Connect with us

Eventos

Exposição virtual DISTÓPICA: “Intersecções entre Histórias em Quadrinhos e Cinema” por artista de Hortolândia

Publicado

em

O evento acontece no canal do Youtube da Secretaria de Cultura de Hortolândia no dia 02 de março.

O artista visual e arte-educador Rafael Ghiraldelli promoverá, no próximo dia 02 de março, Terça-Feira, das 19h30 às 21h30, a oficina online “Intersecções entre Histórias em Quadrinhos e Cinema”.

Rafael Ghiraldelli comenta que o workshop é aberto para o público em geral. Nele, objetiva-se discutir “exemplos obtidos de diferentes etapas do processo criativo do curta-metragem e da HQ ‘A última guerra em Canudos’, e apresentar um breve histórico das histórias em quadrinhos e do cinema”. O workshop também expõe “similaridades entre esses dois gêneros de narrativas visuais, apresentando uma série de recursos expressivos compartilhados por essas linguagens. Dentre eles, vale destacar: ângulo e movimento de câmera, enquadramento, luz e sombra, contraste, e paletas de cores”.

A realização do projeto se fez possível por meio dos recursos da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Hortolândia, Prefeitura de Hortolândia, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL DISTÓPICA

Além do workshop, estará disponível para acesso online e gratuito a exposição virtual DISTÓPICA (https://expodistopica.tumblr.com/). Nela será possível conhecer os trabalhos selecionados de pintura em suporte digital, criados por Rafael. A temática dessas obras também diz respeito a distopias – embora numa toada diferente daquela abordada na HQ “A última guerra em Canudos”.

O palestrante indica que “discorrer sobre distopias (isto é, sobre ’maus lugares’, etimologicamente falando) é algo natural para mim, já que o referido tema faz parte de meu trabalho artístico desde a realização do curta-metragem ‘A última guerra em Canudos: a barganha‘ em 2015”, e segue, analisando que “além da HQ que se originou desse filme, realizei outros projetos de curtas-metragens que também tiveram circulação em festivais nacionais de cinema e que abordam lugares e/ou situações distópicas variadas”.

SERVIÇO

Oficina online + exposição virtual DISTÓPICA: “Intersecções entre Histórias em Quadrinhos e Cinema”

Data: 02 de março

Horário: das 19h30 às 21h30

Evento Gratuito

Classificação Indicativa: 12 anos

Participe através deste link na data e horário indicados acima: https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortolândia. Após o evento de estreia, o público será direcionado para um segundo link no qual ocorrerá uma breve live (30 min de duração) com o palestrante Rafael Ghiraldelli, visando esclarecer dúvidas sobre o conteúdo apresentado no workshop.

Acesse também a exposição virtual DISTÓPICA (em caráter duradouro e gratuito): https://expodistopica.tumblr.com/

SOBRE RAFAEL GHIRALDELLI

Rafael Ghiraldelli é Bacharel – e atualmente mestrando – em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA / Unicamp). Atua como artista visual, arte-educador e ilustrador freelancer nas cidades de Hortolândia, Campinas e região, além de trabalhar com poéticas voltadas à fotografia, videoarte, animação 2D e pintura. Dirigiu o curta-metragem experimental “A última guerra em Canudos: a barganha” (2015), onde teve a oportunidade de divulgar seu trabalho em mostras de cinema do Brasil todo, além de continuar a narrativa em questão através de uma webcomic publicada desde 2018, em: https://augec.tumblr.com/.

Outros de seus curtas foram: “Estado-Violência” (2016), uma animação sobre a repressão policial tomando conta das ruas; “#lovegoals//~beta_version” (2018), onde se estabelece o Estado teocrático; e, “Contravozes”, que lida com a falta de privacidade em cidades hipervigiadas. Este último projeto foi contemplado pelo edital do Prêmio Estímulo à Realização de Curtas-metragens de 2019 do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e está em fase de pós-produção, com lançamento previsto em festivais de cinema deste ano.

ENTREVISTA COM RAFAEL GHIRALDELLI

O workshop explora a história em quadrinhos e o cinema desde seus primórdios. Acredita que esta pode ser uma forma para que novos leitores e espectadores se apaixonem por estas artes?

R: Certamente. Creio que compreender as origens históricas de determinadas linguagens artísticas permite desmistificar a ideia de que fazer arte é um privilégio para poucos talentosos. Vale-se muito da ideia de “dom” para explicar de onde vem a inspiração para se fazer arte. Mas, na verdade, ela é resultante dos esforços combinados de muitas pessoas que desenvolveram técnicas, temas e ferramentas antes de nós. Referenciamos suas pesquisas e suas obras artísticas em nossos trabalhos o tempo todo, mesmo que de forma indireta. Assim sendo, conhecer os fatos históricos que levaram à consolidação da forma das HQ’s e do cinema como os conhecemos atualmente é uma forma de humanizá-los perante um público que deseja criar suas próprias histórias ao invés de só consumi-las dentro dos parâmetros hegemônicos impostos pela indústria do entretenimento.

Quais artistas (tanto no cinema quanto nos quadrinhos) que te influenciaram?

R: São tantos que não tenho como enumerá-los de uma só vez! Vale mencionar artistas cujos trabalhos têm me impactado mais atualmente, em decorrência das pesquisas que venho feito em torno da ideia de distopia. Em especial, os brasileiros. Tem o Mario Cau, que tem feito os desenhos de uma HQ realizada em parceria com o escritor Lucas Oda e intitulada “Monstruário”, que é incrível. A história se passa em um mundo no qual se escolhe (e se cataloga oficialmente) um monstro para lhe acompanhar por toda a vida adulta, com base em algum medo. Tem também narrativas ilustradas por artistas tais como Digo Freitas (Trilogia “Tinta Fresca”), Rômulo Alexis (“Anjo da Violência”), Mary Cagnin (“Black Silence”), Guilherme Petrarca (“Ogiva”), Magenta King, entre muitos outros, que se passam, em alguma medida, em contextos distópicos variados.

Qual a importância da cultura, principalmente em momentos como os que vivemos hoje em dia?

R: Cultura é essencial para a nossa sobrevivência. Em um contexto histórico-social como o nosso, atravessado pelo advento da pandemia de Covid-19 e pela necessidade de observar o isolamento social, creio que isso se tornou mais evidente para muitas pessoas. Contudo, ainda há muitos estereótipos voltados contra os trabalhadores da cultura como um todo. E isso é algo que vale tanto para artistas como para os demais envolvidos na cadeia produtiva de cultura de todo o país – como é o caso, por exemplo, de técnicos e produtores culturais cujos esforços abrangem tanto o trabalho feito no palco como nos bastidores. Espero que iniciativas fomentadas por recursos advindos da Lei “Aldir Blanc” possam fazer as pessoas se conscientizar minimamente do trabalho que dá fazer arte. Envolve, na maioria das vezes, muito mais transpiração do que inspiração propriamente dita. Mas o resultado, de todo modo, acalanta, eleva o espírito humano para além das preocupações suscitadas pelas demandas utilitárias e imediatas do dia-a-dia.

Como foi a concepção para o workshop? Tanto na questão de captação de recursos, pesquisa para roteiro e gravação.

