Outros

O que é teste de DNA e para que serve?

O teste de DNA, também conhecido como DNA fingerprint ou impressão digital genética, apresenta um resultado de confiabilidade alto, o qual ultrapassa o percentual de 99,9%. Por conta disso, o teste de DNA pode determinar a paternidade.

Para que uma pessoa seja identificada por um teste de DNA, algumas sondas são utilizadas para que a sequência do DNA humano possa ser detectada. Essas sequências são números variáveis com a mesma repetição de sequência, a qual é conhecida como VNTR, compostas por sequências de nucleotídeos, os quais se repetem nas moléculas do DNA.

Anuncio


Cada indivíduo possui um padrão específico dessa sequência de repetições, as quais são herdadas dos pais. Dessa forma, o teste de DNA é realizado através dos pêlos, sangue ou outras partes dos indivíduos.

O que é teste de DNA?

Assim como o teste de coronavírus, o teste de DNA tem como um dos objetivos realizar a análise do material genético dos indivíduos, a fim de verificar se existe alguma alteração nele ou a probabilidade de que uma doença se desenvolva.

Mas diferente do teste de covid, o teste de DNA é mais comumente utilizado para determinar a existência do grau de parentesco entre dois indivíduos, isso é realizado a partir da coleta de material biológico das pessoas.

O preço para realizar o teste pode sofrer variações entre laboratórios e cidades, e também em relação ao objetivo, e de quais serão os marcadores genéticos que realizam a avaliação e o resultado.

Quando as pessoas buscam pelo teste para avaliação do genoma total de um indivíduo, ele pode ser liberado em 24 horas e, algumas semanas, para verificar se existe grau de parentesco entre dois indivíduos.

Qual a função do DNA?

Uma das partes essenciais dos corpos humanos é o DNA. Isso porque, é ele o responsável por controlar e comandar todas as funções celulares dos indivíduos.

Todos os indivíduos possuem várias moléculas presentes em seu corpo, como a proteínas, que servem para regular, desencadear, impedir e mediar um melhor funcionamento de nosso organismo.

Sendo assim, o responsável por produzi-las, é justamente o nosso material genético.

Ele é caracterizado por conter uma estrutura que conta com informações codificadas, as quais são vitais para que as células funcionem:

  • Produz as macromoléculas do corpo
  • Controla o processo de divisão
  • Serve para realizar a diferenciação
  • Também é responsável por transmitir as características herdáveis. Sendo a hereditariedade essencial no processo evolutivo.

Como funciona a função de replicação e transcrição?

Duas funções do DNA merecem grande destaque, são elas a replicação e a transição. A replicação é o processo onde duas cópias idênticas a cópia de uma molécula do DNA é formada.

Esse processo ocorre da seguinte forma: o DNA vai se desenrolar de maneira parcial, dando início a uma nova fita a partir da fita de DNA que está sendo copiada. Durante o processo de transição, o DNA vai ser utilizado para formar a molécula conhecida como RNA.

Quando esse processo está acontecendo, o DNA vai se abrir em um ponto, fazendo com que uma das fitas se molde para a síntese do RNA. Quando o RNA está em processo de transcrição, o DNA se fecha.

Vale lembrar que enquanto esse processo está acontecendo, quem está realizando todo o emparelhamento junto com a adenina é a uracila.

De forma geral, o DNA é extremamente importante para todos os seres vivos, pois ele é responsável pelas seguintes funções em nosso corpo:

  • Armazena e transporta todas as informações genéticas
  • Tem como função o molde para criação da síntese das moléculas do RNA. Sendo essencial para a criação das sínteses da proteína, pois o DNA contam com informações importantes, as quais comandam as sínteses do RNA

Como o teste de DNA para paternidade é feito?

É muito comum que o teste de DNA seja solicitado para analisar se existe algum grau de parentesco entre duas pessoas, ou seja, pai e filho.

É essencial que, para que esse teste seja realizado, uma amostra biológica do DNA da mãe, do filho e do suposto pai seja coletada.

Quando essa amostra é coletada, ela é encaminhada para um laboratório, o qual vai realizar o exame de DNA e analisar o parentesco que existe entre os indivíduos.

É muito comum que esse teste seja realizado durante o nascimento da criança, mas também pode ser feito no período da gestação. Veja como ele é realizado:

  1. O exame é feito a partir da coleta de amostra biológica das pessoas, são elas saliva, fio de cabelo e outros. Caso queira realizar uma coleta de sangue, é necessário procurar por um laboratório de confiança para que essa análise seja feita.
  2. No laboratório, análises moleculares são realizadas pelos profissionais, a fim de conferir toda a estrutura do DNA humano e, então, verificar se existe compatibilidade ou alterações nessas amostras.

Fonte imagem: pixabay

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo