Outros

São Paulo é a região que mais forma atletas profissionais de eSports no Brasil

O estado de São Paulo é o principal centro econômico do país, e isso faz com que a região seja uma das mais importantes em diferentes setores. Até mesmo quando estamos falando da expansão dos eSports no Brasil, a região paulista é uma referência. Os números mostram que a maioria dos atletas profissionais dos jogos eletrônicos são nascidos por aqui, com um foco maior na capital. Além disso, São Paulo também conta com as melhores equipes e estruturas de torneios oficiais.

Um levantamento feito pela equipe da Betway, site de esports bets, aponta que a região Sudeste é a casa de 58% de todos os atletas profissionais do Brasil. O estado de São Paulo é a maior referência, como falamos anteriormente, com quase 65% desses jogadores. Isso significa que a região é o local mais importante para quem sonha em seguir uma carreira na área, pois é lá que se encontram as melhores equipes e também o investimento.

Esses números não surgem como surpresa, pois São Paulo é o principal polo tecnológico do Brasil. Recentemente, por exemplo, o governo local anunciou um investimento de R$ 1 bilhão na área de ciência e tecnologia. Nenhuma outra região do país consegue realizar ações assim, e isso acaba causando impacto em diferentes setores. O eSports está incluso nisso, pois é uma modalidade que requer muita estrutura para torneios e equipes profissionais.

Um bom exemplo é a equipe LOUD, conhecida como a maior organização de eSports do Brasil. Com mais de 25 milhões de seguidores, segundo dados do portal Canaltech, é a mais popular na internet e tem uma forte presença em diferentes competições de jogos eletrônicos. A equipe é de São Paulo, e possui diversos patrocinadores gigantes da região, como a loja virtual Submarino e o tradicional banco Itaú. Ou seja, é na capital paulista que está o investimento.

SP domina em todos os jogos

O levantamento feito pelo blog Betway Insider também separa quais são as regiões mais populares por jogo. Apesar de possuir algumas diferenças, o estado de São Paulo continua sendo dominante nos números. Por exemplo, no caso de League of Legends, os paulistas representam 44% dos jogadores, enquanto o segundo estado mais popular é o Rio de Janeiro com apenas 27%. São números parecidos com outros jogos, principalmente os da mesma categoria.

Entretanto, se olharmos para o Free Fire, um dos poucos jogos gratuitos que possuem forte presença nos eSports, os números ficam mais equilibrados. A região de São Paulo ainda lidera em número de jogadores, mas com apenas 25%. Além disso, estados do Nordeste, como a Bahia e o Maranhão, surgem com 5% de representatividade. Ou seja, a porcentagem varia conforme com o estilo do jogo.

Os próprios jogadores reconhecem a força que São Paulo possui no cenário gamer, mas isso é algo que pode mudar no futuro. Alguns empresários estão começando a formar equipes em outras regiões, principalmente no Paraná e em Santa Catarina, em busca de ampliar esse cenário. Além disso, cidades do interior paulista também estão começando a chamar a atenção de algumas organizações.

Outras regiões

Apesar do domínio de São Paulo neste cenário, outros estados também possuem uma grande representatividade no mundo dos eSports. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Flamengo investiu bastante neste universo e conseguiu levar muitos fãs de futebol para os jogos eletrônicos. A equipe de eSports rubro-negra possui mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, e foi uma das que mais cresceram nos últimos anos, principalmente no universo de League of Legends.

Minas Gerais, Distrito Federal e Rio Grande do Sul são estados em alta neste setor, e com muita expectativa para o futuro. Os eSports possuem uma grande audiência no Brasil, e isso significa uma oportunidade de crescimento. A questão é que ainda falta muito investimento, principalmente fora de São Paulo. Porém, isso é algo que deve acontecer futuramente.

O estado de São Paulo é uma das regiões mais importantes do Brasil, e sempre será pioneira em algumas situações. Isso está acontecendo com os jogos eletrônicos, e os resultados são positivos. Os jogadores profissionais, assim como as organizações, possuem um local de destaque por aqui e podem alcançar algum sucesso. Equipes como a LOUD são importantes para mostrar no exterior que o país está investindo e criando uma estrutura positiva e lucrativa. Os eSports não são apenas jogos eletrônicos, mas uma indústria lucrativa e com grande potencial.

fonte imagem: Unsplash

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...