
Entregar a declaração do Imposto de Renda é uma etapa importante na prestação de contas à Receita Federal, mas não encerra o processo. Após o envio, o documento passa por uma análise do órgão federal, que cruza os dados informados com os registros de outras fontes – como empresas, bancos e planos de saúde – para identificar possíveis inconsistências. Ao consultar o status da declaração, o contribuinte pode se deparar com mensagens como “Em fila de restituição”, “Com pendências” ou “Tratamento manual”, que exigem atenção. Vale entender o que significa cada status e o que fazer em cada situação.
Em fila de restituição
Esse status indica que a declaração foi processada e que o contribuinte tem dinheiro para receber de volta, mas ainda não caiu na conta. Nesse caso, ele precisa acompanhar as datas de pagamentos dos lotes, conforme cronograma divulgado pela Receita Federal. Veja o calendário:
- Segundo lote: 30 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 29 de agosto
- Quinto lote: 30 de setembro
Com pendências
O aviso sinaliza que a Receita Federal analisou a declaração e encontrou problemas que podem levar o contribuinte à malha fina, como inconsistências ou omissões de dados declarados. Nesse caso, é importante a revisão da declaração no e-CAC para saber se há necessidade de correção ou comprovação de dados.
“Se houve erro de preenchimento ou falta de informações, é viável corrigir as inconsistências mediante o envio da declaração retificadora do Imposto de Renda, que pode ser realizada por meio do próprio programa da declaração original. Contudo, se as informações da declaração estão corretas, o contribuinte deve começar a separar todos os comprovantes, tanto das receitas quanto das despesas declaradas, para apresentar à Receita Federal”, orienta a consultora especialista em assuntos regulatórios da Contabilizei, Juliana Ribas.
Tratamento manual
Nesta etapa, a declaração está passando por uma análise especial e o contribuinte deverá aguardar correspondência da Receita Federal, tanto física quanto eletrônica.
Para verificar o status da declaração, é necessário acessar o portal e-CAC, fazer o login com a conta gov.br e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Além dos três status indicados, o contribuinte pode se deparar com as seguintes mensagens:
- Em processamento – a declaração foi recebida, porém a Receita Federal ainda está conferindo as informações. É necessário aguardar!
- Processada – a Receita Federal já recebeu e terminou de analisar a declaração, mas atenção: isso não quer dizer que está 100% liberada. Se precisar, ela pode passar por nova avaliação.
- Em análise – a declaração está sendo verificada com mais atenção. Pode ser que a Receita Federal solicite alguns documentos adicionais ou esteja terminando de analisar as informações entregues.
- Retificada – o contribuinte enviou uma nova declaração corrigindo a anterior. A retificadora substitui a primeira.
- Cancelada – a declaração foi anulada, seja pela Receita Federal ou pelo contribuinte. Neste caso, é preciso enviar uma nova declaração.
“Entender todas essas situações é fundamental para agir rapidamente e resolver qualquer eventual problema apontado pela Receita”, destaca.
Sobre a Contabilizei
Presente na vida de mais de 70 mil clientes e em mais de 50 cidades do Brasil, a Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil, líder em abertura de empresas e gestão de CNPJs, que oferece soluções completas, exclusivas e integradas em um único lugar para micro e pequenos empreendedores, além dos profissionais autônomos. A empresa existe para simplificar a vida de quem empreende e potencializar o futuro de cada cliente, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. Fundada em Curitiba, desde 2013 oferece tecnologia de ponta e a expertise de mais de 1.300 profissionais especialistas em diversas áreas para disponibilizar os melhores serviços contábeis, incluindo abertura de empresa facilitada e com a tributação adequada. Além disso, é especialista em gestão ao garantir suporte por meio do Contabilizei.bank, para a escolha e a manutenção de plano de saúde, soluções de cobrança e pagamentos, cartões PJ e empréstimos pré-aprovados para pessoa jurídica. Tudo isso pensado para o micro e pequeno empreendedor brasileiro e alinhado às suas necessidades em inúmeros ramos de atividade, como medicina, engenharia, tecnologia e marketing, entre outros.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98