onix Plus 2025, com a chave eletrônica, é possível o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo.

Advertisement

Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet.

Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate.

Para estacionar é possível ter uma ajuda, bastando apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução é outra tecnologia ofertada para o Chevrolet Onix Plus 2025.

Advertisement

A linha Chevrolet Onix Plus 2025, desde as versões de entrada, vem equipado com airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos incrementam a lista de itens de série.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Grupo SHC traz para o Brasil ônibus elétricos da chinesa Ankai

O Grupo SHC anunciou o lançamento no Brasil da Ankai, uma das marcas líderes mundiais em desenvolvimento, produção e vendas de ônibus movidos por novas energias, como eletricidade, gás e hidrogênio.

Atualmente o Grupo SHC é o importador oficial de carros, picapes, vans e caminhões elétricos da JAC Motors e centro de assistência técnica no Brasil da CATL, maior player mundial de produção de baterias, com 37% da produção global.

Advertisement

Volvo inicia operação de caminhões pesados elétricos no Brasil  

O Ministério dos Transportes oficializou a autorização para o início das operações de caminhões pesados elétricos Volvo no Brasil, após um estudo feito em conjunto entre instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada.

Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.

Jeep oferece garantia de cinco anos para os modelos produzidos no Brasil

Todos os modelos produzidos pela marca Jeep no Brasil passam a contar com a garantia de cinco anos. Commander 2025 e Compass 2025 foram os primeiros que tiveram o benefício e agora todas as versões do Jeep Renegade, desde o ano modelo 2024 até os zero quilômetros também estão contemplados.

“Só uma marca que confia no seu produto é capaz de oferecer um benefício como esse. A Jeep sempre foi sinônimo de aventura e coragem, e essa nova garantia de 5 anos, reflete na nossa missão de oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes. Mais do que isso, com a garantia ampliada, estamos reafirmando nosso compromisso com a qualidade e a confiabilidade dos nossos veículos”, destaca Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.

Advertisement

Honda confirma investimentos e produção do WR-V no Brasil

Honda irá realizar um novo ciclo de investimento estratégico em sua operação brasileira para iniciar a produção nacional da nova geração do WR-V, ampliando seu portfólio, que atualmente conta com oito modelos presentes em uma expressiva parcela dos segmentos do mercado automotivo.

Com aporte no valor de R$ 4,2 bilhões, para período de 2024 a 2030, a empresa visa a expansão contínua dos negócios, além do WR-V, por meio do lançamento da exclusiva tecnologia híbrida-flex e do aumento do volume de produção e geração de empregos no País.

Olof Persson substituirá Gerrit Marx como CEO do Iveco Group

Olof Persson sucederá Gerrit Marx como CEO do Iveco Group a partir do dia 1º de julho de 2024. Marx, por sua vez, assume nessa mesma data como CEO da CNH Industrial N.V. Persson, que atualmente é Diretor Independente do Conselho do Iveco Group, foi entre 2011 e 2016 Presidente e CEO do AB Volvo Group.

“Em nome de todos no Iveco Group, eu gostaria de agradecer a Gerrit por sua liderança enérgica e bem-sucedida nos últimos dois anos e meio e desejar-lhe tudo sucesso em sua nova função. Temos a sorte de Olof, com sua riqueza de experiência relevante no setor, assumirá o cargo de CEO e dará uma garantia de continuidade na execução dos planos que apresentamos em março”, comentou Suzanne Heywood, Presidente do Iveco Group.

Advertisement

Segunda geração da Fiat Strada alcança marco histórico

A picape Fiat Strada, desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis Betim, acaba de alcançar o marco de meio milhão de unidades produzidas desde a chegada ao mercado de sua segunda geração, em junho de 2020.

“Juntas, Strada e Toro fazem da Fiat a referência como a marca que mais entende de picapes no Brasil com cerca de 40% do segmento atualmente. E isso é fácil de explicar já que a Strada sempre trouxe ineditismo para o mercado”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

John Deere anuncia investimento e criação de empregos fábrica de Catalão

A John Deere anunciou um investimento de mais de R$ 700 milhões em sua fábrica na cidade goiana de Catalão, onde são produzidos pulverizadores e colhedoras de cana. O projeto visa a ampliação da infraestrutura para a nacionalização da ferramenta de pulverização inteligente See & Spray.

“Com esta expansão da unidade teremos a adição de mais de 20 mil metros quadrados aos 69 mil metros quadrados da planta atual. Para acompanhar o crescimento exponencial da empresa no Brasil, está prevista a criação de aproximadamente 400 novos empregos provenientes do investimento nos próximos 60 meses – sendo 100 diretos e 300 indiretos”, explica Edison Drescher, diretor da fábrica da John Deere em Catalão.

Advertisement

Porsche apresenta nova geração do Cayenne GTS com motor de 500 cavalos

O Cayenne teve a sua repaginada iniciada em 2023 finalizada com a apresentação das versões GTS nas carrocerias SUV e Coupé, que serão comercializadas no Brasil, com preços e especificações comunicados futuramente pela marca.

O V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolvido pela Porsche e que equipa a versão, passou por uma extensa revisão técnica que resultou em ganhos de eficiência e um aumento significativo no desempenho: o motor agora produz 500 cavalos de potência e torque de 660 Nm com uma transmissão Tiptronic S de oito velocidades.

Kenda apresenta o pneu para motocicletas Radial KM1

A Kenda apresenta para o mercado brasileiro o novo pneu para motocicleta Radial KM1, primeiro radial de turismo esportivo da marca, desenvolvido com tecnologia avançada e um composto de borracha de última geração.

“A Kenda não só proporciona um excelente custo-benefício em suas centenas de opções de pneus e câmaras de ar, mas garante que cada motociclista encontre exatamente o que precisa para superar os desafios da pista com alto desempenho e estilo robusto”, enfatiza Cícero Moro, diretor do grupo Motociclo, distribuidora exclusiva dos pneus de motos Kenda no mercado brasileiro.

Advertisement

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Sérgio Dias

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Outros

Pague Menos promete 72 horas ofertas no site

Pague Menos

A Rede de Supermercado Pague Menos, através do seu e-commerce, anuncia mais uma ação com preços baixos, Tudo no Precinho.  A partir da meia-noite de sexta-feira, dia 26 de abril, até às 23h59 de domingo, dia 28 de abril, os Clientes que visitarem o endereço superpaguemenos.com.br terão a oportunidade de aproveitar preços especiais em uma ampla variedade de produtos. Não perca essa chance de economizar em suas compras online.

O Supermercados Pague Menos conta com um e-commerce que oferece o sistema Compra e Retira, para retirada gratuita, em uma das lojas físicas das seguintes cidades: Americana (Rua das Castanheiras/Av. Cillos), Santa Bárbara d’Oeste (Firenze), Araras (Av. Dona Renata), Paulínia (Av. José Paulino), Piracicaba (Av. Dona Francisca), Mogi Guaçu, Campinas (em cinco endereços), Itu, São João da Boa Vista, São Pedro, Salto, Boituva, Limeira, Indaiatuba e Nova Odessa e Valinhos. Confira a disponibilidade para entrega à domicilio conforme regras do site.

Anuncio

Durante as 72 horas da ação, os Clientes poderão comprar itens com até 60%  de desconto, com destaque para produtos do dia a dia para mesa farta e dispensa cheia, além de bebidas alcoólicas (beba com moderação), chocolates, carnes, mercearia, frios, condimentos, FLV (fruta, legume e verdura), e limpeza, opções diferenciadas com as marcas queridas pelos brasileiros.

Também haverá cupons de descontos, além de ofertas relâmpagos em produtos exclusivos, que estarão disponíveis durante um período. Serão diversos itens nas ofertas relâmpagos, que os Clientes poderão encontrar já na primeira página do superpaguemenos.com.br, durante os três dias  do Mega Saldão Digital.

Advertisement

É simples e fácil fazer compras pelo website da Rede. O acesso a loja virtual acontece por meio endereço www.superpaguemenos.com.br. É necessário fazer cadastro e identificar o CEP para saber a melhor opção de entrega ou retirada grátis. Assim, o Cliente pode navegar pelo e-commerce selecionando o que atende suas necessidades, podendo escolher se prefere sua fruta verde ou no ponto ou se a carne será fatiada ou moída.  Há também identificação clara de produtos especiais como zero açucares, zero lactose, veganos, orgânicos, dentre outros.

Tudo no Precinho do e-commerce da Rede de Supermercados Pague Menos acontece da meia-noite de sexta-feira, dia 26 de abril, até às 23h59 de domingo, dia 28 de abril.  As condições especiais poderão ser conferidas no superpaguemenos.com.br. Serão vários produtos com descontos durante o período da ação.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Outros

7 motivos para comprar o Jeep Compass Overland 2025

jeep compass

O Jeep Compass Overland 2025 chega ao Brasil e, por isso, o Portal Hortolândia revela 7 motivos para você ter o seu. Mesclando tecnologia, bom desempenho e preço interessante em comparação com os concorrentes, é possível que seja destaque ao longo do tempo. Então, vem com a gente para saber mais.

Motivos para comprar o seu Jeep Compass Overland 2025

Desempenho impressionante:

Equipado com um motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, o Jeep Compass Overland 2025 oferece uma potência de 272 cv e um torque máximo de 40,8 kgfm. Isso proporciona uma experiência de condução dinâmica e emocionante.

Aceleração excepcional:

Anuncio

Com uma transmissão automática de nove marchas e tração dianteira, o veículo apresenta uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, garantindo uma resposta rápida e suave ao acelerador.

Jeep Compass Overland 2025

Velocidade máxima impressionante:

Com uma velocidade máxima de 228 km/h, o Jeep Compass Overland 2025 oferece um desempenho excepcional em estradas e rodovias, proporcionando uma condução ágil e segura.

Eficiência de combustível:

Apesar de seu desempenho potente, o Jeep Compass Overland 2025 oferece uma boa eficiência de combustível, com um consumo de 8,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, permitindo economia de combustível em longas viagens.

Advertisement

Design elegante e robusto:

Com seu design moderno e robusto, ele se destaca nas ruas e estradas, combinando estilo e funcionalidade para uma experiência de condução única.

Tecnologia avançada:

Equipado com recursos tecnológicos de última geração, como sistema de entretenimento, conectividade Bluetooth e controle de cruzeiro adaptativo, o Jeep Compass Overland 2025 oferece uma experiência de condução moderna e confortável.

Valor acessível em relação aos concorrentes:

Com um preço inicial de R$ 266.990, o Jeep Compass Overland 2025 oferece um excelente custo-benefício para aqueles que buscam um SUV de alta performance, com conforto, segurança e estilo.

    Advertisement

    COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
    Compartilhar no Facebook

    Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
    Continue Reading

    Noticias

    sp101 sp101
    Nossa Região48 minutos ago

    SP 101 vai ganhar passarela, confira:

    A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

    concurso concurso
    Brasil5 horas ago

    Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

    Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

    Mega-Sena Mega-Sena
    Brasil5 horas ago

    Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

    Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

    Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
    Nossa Região6 horas ago

    O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

    Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

    campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
    Esportes17 horas ago

    Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

    Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

    Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
    Nossa Cidade21 horas ago

    Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

    A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

    Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
    Nossa Cidade22 horas ago

    Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

    Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

    Advertisement
    cinema

    Populares