Connect with us

Outros

Socioemocional: “Não entre em pânico, entre na solução”

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

lbv

Neurocientista fala da importância da formação socioemocional e empatia para recuperar prejuízos educacionais impostos pela pandemia

Mais de 1,5 bilhão de estudantes em todo o mundo já foram afetados ou estão sofrendo com os impactos provocados pela pandemia da Covid-19, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A educação enfrenta um dos maiores desafios da história e nesse novo cenário, que exigiu a adaptação de todos os envolvidos, os professores também passaram a enfrentar inúmeras adversidades para recuperar os prejuízos educacionais.

Anuncio


“Não entre em pânico, entre na solução”, esse foi um dos conselhos deixados pela dra. Ângela Mathylde em sua participação na edição on-line do 24º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade (LBV), evento anual que contribui para a formação continuada de profissionais de áreas ligadas à Educação. O tema da palestra abordado pela cientista da educação foi“Os impactos da emoção na cognição, nas aprendizagens e nas relações sociais e afetivas”.

Entre tantos conteúdos, Ângela apresentou um assunto de imensa relevância: a criação de valor entre professor e aluno. “Não precisa ser perfeito, só precisa ser amor e ter respeito […], a metodologia é que leva a esse ‘salvamento’, se tenho uma metodologia que respeitae dá valor à emoção haverá aprendizagem.”

Advertisement

Formação socioemocional

Um ponto significativo tratado foi a questão socioemocional dos alunos. A doutora destacou que é necessário ensinar o estudante a viver, a pensar, reconhecer suas habilidades e competências, além de vivenciar emoções para que ele consiga sair da posição de vítima do processo educacional. Aliás, ela enfatizou que educadores devem evitarestímulos negativos com a aprendizagem: “se o aluno está com baixa autoestima e você está confirmando, tem que parar e incentivar ele a aprender, por isso que muitos alunos vão na escola só para comer”.

É preciso estudar o processo de aprendizagem por três perspectivas: comportamento, emocional e suas dificuldades. Ângela reforça que professores sejam a solução de seus alunos, englobando e integrando vários campos do conhecimento, pois “só quem já passou [por problemas] sabe como dói, se você não passou, não queira passar, porque dói muito e leva a condutas ruins, uma delas é não querer aprender, então, cuidado com isso!”.

A importância da empatia

Conhecer a família, sua história bem como o contexto social do aluno e não subjugar é imprescindível. Além do mais, identificar suas emoçõestambém são pontos fundamentais: “se seu aluno está triste, agitado ou não está rendendo na medida necessária, você tem que ir perguntar a ele, tem que buscar a família. Ciência não se faz com achismo, se faz com evidência e,para isso, preciso ter conhecimento”.

De acordo com a neurocientista, a identificação precoce é necessária para evitar mais prejuízos: “antes que ele seja um péssimo marido, que esteja preso ou alcoolizado. […] a escola é o segundo espaço que a criança e oadolescente ficam mais do que dentro de casa e não podemos negligenciar a questão precoce”.

Advertisement

Metodologia inovadora

Por acreditar no poder transformador da Educação, a LBV possui um conceito educacional inovador na Entidade, que traz um olhar individualizado para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes. A escuta qualificada que acolhe, valoriza sentimentos e identifica dificuldades, potencializa as habilidades do aprendiz que se encontra em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. A qualidade pedagógica aliada à Espiritualidade Ecumênica é a bandeira de vanguarda da Instituição, proposta pelo educador Paiva Netto.

A Legião da Boa Vontadeacredita que a educação constrói oportunidades, as quais transformam vidas.No Brasil, a Entidade possui 82 unidades socioeducacionais entre escolas de educação básica e de capacitação profissional, Centros Comunitários de Assistência Social e abrigos para idosos, que resgatam em cada atendido a sua autoestima e transformam para melhor a sua realidade. Aliás, com a atuação de profissionais e voluntários capacitados,a LBVgarante que o local seja seguro e o trabalho de qualidade.

Serviço:

Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari Sobrinho: Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 – Vila Rica – (19) 3227-3888Centro Comunitário de Assistência Social da LBV: Rua Nelson Barbosa da Silva, 289 – Jd. Profilurb. Telefone: (19) 3224-3033. Informações sobre o trabalho da LBV você confere no sitewww.lbv.org.

______________________________

Advertisement

*Ângela Mathylde Soares, professora; pedagoga; psicopedagoga; psicanalista; neurocientista; mestre e doutora em Estudos Psicanalíticos pela Escola de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro, filiada à UK Psychoanalytical Society de Londres; doutora em Teoria e Prática Clínica Psicanalítica e Psicopatologia pela Erich Fromm World University de Miami, Flórida, Estados Unidos; presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Outros

Procura-se por Snoopy perdido no São Jorge

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

snoopy

Procura-se por animal perdido no bairro Jardim são Jorge

Munícipe morador(a) do bairro Jardim são Jorge procura pelo seu animal perdido

Anuncio


O animal procurado/encontrado trata-se de um Cachorro

Características do animal: Pintcher preto com manchas marron .
Rabo grande
Atende pelo nome snoopy

Advertisement

Caso encontre favor entrar em contato com Thayara Rosana Juvencio no telefone 19992696035

Atenção: Esta postagem foi enviado de um formulário no Portal Hortolândia, todas as informações aqui são de responsabilidade da pessoa que preencheu o formulário.

Perdeu seu animal de estimação ou encontrou um animal perdido? Acesse o link e preencha o formulário que publicamos pra você
https://www.portalhortolandia.com.br/procura-se-animais

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Outros

Volkswagen T-Cross 2025: confira o que muda na nova versão do modelo

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

t cross

O Volkswagen T-Cross 2025 chegará ao mercado nacional em breve e está totalmente renovado. Primeiramente por conta de um design moderno e sofisticado e, em seguida, pela nova grade frontal iluminada por LEDs, que adiciona um toque de elegância e tecnologia ao veículo.

Ficou curioso e deseja saber mais sobre o T-Cross? Então, vem com a gente!

Volkswagen T-Cross 2025

Atualizações do Volkswagen T-Cross 2025

Anuncio


Uma central multimídia flutuante casa-se perfeitamente como o painel, antes mais retilíneo. Assim como o acabamento interno foi aprimorado com materiais de melhor qualidade, oferecendo uma sensação mais premium e suave ao toque no painel e nas portas.

Em termos de tecnologia, há:

  • climatização digital com comandos touch,
  • carregamento de celular por indução e
  • uma nova tela de multimídia mais integrada e funcional.

Segurança do Volkswagen T-Cross 2025

A segurança é algo fundamental para a marca alemã e, por isso, preocuparam-se em ter a classificação de cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, sendo reconhecido como um dos SUVs compactos mais seguros do mercado.

Ele oferece uma série de recursos avançados de segurança, como alerta de colisão, comutação automática de farol alto, leitor de placas e assistente de correção de faixa, proporcionando uma condução mais segura e tranquila para os ocupantes.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Outros

Conheça o Corolla Picape e 7 motivos para ficar de olho neste modelo

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

picape corolla

A Toyota irá lançar o Corolla Picape e a previsão é que chegue no Brasil em breve. Usando como base o icônico Corolla, este modelo tem um motor híbrido flex pioneiro por aqui e surge como uma concorrente direta da Fiat Toro e da Chevrolet Montana.

A produção dessa inovação está prevista para a fábrica da Toyota em Sorocaba, São Paulo, uma escolha estratégica que destaca a capacidade da marca de abrigar a fabricação de seus modelos no país.

Corolla Picape

7 motivos para ficar de olho no Corolla Picape

Tecnologia híbrida flex pioneira:

Anuncio


Como dissemos, essa tecnologia será uma inovação revolucionária e pioneira no Brasil. Combina eficiência energética com um desempenho robusto, garantindo uma experiência ao volante única.

Desafio aos modelos consolidados:

Ao desafiar diretamente modelos consolidados como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana, a Corolla Picape promete agitar o mercado automobilístico brasileiro, oferecendo uma alternativa inovadora e competitiva aos consumidores.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável:

O lançamento da primeira picape Corolla híbrida flex reafirma o compromisso da Toyota com o desenvolvimento sustentável e a tecnologia avançada, proporcionando uma opção mais ecológica e eficiente.

Advertisement

Produção estratégica em Sorocaba:

Com a produção planejada na fábrica da Toyota em Sorocaba, São Paulo, a marca aproveita a capacidade de abrigar a fabricação de todos os seus modelos no país, garantindo qualidade e eficiência na produção da Corolla Picape.

Potência impressionante:

Equipada com um motor 2.5 flex combinado a dois propulsores elétricos, a picape oferece uma potência combinada impressionante de aproximadamente 222 cv, garantindo um desempenho excepcional em diversas situações de uso.

Compromisso com a inovação contínua:

O desenvolvimento da motorização híbrida plug-in flex é parte dos planos estratégicos da Toyota para os próximos cinco anos, destacando seu compromisso com a inovação contínua e o investimento em tecnologias sustentáveis.

Equilíbrio entre inovação e tradição:

Construída sobre a plataforma TNGA, compartilhada com o Corolla Cross, a Corolla Picape combina a robustez e a confiabilidade já conhecidas dos modelos da marca com novos elementos de design, proporcionando uma harmonia visual tanto familiar quanto revolucionária.

Advertisement

    COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
    Compartilhar no Facebook

    Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
    Continue Reading

    Noticias

    Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
    Cursos36 minutos ago

    Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

    O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

    Dia dos Patinadores Dia dos Patinadores
    Esportes55 minutos ago

    Agora Hortolândia tem o Dia dos Patinadores: projeto de lei tem aprovação unânime

    Na noite de ontem (22), o legislativo municipal de Hortolândia aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui o...

    Hortolândia Hortolândia
    Policial4 horas ago

    Homem é preso após agressões físicas e psicológicas contra a companheira em Hortolândia

    Na noite de ontem (22), a polícia de Hortolândia se dirigiu até o bairro Vila São Pedro, após receberem relatos...

    Nova onda de calor no Sudeste Nova onda de calor no Sudeste
    Nossa Cidade4 horas ago

    Nova onda de calor no Sudeste chega em breve e pode afetar Hortolândia

    Uma nova onda de calor no Sudeste. Isso é o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo previsões do Climatempo...

    Lua Cheia Rosa Lua Cheia Rosa
    Brasil4 horas ago

    Saiba como ver a Lua Cheia Rosa, fenômeno que ocorrerá hoje (23) no céu de todo país

    Na noite de hoje (23), um fenômeno conhecido como Lua Cheia Rosa poderá ser visto no céu de todo país....

    Consimares Consimares
    Nossa Região5 horas ago

    Escola em Elias Fausto implanta projeto de compostagem em parceria com o Consimares

    Estudantes da Escola Municipal Aparecida do Carmo Maschietto, em Elias Fausto, estão se tornando verdadeiros agentes de mudança ao aprenderem...

    Praça da Cidadania Praça da Cidadania
    Nossa Cidade6 horas ago

    Confira quando a Praça da Cidadania, em Hortolândia, será inaugurada

    Nesta quinta-feira (25), Hortolândia celebra a entrega da Praça da Cidadania, um projeto colaborativo entre o Governo do Estado de...

    Advertisement
    cinema

    Populares