Connect with us

Outros

Muito atenção ao optar por ter um gato de estimação

Publicado

em

gato

Quando um tutor planeja ter um animal de estimação, um dos questionamentos é a melhor opção é comprar ou adotar o pet. As duas alternativas têm suas vantagens e desvantagens e cabe ao tutor escolher a que mais se encaixa nas necessidades de sua família e estilo de vida.

Mas o Portal Hortolândia vai aprofundar um pouco mais esse assunto e falar especificamente sobre comprar ou adotar um gato. Comprar ou adotar um pet é um momento especial, porém, quando falamos sobre adoção felina, alguns cuidados precisam ser redobrados.

Anuncio

Segundo dados da American Association of Feline Practitioners, até 25% dos gatos testados na América Latina estão infectados com o FIV – Vírus da Imunodeficiência Felina, enquanto 42% possuem FeLV – Leucemia Felina.

Por isso os testes de FIV e FeLV desempenham um papel crucial nesse processo de adoção, pois a chegada de um novo gatinho em casa é repleta de novidades, expectativas e alegria, devendo o tutor estar ciente das condições de saúde do animal.

Advertisement

“Esses testes são fundamentais e simples de serem feitos. Com uma pequena amostra de sangue, chegamos a um diagnóstico definitivo, com o qual será possível identificar se o pet possui alguma dessas comunidades virais que podem comprometer significativamente sua saúde. O FIV é semelhante ao HIV em humanos, afetando o sistema imunológico do gato, enquanto o FeLV ataca as células sanguíneas e pode levar a problemas graves”, comenta Thiago Teixeira, diretor-geral do Nouvet, centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo.

Ao afetar o sistema imunológico, o FIV enfraquece as defesas naturais. Transmitido principalmente por mordidas de gatos infectados, o vírus permanece no animal durante toda a vida. Embora alguns não apresentem sintomas graves, a infecção pode levar a complicações ao longo do tempo.

O FeLV também sensibiliza o sistema imunológico dos gatos, mas por outro lado, ataca as células sanguíneas, aumentando o risco de anemia, imunodeficiência e câncer.

A transmissão desses vírus muito comuns nos bichanos ocorre por meio de contato próximo entre felinos, como compartilhamento de tigelas de comida, água e fluidos corporais.

Advertisement

Ao contrário do FIV, gatos infectados com FeLV podem não apresentar sintomas imediatos. Portanto, o diagnóstico feito através de exames, consultas com especialistas, entre outros cuidados, são essenciais para a diminuição de casos no país.

“Ao realizar os testes, o tutor garante não só que o seu novo gatinho esteja livre dessas infecções virais, ou que possa ser tratado precocemente, mas também contribui para que, no futuro, o Brasil alcance uma taxa baixa de infecção desses vírus. Isso é muito importante para a saúde do felino e para proteger outros pets que já estão em casa”, finaliza Teixeira.

Texto: Sérgio Dias

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

serviços da Prefeitura de Hortolândia serviços da Prefeitura de Hortolândia
Nossa Cidade26 minutos ago

Confira quais serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecem abertos no Dia do Trabalhador

Vamos verificar quais os serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecerão abertos no Dia do Trabalhador (01). Primeiramente, segundo informações, haverá...

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade4 horas ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região7 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região8 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil8 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil19 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes22 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

Advertisement
cinema

Populares