R: Trata-se de um projeto cuja pesquisa já se encontrava encaminhada há tempos, tendo em vista que me dedico a estudar a história das histórias em quadrinhos e do cinema desde o momento em que iniciei minha graduação em Artes Visuais pela Unicamp em 2013. Em outras palavras, a ideia da aula como um todo já existia, motivada pela pesquisa histórica realizada por autores quadrinistas tais como Will Eisner e Scott McCloud, e se consolidou ainda mais no instante que me deparei com a ideia de distopia como um possível recorte temático. Contudo, nunca tive a oportunidade de realizar um registro em vídeo que me fosse satisfatório. Os recursos que me permitiram fazê-lo, enfim, vieram por intermédio de um edital formulado pela Prefeitura Municipal de Hortolândia com vistas à concretização de atividades culturais em caráter online. São recursos oriundos, em primeiro lugar, de repasses feitos a Estados e munícipios do país todo pela Lei Federal “Aldir Blanc” 14.017/2020. Logo, inscrevi a proposta do workshop, e tive a felicidade de ser selecionado pela Secretaria de Cultura da cidade para colocar essa ideia em prática. Também aproveitei a ocasião para conectar determinados assuntos abordados pelo workshop com meu processo criativo enquanto quadrinista, já que utilizo diversos exemplos extraídos de minha HQ autoral “A última guerra em Canudos” como pontos de partida para explicar determinados ângulos de câmera e enquadramentos, dentre outras questões de caráter expressivo.

Eventos

Centro de Memória da Prefeitura de Hortolândia abre para visitação, com restrições, neste fim de semana (25 e 26/09)

Publicado

em

Público poderá visitar o espaço, das 9h às 16h, e ainda participar, no domingo, da eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural

Quem gosta de conhecer espaços culturais já tem opção de passeio gratuito para o final de semana. O “Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior”, órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia, estará aberto à visitação, neste sábado e domingo (25 e 26/09), das 9h às 16h. A antiga “Estação Jacuba” está localizada na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. 

Em razão da pandemia do Coronavírus, o passeio está sujeito a restrições, por causa das medidas sanitárias vigentes, tais como distanciamento social e uso obrigatório e correto de máscara individual (cobrindo o nariz e a boca). Será permitida a entrada de quatro pessoas por vez no espaço. O centro disponibiliza álcool em gel para higienização das mãos logo na entrada.

Quem optar pela visita no domingo (26/09), também poderá participar da eleição para o CMPC (Conselho Municipal de Política Cultural), que acontece neste e em outros três locais, das 9h às 13h. Outras informações sobre a votação estão disponíveis neste link: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/secretariadecultura/item/18824-eleicao-para-conselho-municipal-de-politicas-culturais-e-neste-domingo-26-09.

Quem prefere se manter em casa, em tempos de pandemia, também pode conhecer o espaço, graças à tecnologia. A Prefeitura disponibiliza na internet um tour on-line pelo “Centro de Memória”, que pode ser acessado na página da Secretaria de Cultura no YouTube (https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/). O vídeo foi produzido pela produtora Rumo Audiovisual e é um dos projetos contemplados pela lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município afetados pela pandemia do Coronavírus, e que contam com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. 

Sabores de Hortolândia

No “Centro de Memória”, também é possível conferir a exposição “Sabores de Hortolândia: uma mistura de temperos, histórias e culturas”, inaugurada em dezembro de 2019, por ocasião da cerimônia de premiação do Prêmio Jacuba, realizada pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação. Na ocasião, foi escolhido o estabelecimento gastronômico da cidade que fez o melhor prato criado com mel, cachaça e farinha de mandioca, os três ingredientes da receita do pirão jacuba.

De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba. O prêmio foi uma ação que integrou o lançamento da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, promovido em 2019 pela Prefeitura, que contou com 110 estabelecimentos gastronômicos da cidade inscritos. 

A exposição mostra o aspecto histórico-cultural da alimentação. Também são abordados temas como gastronomia e saúde. A exposição tem vídeos relacionados com o tema e uma mesa com potes contendo temperos e especiarias. Outro atrativo é um cantinho de leitura (foto) em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina (1889-1985) (foto), que também se notabilizou por ser uma doceira talentosa. Em vários de seus poemas e contos, Coralina fez referência a alimentos. O cantinho tem ainda livros da poetisa, de receitas culinárias, gastronomia e sobre temas relacionados à alimentação. 

Além de se deliciar com a exposição, o visitante poderá conhecer um pouco a história da antiga Estação Jacuba e do município ao conferir objetos, fotos e materiais antigos que integram o acervo do Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014.

Continue Lendo

Eventos

Esquenta do Quintal do Ban apresenta novas atrações musicais do último fim de semana com food trucks no local

Publicado

em

O Quintal do Ban, do Shopping Parque das Bandeiras,conclui neste fim de semana o “Esquenta do Quintal do Ban”, que fez parte da programação de soft opening do mais novo espaço a céu aberto da região. A partir desta sexta (24), as barraquinhas e food trucks com cardápio especial se despedem do público com uma programação especial de novas atrações musicais.

A pausa na programação se dá para o início de uma nova fase no espaço gastronômico, que veio para ficar, com a abertura de restaurantes fixos já nas primeiras semanas do mês de outubro. Para compor a programação de encerramento do “Esquenta do Quintal do Ban”, na sexta-feira, 24, o cantor sertanejo Filipe Garrido embala a noite a partir das 18h30. No sábado, 25, a partir das 16h, o DJ Eduardo Penn e a cantora Carina Mennito agitam o público. Finalizando o evento, no domingo, 26, o grupo Samba de Responsa coloca todo mundo para dançar. A cantora Paula Moretti também participa desse dia agitado, a partir das 16h.

O cardápio especial fica por conta do Boteco Vidottinho, Nanica, Holy Burguer, Cervejaria 3 Américas, Escola Sorvete e Rolando Massinha. O horário de funcionamento do espaço será das 18h às 22h na sexta, de 12h às 22h no sábado e, no domingo, das 12h às 20h.

Medidas de Segurança 

O Shopping receberá o público seguindo as normas sanitárias vigentes, além de ter disponibilizado diversos dispensers de álcool em gel para higienização das mãos de seus clientes e a obrigatoriedade do uso de máscara. Além disso, entre as principais medidas, está a contratação de um serviço especializado em desinfecção. Equipamentos e produtos de higiene regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estão sendo utilizados a cada três horas em todo o empreendimento, principalmente nas áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, praças de alimentação e máquinas de autoatendimento.  

Ao acessar os shoppings, lojistas, colaboradores, fornecedores e também clientes devem usar máscaras e têm suas temperaturas corporais aferidas por um termômetro digital infravermelho. Todos aqueles que registrarem mais de 37,8ºC seguirão os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não poderão acessar o complexo de lojas. Outra medida contida no protocolo de prevenção é a manutenção da abertura das portas automáticas pelo modo manual para facilitar a renovação do ar. A higienização do filtro de ar-condicionado também ganhou reforço durante o período de retomada.


Serviço:

Esquenta Quintal do Ban             
Atrações: 
Shows e música ao vivo com Filipe Garrido, DJ Eduardo Penn, Carina Mennito, grupo Samba de Responsa e a cantora Paula Moretti   
Quando:
 sexta, 24/09, das 18h às 22h, sábado, 25/09, das 12h às 22h, e domingo, 26/09, das 12h às 20h.              
Onde:
 Quintal do Ban – Shopping Parque das Bandeiras – Av. John Boyd Dunlop 3900 – Jardim Ipaussurama

Sobre o Shopping Parque das Bandeiras     

Inaugurado no final de 2012, o shopping reúne lazer, conforto, variedade de lojas e de restaurantes. Situado estrategicamente na Avenida John Boyd Dunlop, entre as rodovias dos Bandeirantes e da Anhanguera, o empreendimento tem como principais diferenciais a modernidade e o conforto com os quais recebe seus visitantes, além de uma variada programação cultural gratuita. O Parque das Bandeiras tem 42 mil m² de área bruta locável (ABL), distribuídos em um terreno de mais de 340 mil m², com mais de 210 lojas, mais de 30 opções gastronômicas, seis salas de cinema e mais de 2.000 vagas de estacionamento. Conheça mais em https://www.shoppingparquedasbandeiras.com.br/. Para ficar informado das promoções, descontos e vantagens que o Shopping Parque das Bandeiras disponibiliza, baixe o aplicativo do empreendimento, O aplicativo está disponível para IOS e Android e pode ser adquirido gratuitamente.   

Continue Lendo

Eventos

Shopping Dom Pedro realiza promoção especial da série ‘Friends’

Publicado

em

Brindes personalizados podem ser retirados a partir desta quinta, 23, até 8 de outubro; promoção ‘Comprou, Ganhou’ conta com três opções de almofadas do seriado

Este ano marcou o reencontro dos atores de uma das séries mais populares da história, Friends, e o Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, preparou uma promoção “Comprou, Ganhou” especial para os fãs. A partir desta quinta-feira (23/9) até 8 de outubro (ou enquanto durarem os estoques), a cada R$ 350 em compras, o cliente poderá trocar suas notas/cupons fiscais (das lojas participantes) por almofadas exclusivas com o tema da famosa produção. Para participar, é preciso registrar as notas/ cupons fiscais no site do Shopping pelo link https://www.parquedpedro.com.br/promocoes .

A iniciativa foi motivada por “Friends The Reunion“, episódio especial produzido após 17 anos do final do seriado da Warner Bros. “A série continua renovando sua base de fãs em todas as faixas etárias e gerando debates acalorados. Por isso, escolhemos três símbolos marcantes do seriado que vão deixar esse momento ainda mais especial para quem curte a produção”, explica o superintendente do Parque D. Pedro Shopping, Marcelo Zaffalon. “Além disso, o Parque D. Pedro Shopping vai oferecer um posto de trocas temático sobre a série”, completa.

A promoção é limitada a três brindes por CPF e é preciso aguardar a validação das notas/cupons fiscais no sistema, que informará a quantidade de brindes às quais terá direto. Com as informações e o QR Code em mãos, o cliente deverá se dirigir até o posto de trocas, localizado próximo à Livraria Leitura (Entrada das Águas), apresentar um documento com foto e fazer a retirada.

Serviço: Promoção Friends
Quando: 23 de setembro a 8 de outubro
Como: A cada R$ 350,00 em compras, o cliente poderá trocar suas notas/cupons fiscais (das lojas participantes) por almofadas
Local: Parque D. Pedro Shopping – Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra (Entrada das Águas)
Cadastro Pomoção: www.parquedpedro.com.br/promocoes

Continue Lendo

Noticias

Emprega Hortolândia11 horas atras

Paulínia abre concurso público para 124 vagas com salário de até R$ 13 mil

Nesta ultima quarta-feira (22), a Prefeitura de Paulínia, divulgou por meio da Secretaria de Recursos Humanos, dois editais para Concurso...

Nossa Cidade11 horas atras

Hortolândia não aparece em ranking de cidades do país que melhor aplica os tributos arrecadados em melhorias para a população

Site aponta Jundiaí em primeiro lugar, Piracicaba em segundo como cidades que do Brasil que melhor aplica os recursos arrecadados...

Nossa Cidade12 horas atras

Mais de 400 atendimentos passaram pela Carreta da mamografia em Hortolândia

Mulheres que já tinham pedido de exame foram atendidas pelo serviço viabilizado pelo programa “Cuidando Delas”  A ação foi possível...

Nossa Cidade12 horas atras

220 motociclistas são orientados na “Operação Cavalo de Aço”

Ação da Prefeitura, em parceria com Rodovias do Tietê e Polícia Militar Rodoviária, aconteceu na Avenida da Emancipação, na tarde...

Nossa Cidade12 horas atras

Hortolândia cria Projeto para oferecer prática esportiva para pessoas debilitadas após a COVID-19

Apresentação do projeto será na segunda-feira (27/09), às 9h, no Centro Poliesportivo Nelson Cancian A Prefeitura de Hortolândia continua o...

Nossa Cidade12 horas atras

Prefeitura leva aula aberta de karatê para espaços públicos de Hortolândia

Objetivo é incentivar a prática do esporte para a população Para levar esporte gratuito à toda população de Hortolândia, a...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares