Outros

Olimpíadas em Tóquio e o surto do coronavírus

O mundo está atento as repercussões do novo coronavírus e suas principais consequências. Com números assustadores, o surto tem interferido na economia mundial e como era de se esperar, as preocupações chegaram aos jogos olímpicos em Tóquio. Algumas mensagens falsas foram divulgadas alertando sobre o cancelamento e adiamento do evento e isso foi suficiente para gerar muitas dúvidas e especulações.

Os boatos, apesar de falsos, têm fundamento devido ao cancelamento de alguns eventos esportivos (eliminatórios para Olimpíada) na China. Porém, os Organizadores de Tóquio 2020 confirmam que a abertura do evento permanecerá no dia 24 de julho.

Anuncio


Esse episódio traz à lembrança a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, quando o Brasil estava passando pelo surto do vírus da Zica. Apesar de ter sido em menores proporções, o ‘zicavírus’ apresentava números de contaminação assustadores, além de estar associado aos casos de microcefalia da época. Ainda assim, o evento aconteceu nas datas previstas e sem intercorrências relacionadas ao surto.

A OMS trata o novo Coronavírus como emergência global

São quase 60 mil pessoas infectadas na China, onde 1.300 chegaram a óbito comprovadamente devido ao vírus. Ainda não foi encontrado nenhum caso, já diagnosticado, na América do Sul, e teme-se que a olimpíada mude esse quadro. Só o Brasil deverá mandar mais de 300 atletas para Tóquio.

Por isso, foi de suma importância e confortante, para esses atletas que há tempos se preparam para este momento, o comunicado esclarecendo os falsos boatos e a intenção de cumprir com as datas já determinadas. Apesar disso, no mesmo dia em que isso foi esclarecido, o Japão confirmou a morte de uma mulher de 80 anos, moradora da região metropolitana de Tóquio, com a suspeita de associação ao coronavírus. O Ministério da Saúde do Japão afirmou que a relação da morte da idosa com o coronavírus ainda não foi confirmada, mas informou que o teste para identificar a infecção deu positivo para Covid-19.

Diante disso, o temor volta a assombrar a vida de atletas e expectadores que pretendem visitar Tóquio, além dos nativos, recepcionistas do evento. Vamos acompanhar os próximos 5 meses para ver o desenvolver desse surto mundial.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo