Connect with us

Outros

Renault atinge novo patamar com a linha Captur 2022

Publicado

em

O Renault Captur 2022 tem um dos desafios mais difíceis no mercado automotivo brasileiro, que é fazer frente para líderes de mercado como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, por exemplo. Mas a Renault mostra que quer atingir um novo patamar no segmento com a linha que agora é equipada exclusivamente com o inédito motor Turbo Control Effiency – Tce 1.3 flex, que gera 170 cavalos de potência e é equipado com a transmissão automática CVT XTRONIC.

A linha Captur 2022 é oferecida em três versões: Zen com preço a partir de R$ 133.290,00; Intense com preço a partir de R$ 138.490,00; e a Iconic, que o Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar e tem preço a partir de R$146.790,00. Aqui temos um ponto negativo do modelo, pois seus preços são bem superiores aos dos principais concorrentes, principalmente quando comparamos as versões de entrada.

No design externo, que é um dos pontos fortes do modelo, é equipado com para-choque que traz a nova luz de circulação diurna DRL em LED, que emoldura os faróis de neblina também em LED com a função auxiliar em curvas. Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha que avaliamos, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado, novo ski dianteiro com entrada de ar e rodas de 17 polegadas exclusivas.

No interior, destaques para os materiais suaves ao toque e a opção na versão topo de linha do interior bíton com a combinação da cor marrom Castanyera. O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar.

A nova central multimídia com tela de oito polegadas está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras.

A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do “piloto automático” que regula e limita a velocidade e do comando de voz. A versão topo de linha Iconic traz como opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo.

O apoio de braço agora é integrado ao console, que foi redesenhado e ganhou novos porta-copos. Os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB para facilitar o carregamento de dispositivos eletrônicos.

A linha Renault Captur 2022 traz novos itens de tecnologia e segurança, como partida do motor à distância com a nova chave “hands free”, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores, que indica, por exemplo, a presença de uma motocicleta ou automóvel fora do campo de visão do motorista.

O modelo acomoda cinco passageiros com conforto, graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, as maiores dimensões entre os B-SUVs com motores turbo do mercado. Mesmo no banco traseiro, três pessoas podem viajar confortavelmente. O porta-malas tem capacidade para 437 litros, o maior desta categoria.

Além da regulagem de altura do volante, o novo Captur passa a vir com regulagem de profundidade, facilitando ainda mais encontrar a melhor posição de dirigir.

Ligar o motor do carro à distância é possível na linha Renault Captur 2022. Com isso, em dias quentes, por exemplo, que o carro está estacionado no sol, o motorista pode ligar o carro remotamente para que o ar-condicionado já funcione e deixe o interior do veículo em uma temperatura agradável.

O modelo também traz alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa. Outros alertas luminosos são o sensor de ponto cego, que indica quando um veículo ao lado se aproxima, mas está fora do campo de visão do motorista, avisando o condutor por meio de uma luz nos retrovisores externos.

Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.

Pensando na comodidade e segurança do condutor, o Captur acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).

Outra novidade é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo.

Versões e equipamentos

Zen: Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay, volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura, 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais), câmera e sensores de estacionamento traseiros, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), assistente de partida em rampa (HSA), luzes de circulação diurna (DRL) em LED, sensor de pressão dos pneus, chave-cartão, sistema Start&Stop, piloto automático (regulador e limitador de velocidade), rodas de 17 polegadas e como opcional a pintura bíton.

Intense, os equipamentos da Zen mais: ar-condicionado automático, luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas, sensor crepuscular, sensor de chuva, duas saídas USB para o banco traseiro, função “Follow me home” nos faróis e como opcional pintura bíton e revestimento interno premium.

Iconic, os equipamentos da Intense mais: faróis com tecnologia full LED, sensor de ponto cego, sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras, sistema de partida remota do motor, revestimento interno premium e como opcional pintura bíton e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo.

Texto: Sérgio Dias

Foto: Divulgação

Outros

Fiat Toro se destaca pela ampla variedade de versões

Publicado

em

toro

A picape Fiat Toro é um sucesso de vendas no mercado brasileiro. Apenas em 2021 foram quase 71 mil unidades emplacadas, enquanto a Renault Oroch, sua única concorrente, teve pouco mais de 12 mil unidades emplacadas.

Não dá para dizer que essa diferença no número de vendas seja em razão do preço, pois a versão de entrada da Fiat Toro tem preço a partir de R$ 143 mil e da Renault Oroch a partir de R$ 104 mil – a versões topo partem de R$ 215 mil e R$ 110 mil, respectivamente.

Um dos fatores que justiça o sucesso do modelo é a sua ampla variedade de versões. No Brasil o modelo é comercializado em sete versões, com opções de motorização turbo flex e turbo diesel e câmbio com seis ou nove velocidades.

Numa outra avaliação o Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar uma versão com motor Turbo 270 Flex AT6 e agora conseguimos conhecer e avaliar a versão Volcano Turbo Diesel AT9 4×4.

A motorização diesel vem sendo oferecida na linha Toro desde o início da sua comercialização no mercado brasileiro em 2016. Na linha 2022 a principal novidade é o motor turbo flex com 185 cavalos-vapor de potência e 270 Nm de torque quando abastecido com etanol.

As versões equipadas com a motorização Turbo 270 Flex AT6 são equipadas com câmbio automático de seis velocidades com tração 4×2. Já as versões equipadas com o motor Turbo Diesel AT9 4×4 de 170 cavalos-vapor de potência, sempre com tração 4×4, são equipadas com o câmbio automático ZF de nove velocidades.

A picape Fiat Toro é responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up – SUP, que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total.

Na linha 2022, a picape conta com um desenho ainda mais moderno na dianteira, com um novo capô com fortes vincos e o reposicionamento da marca Fiat chega ao modelo com o Logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal, que tem elementos diferenciados nas configurações Ranch e Ultra, conferindo ainda mais exclusividade às versões. Há também novas rodas de liga leve dedicadas às diferentes versões e para-choques com bulbar integrado.

A lateral com linha de cintura elevada e largas caixas de roda mantém a sensação de dinamismo, força e proteção. A traseira conserva a abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso. 

O interior mudou por completo, com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.

No quesito conectividade, passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente.

A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.

Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

Confira todas as versões da Fiat Toro 2022: Endurance Turbo 270 Flex AT6, Freedom Turbo 270 Flex AT6, Volcano Turbo 270 Flex AT6, Feedom Turbo Diesel AT9 4×4, Endurance Turbo Diesel AT9 4×4, Volcano Turbo Diesel AT9 4×4, Ranch Turbo Diesel AT9 4×4, Ultra Turbo Diesel AT9 4×4.

Confira um vídeo com o Fiat Toro 2022 em

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

Continue Lendo

Outros

Janeiro Seco funcionária no Brasil?

Publicado

em

cerveja

Um movimento iniciado na Inglaterra visa incentivar que a pessoas parem de consumir álcool em Janeiro “Seco”, afim rebater os excessos das festividades de fim de ano.

O desafio parece difícil para muitos num primeiro momento, mas já faz muito sucesso no exterior.

Porem aqui no Brasil onde a temperatura bate 35 a 40 graus no mês de janeiro versus uma temperatura média entre 4 a 8 graus em Londres na Inglaterra no mesmo período, a missão aqui parece quase impossível de cumprir.

Você conseguiria cumprir a missão aqui no Brasil?

Continue Lendo

Outros

Dicas de Como Fotografar Bem Com o Celular

Publicado

em

foto Celular

Tirar fotos é uma das principais características que as pessoas exigem de seus smartphones. Com nossas Dicas de Como Fotografar Bem Com o Celular, suas fotos vão sair do básico ao profissional.

Os desenvolvedores sabem disso, e a diferença de desempenho entre um smartphone de alta gama e um smartphone de gama média pode não ser tão grande em algumas ocasiões, mas em quase todos, a diferença de desempenho de uma boa câmera de celular se tornará rapidamente perceptível. 

Mas não se engane: tirar uma boa foto com seu smartphone ou telefone celular não é apenas uma questão de apontar e clicar.

DICA 01. Trabalhar Com a Regra Dos Terços

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar suas fotos móveis é ativar as linhas de grade da câmera. Isto sobrepõe uma sequência de linhas na tela da câmera de seu telefone com base na “Regra dos Terços”, um início de estrutura fotográfica que afirma que uma imagem deve ser separada em terços, tanto horizontal como verticalmente, tendo assim 9 peças no total.

De acordo com esta teoria, se você colocar pontos de interesse nestes cruzamentos ou ao longo das linhas, sua foto parecerá mais equilibrada, nivelada e deixará os espectadores interagirem com ela de forma mais natural.

DICA 02: Manter a Lente Limpa

Esta dica parece um pouco estranha, porém é uma das principais dicas. Nosso telefone celular está constantemente em nosso bolso ou bolsa, indo de um lugar para outro, de modo que a lente fica suja.

Na maioria das vezes, nossas próprias impressões digitais permanecem na lente, portanto, quando tiramos uma foto, ela sairá toda embaçada. Esta sujeira tornará a qualidade de sua foto bastante ruim e você não quer isso.

Por essa razão, antes de tirar uma foto, limpe a lente, mesmo que ela pareça limpa.

DICA 03: Pense sobre a luz

Uma vez que você fotografa uma pessoa, você está capturando a luz que reflete sobre ela e acerta o sensor da câmera. 

Portanto, se o indivíduo estiver no escuro, a foto sairá às escuras. É essencial que o objeto ou indivíduo que você deseja fotografar esteja bem iluminado, de preferência por uma fonte de luz que não apareça na cena.

DICA 04: Ajuste o Foco Da Sua Câmera

As câmeras de celular de hoje focam automaticamente no primeiro plano do quadro, mas apenas algumas das fotos que você tira com seu telefone têm um indivíduo óbvio. 

Para ajustar onde você quer focalizar a finalidade da câmera, abra o aplicativo da câmera e toque na tela onde você quer melhorar a visão.

Se você estiver tirando uma foto de algo rolando, exemplificando, pode ser difícil para a câmera de seu telefone seguir este indivíduo e se reorientar uma vez que ele está na frente da foto.

Antes de tirar a foto, toque na tela para fixar o foco da câmera móvel de modo que o indivíduo que está rolando esteja em foco o máximo possível. 

Um ícone quadrado ou circular deve aparecer na tela da câmera do telefone celular, o que transformaria o foco de sua foto pelo conteúdo completo daquele ícone.

DICA 05: Não Aumente O Zoom

Ampliar é o primeiro passo para fazer sua foto parecer ruim. Não quero dizer o quão ruim vai parecer em seu telefone, mas o quão ruim vai parecer na tela de um computador.

Quando você vir a foto no computador, verá que é uma bagunça, sem foco, sem nitidez, não importa quão bom seja o propósito do smartphone. Portanto, não é desigual com um telefone celular usando o zoom.

Tenho que abrir um parêntese aqui. Os smartphones atuais (2022) já têm qualidade, o que torna possível ampliar um pouco o zoom. Entretanto, tenha cuidado para não exagerar.

Conclusão

Com isso foi tudo, estas dicas certamente o ajudarão muito a melhorar suas fotos móveis. O que mencionamos é: fotografar, experimentar e ver que tipo de imagens estas ferramentas são capazes de gerar. Aproveite a intimidade e espontaneidade de seu telefone celular. Divirta-se tirando fotos.

Você gostou do nosso artigo sobre fotografia de telefone celular? Deixe um comentário, nós adoraríamos lê-lo!

Continue Lendo

Populares