Connect with us

Outros

Saiba como planejar a chegada de um animal de estimação em casa

Publicado

em

pet-natal

Com as festas de fim de ano, muitas famílias decidem fazer trocas de presentes. E algumas crianças sonham em ter um pet como companheiro, uma vez que a interação humano-animal proporciona inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar, como você já acompanhou aqui no Portal Hortolândia.

Mas é importante deixar claro que pet não é presente. Um animal de estimação exige um planejamento familiar prévio e a decisão deve ser bem pensada e tomada de forma responsável para garantir que as necessidades dos animais sejam atendidas.

Anuncio

“É fundamental entender o momento atual da família, e avaliar previamente se ela está preparada para atender às necessidades de um novo membro que os acompanhará por muitos anos. Fazer um planejamento, conversar com todos os familiares e buscar orientação de um Médico-Veterinário, são fatores essenciais para considerar antes de receber um novo gato ou cão em casa”, explica Priscila Rizelo, Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil.

Dedicar tempo para proporcionar uma rotina saudável ao pet e arcar com as despesas para os cuidados com a sua saúde fazem parte da guarda-responsável e de se fazer a seguinte pergunta: minha família está preparada para ter um pet?

Advertisement

Esse é o primeiro ponto a ser considerado, pois muitas pessoas desejam ter a companhia de um pet, mas podem não estar completamente preparadas para incorporar os cuidados necessários em sua rotina diária. É fundamental ter em mente que um animal de estimação terá uma vida longa, de no mínimo 10 anos podendo chegar até 20 anos ou mais, e exigirá mais do que simples cuidados básicos.

Outro ponto importante é conhecer o perfil do pet. Cães e gatos são diferentes, seja no porte, expectativa de vida, níveis de energia e temperamentos, que podem afetar a dinâmica familiar. É importante conhecer mais sobre as características de cada um para fazer uma escolha com base no cotidiano e na realidade do núcleo familiar, assim, a chegada do novo membro será mais consciente e cheia de amor.

A família deve fazer um planejamento financeiro, afinal o orçamento dedicado ao novo membro da família precisa atender às emergências médicas e as despesas de rotina como, por exemplo, alimentos, brinquedos, vacinas, visitas de check-up ao Médico-Veterinário, bem como higiene e outros cuidados necessários.

Para as famílias que gostam de viajar, é importante já pesquisar por potenciais pet sitters e dog walkers para atender as necessidades do pet em casos de ausência temporária. Assim, o animal continua recebendo os cuidados essenciais que precisa, como alimentação, exercícios, adestramento e brincadeiras.

Advertisement

Os animais de estimação precisam de amor e atenção, mas eles também precisam aprender. Ensinar seu gato ou cão requer paciência, dedicação e persistência. Para isso, o adestramento e o enriquecimento ambiental também contribuem para questões comportamentais.

Consultar um Médico-Veterinário é um recurso-chave e uma fonte de informação confiável. Eles podem, até mesmo, recomendar criadores, ONGs e abrigos de animais resgatados que sigam diretrizes de bem-estar responsáveis.

Uma alimentação adequada desde o início da vida do pet contribui para sua saúde e longevidade. Por fim, estabelecer uma rotina de brincadeiras e interações é crucial para garantir o bem-estar do animal, bem como, cuidados regulares de saúde.

Mesmo que o pet seja destinado à criança, a responsabilidade sempre recai sobre o adulto, um aspecto que não deve ser negligenciado. “Por isso, recomendamos os pets não serem presentes, mas sim, uma decisão planejada, pois impactará a rotina familiar por muitos anos”, finaliza Rizelo.

Advertisement

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Pixabay

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Concurso da Unicamp Concurso da Unicamp
Nossa Região30 minutos ago

Unicamp registra aumento de alunos de escolas públicas em 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um aumento na proporção de alunos provenientes de escolas públicas matriculados em 2024,...

delegaciaCampinas delegaciaCampinas
Policial41 minutos ago

Tragédia em Campinas: Mulher é morta após esfaquear namorado

Uma mulher de 46 anos foi morta a tiros na noite deste domingo (28), em um incidente violento no Parque...

viatura policia civil viatura policia civil
Policial52 minutos ago

Tragédia em Indaiatuba: Homem mata namorada e comete suicídio

Na noite deste domingo (28), uma tragédia abalou o município de Indaiatuba. Um homem de 41 anos, identificado como Mario...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Cidade1 hora ago

Tragédia em Hortolândia: muro cai e mata trabalhador

Na última sexta-feira (26), uma tragédia abalou Hortolândia, quando um muro desabou sobre um trabalhador durante uma obra. O incidente...

Incêndio de grandes proporções Incêndio de grandes proporções
Nossa Cidade1 hora ago

Incêndio de grandes proporções assusta moradores do Novo Ângulo, em Hortolândia

Um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno localizado no Novo Ângulo em Hortolândia. Moradores de um condomínio situado na...

ripa de madeira ripa de madeira
Policial3 horas ago

Homem é preso após bater com ripa de madeira em criança, que vai a óbito, em Monte Mor

Na tarde do último sábado (27), uma criança que havia chegado ao hospital de Monte Mor, supostamente vítima de agressão,...

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos4 horas ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Advertisement
cinema

Populares