Outros
Lojas físicas tem seu espaço mesmo na Era do E-commerce
Toda ideia disruptiva cria uma noção que é terra arrasada para o que foi ultrapassado e todo mundo irá se adaptar aos novos tempos. Ainda mais em uma época onde inovações tecnológicas surgem a todo momento, é normal ver afirmações mais apocalípticas.
Mas o rádio não desapareceu com o surgimento da televisão, o celular não deixou o telefone fixo inútil e o fato de pessoas cada vez mais comprarem online não significa o fim das lojas físicas.
Claro, lojas grandes começaram a se adaptar, dando bastante atenção para seus sites e fechando unidades que não davam retorno. Mas a experiência de ir na loja comprar ainda não pode ser substituída. E o brasileiro concorda com isso.
Os dados ainda são tímidos
Mesmo que as vantagens do e-commerce sejam claras: conforto, acessibilidade, poder comparar preços, ainda há uma cultura de compras em lojas e ir ao shopping. E essas coisas demoram para mudar.
As vendas em e-commerce movimentaram 47 bilhões em 2017 e a perspectiva para aumento em 2018 é de 12%.
Porém, a participação nas vendas é apenas de 4%, um número bastante pequeno.
Isso quer dizer que as lojas que investem em lojas online são burras e o certo é tijolo, atendente e estante? Claro que não.
O que é interessante fazer?
Há uma série de estratégias que podem ser aplicadas que são muito interessantes e já algumas empresas colocando em prática. A loja física hoje não precisa ser mais o lugar onde se acha de tudo, com milhares de produtos, pessoal e estrutura. Elas podem se tornar showrooms.
Um dos grandes atrativos de comprar presencialmente é ver o produto, sentir, tocar, enfim, uma experiência sensorial que faz toda a diferença. Quantas vezes não compramos online quando o produto chegou, ele não ser bem o que parecia?
Mesmo que a venda não seja feita na loja, quem oferecer isso terá um grande diferencial, já que oferece essa experiência, e torna-se um lugar de referência. Se conseguir fidelizar o cliente a ir procurar no seu site e não se entregar a algum desconto baixo ou loja duvidosa, está feito um excelente negócio.
A Apple, por exemplo, investiu em lojas físicas quando todos os apocalípticos citados no primeiro parágrafo falavam no fim delas. E não só investiu como investiu pesado, criando ambientes incríveis, high-tech, com decoração e arquitetura fora da curva. Só a escada da loja de Singapura, feita por um artesão italiano, é alvo de fotos até para book de casamento.
Claro que nem todas as empresas têm esse poder de fogo. Mas poder oferecer a experiência e não só o produto é o que os lojistas devem pensar daqui em diante.
Integração com tecnologia através das ofertas de atacadão online
Há diversas formas para uma loja fazer uma integração perfeita com a tecnologia e lucrar com isso. Oferecer um código de desconto para quem vai na loja física, é convencido e compra no site é uma maneira.
Atacadão Ofertas: As melhores ofertas de lojas e supermercados em forma digital
A ideia de sustentabilidade também pode ser apontada pelas lojas, que exigiriam menos estrutura, armazéns, uso de material e também podem reverter isso para os clientes. Se antigamente folhetos de papel eram a norma para chamar clientes, hoje sites como o Porta Folhetos apresentam centenas de ofertas de lojas e supermercados, por exemplo de forma digital.
Munido de um celular ou tablet, dá para saber quais são as promoções do dia e ir até a loja aproveitar elas. Isso poupa enormemente em gastos com papel e ainda é uma relação ganha-ganha: o cliente tem a promoção a um toque e a empresa não gasta com gráficas. E o meio-ambiente também sai vitorioso nessa.
Aplicativos, email marketing e outras ideias ligadas à internet também podem ser de enorme ajuda para essas empresas e todos os envolvidos, especialmente em datas de grande procura, como Natal, dia das Mães ou a Volta às Aulas.
Conclusão
Mudanças não necessariamente fazem tudo que veio atrás tornar-se obsoleto. No caso do varejo, as lojas físicas ainda podem ter imenso valor e ser o lugar onde se fideliza o cliente e se apresenta a marca para o mundo. E com a ajuda da tecnologia, dá para aproveitar promoções e ainda girar a roda da economia verde.
Outros
Chegada do Novo Celta 2024 promete renovação no mercado
O novo Celta da Chevrolet, modelo icônico no Brasil, está previsto para retornar ao mercado em 2024. Com design renovado e motorização atualizada, o veículo promete reacender a paixão dos brasileiros por carros acessíveis. Após ser descontinuado em 2016, o Celta retorna com expectativas elevadas de redefinir os padrões do mercado automobilístico nacional.
O modelo, que foi um sucesso de vendas desde seu lançamento original em 2000, promete continuar sua trajetória de popularidade com a nova geração. A Chevrolet ainda não confirmou os planos de lançamento do novo Celta no Brasil para 2024, mas a possibilidade de reviver o nome “Celta” está sendo considerada.
Além das características técnicas como airbags, sistema de freios ABS e sensor de ré, o novo Celta se destaca por um design que incorpora elementos de outros modelos da marca. A montadora apresentou uma versão sedan durante o lançamento no México, possivelmente batizada como Prisma, e especula-se que esta versão tenha um preço inicial mais acessível que o Onix Plus.
A expectativa cresce enquanto a Chevrolet se prepara para trazer de volta um dos modelos mais queridos pelos brasileiros. A confirmação de sua chegada ao mercado nacional ainda é uma incerteza, mas a empolgação dos entusiastas automotivos é palpável.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir:
Outros
Breve história do Chevrolet Opala e 5 motivos para comprar o seu
O Portal Hortolândia já falou sobre o Fusca, os Gols ‘Bola‘ e ‘Quadrado‘ e outros. Mas chegou a vez de contarmos a breve história do Chevrolet Opala.
Ele é uma peça fundamental da história automobilística brasileira, marcando época com seu design elegante e seu desempenho robusto. Para saber mais, continue com a gente!
Breve história do Chevrolet Opala
Sua trajetória começou em 1968, quando foi lançado pela GM do Brasil como o primeiro carro de passeio produzido pela marca no país. Introduzido como um veículo de porte médio, tinha design inspirado nos modelos da Opel, ou seja, era um visual clássico e distintivo, que logo conquistou os brasileiros.
Com opções de carroceria sedan, cupê, perua e mais tarde a versão esportiva SS, o Opala logo se tornou um dos carros mais populares do Brasil. Seu motor de seis cilindros em linha, disponível em diferentes capacidades cúbicas ao longo dos anos, garantia desempenho e confiabilidade nas estradas brasileiras.
Ao longo das décadas de 1970 e 1980, o Opala se destacou em competições automobilísticas, especialmente em corridas de turismo, onde sua robustez e potência o tornaram um favorito entre os pilotos e equipes.
Porém, com o passar dos anos e a evolução do mercado automotivo, o Opala enfrentou desafios. Em 1992, após mais de duas décadas de produção, a General Motors encerrou a fabricação do Opala, marcando o fim de uma era na indústria automobilística brasileira.
Apesar de não ser mais produzido, o Opala continua sendo um ícone do automobilismo nacional, com uma legião de fãs e admiradores que valorizam sua história e contribuição para a cultura brasileira. Seus modelos bem conservados ainda são objeto de desejo de colecionadores e entusiastas de carros clássicos, mantendo viva a memória deste grande carro que marcou gerações.
5 motivos para comprar um Chevrolet Opala
História e Tradição:
O Chevrolet Opala é um ícone da indústria automobilística brasileira, marcando uma era de ouro na produção nacional de veículos. Seu legado de décadas de história e tradição o torna um carro com valor nostálgico e emocional para muitos brasileiros.
Design Clássico e Elegante:
Com suas linhas curvas e proporções equilibradas, o Opala possui um design atemporal que ainda impressiona até os dias de hoje. Seu visual clássico e elegante é uma reminiscência dos grandes carros de luxo da época em que foi produzido.
Desempenho Robusto:
Equipado com motores de seis cilindros em linha, o Opala oferece um desempenho robusto e confiável nas estradas. Sua potência e torque garantem uma experiência de condução emocionante e prazerosa, seja para viagens longas ou passeios urbanos.
Potencial de Customização:
Para os entusiastas de carros clássicos, o Opala oferece inúmeras possibilidades de customização e personalização. Desde restaurações fiéis aos modelos originais até modificações para aumentar o desempenho, há muitas maneiras de deixar o Opala com o seu toque pessoal.
Valor de Colecionador:
Como um dos carros mais emblemáticos da história automobilística brasileira, o Opala é altamente valorizado por colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Investir em um Opala bem conservado pode trazer retornos significativos no futuro, além de proporcionar a satisfação de possuir uma peça única da cultura automotiva nacional.
Outros
Chevrolet Onix Plus não é líder por acaso
Onix Plus: durante a última semana tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a linha Chevrolet Onix Plus, que já é oferecida como modelo 2025, mas segue como estava desde 2020: liderando o segmento dos sedãs compactos, fechando o primeiro trimestre desse ano com 10,9 mil emplacamentos – o segundo, Volkswagen Virtus, teve 7,9 mil emplacamentos.
A regularidade do Chevrolet Onix Plus na liderança em um segmento tão concorrido é notável, afinal além do Volkswagen Virtus ele tem concorrentes fortes, com qualidades, como os Hyundai HB20S, Nissan Versa e Toyota Yaris Sedã.
A linha Chevrolet Onix Plus mudou de nome a partir de 2020, quando deixou de ser chamado Prisma e, já em 2020, além de 2021, 2022 e 2023, lidera, sendo oferecido na linha 2025 em seis versões: LT, equipada com motor 1.0 aspirado com até 82 cavalos e transmissão manual; e as equipadas com motor 1.0 turbo com até 116 cavalos nas versões Turbo e opções de transmissão manual ou automática: Turbo, Turbo LT (única que pode ser manual), Turbo LTZ e Turbo Premier.
Como em time que está ganhando não se mexe, no design a linha 2025 não teve mudanças. A grade tem a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.
Na Premier os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium de versão topo de linha. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um belo efeito e ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica.
O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Os vincos também foram pensados para dar rigidez extra às chapas de metal.
Na lateral, o friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. Na traseira o Chevrolet Onix Plus 2025 conta com lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta-malas.
O compartimento de bagagem, em razão das dobradiças fixadas nas extremidades da tampa, permite a acomodação de objetos mais largos e um total de 469 litros.
Onix Plus – interno
Internamente, o volante tem um desenho que melhora a empunhadura, além de regulagens de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade. O quadro de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros de fácil leitura com molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED.
O sistema multimídia flutuante otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática na versão Premier.
Os bancos dianteiros têm encosto inteiriço para todas as versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.
Para os passageiros traseiros, as dimensões acomodam muito bem a cabeça, quadril e ombros. Há ainda tomadas USB no dorso do console central espaços para porta-objetos.
Na linha Chevrolet Onix Plus 2025, com a chave eletrônica, é possível o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo.
Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação é feita remotamente via internet.
Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate.
Para estacionar é possível ter uma ajuda, bastando apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução é outra tecnologia ofertada para o Chevrolet Onix Plus 2025.
A linha Chevrolet Onix Plus 2025, desde as versões de entrada, vem equipado com airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos incrementam a lista de itens de série.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Grupo SHC traz para o Brasil ônibus elétricos da chinesa Ankai
O Grupo SHC anunciou o lançamento no Brasil da Ankai, uma das marcas líderes mundiais em desenvolvimento, produção e vendas de ônibus movidos por novas energias, como eletricidade, gás e hidrogênio.
Atualmente o Grupo SHC é o importador oficial de carros, picapes, vans e caminhões elétricos da JAC Motors e centro de assistência técnica no Brasil da CATL, maior player mundial de produção de baterias, com 37% da produção global.
Volvo inicia operação de caminhões pesados elétricos no Brasil
O Ministério dos Transportes oficializou a autorização para o início das operações de caminhões pesados elétricos Volvo no Brasil, após um estudo feito em conjunto entre instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada.
Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.
Jeep oferece garantia de cinco anos para os modelos produzidos no Brasil
Todos os modelos produzidos pela marca Jeep no Brasil passam a contar com a garantia de cinco anos. Commander 2025 e Compass 2025 foram os primeiros que tiveram o benefício e agora todas as versões do Jeep Renegade, desde o ano modelo 2024 até os zero quilômetros também estão contemplados.
“Só uma marca que confia no seu produto é capaz de oferecer um benefício como esse. A Jeep sempre foi sinônimo de aventura e coragem, e essa nova garantia de 5 anos, reflete na nossa missão de oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes. Mais do que isso, com a garantia ampliada, estamos reafirmando nosso compromisso com a qualidade e a confiabilidade dos nossos veículos”, destaca Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.
Honda confirma investimentos e produção do WR-V no Brasil
Honda irá realizar um novo ciclo de investimento estratégico em sua operação brasileira para iniciar a produção nacional da nova geração do WR-V, ampliando seu portfólio, que atualmente conta com oito modelos presentes em uma expressiva parcela dos segmentos do mercado automotivo.
Com aporte no valor de R$ 4,2 bilhões, para período de 2024 a 2030, a empresa visa a expansão contínua dos negócios, além do WR-V, por meio do lançamento da exclusiva tecnologia híbrida-flex e do aumento do volume de produção e geração de empregos no País.
Olof Persson substituirá Gerrit Marx como CEO do Iveco Group
Olof Persson sucederá Gerrit Marx como CEO do Iveco Group a partir do dia 1º de julho de 2024. Marx, por sua vez, assume nessa mesma data como CEO da CNH Industrial N.V. Persson, que atualmente é Diretor Independente do Conselho do Iveco Group, foi entre 2011 e 2016 Presidente e CEO do AB Volvo Group.
“Em nome de todos no Iveco Group, eu gostaria de agradecer a Gerrit por sua liderança enérgica e bem-sucedida nos últimos dois anos e meio e desejar-lhe tudo sucesso em sua nova função. Temos a sorte de Olof, com sua riqueza de experiência relevante no setor, assumirá o cargo de CEO e dará uma garantia de continuidade na execução dos planos que apresentamos em março”, comentou Suzanne Heywood, Presidente do Iveco Group.
Segunda geração da Fiat Strada alcança marco histórico
A picape Fiat Strada, desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis Betim, acaba de alcançar o marco de meio milhão de unidades produzidas desde a chegada ao mercado de sua segunda geração, em junho de 2020.
“Juntas, Strada e Toro fazem da Fiat a referência como a marca que mais entende de picapes no Brasil com cerca de 40% do segmento atualmente. E isso é fácil de explicar já que a Strada sempre trouxe ineditismo para o mercado”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
John Deere anuncia investimento e criação de empregos fábrica de Catalão
A John Deere anunciou um investimento de mais de R$ 700 milhões em sua fábrica na cidade goiana de Catalão, onde são produzidos pulverizadores e colhedoras de cana. O projeto visa a ampliação da infraestrutura para a nacionalização da ferramenta de pulverização inteligente See & Spray.
“Com esta expansão da unidade teremos a adição de mais de 20 mil metros quadrados aos 69 mil metros quadrados da planta atual. Para acompanhar o crescimento exponencial da empresa no Brasil, está prevista a criação de aproximadamente 400 novos empregos provenientes do investimento nos próximos 60 meses – sendo 100 diretos e 300 indiretos”, explica Edison Drescher, diretor da fábrica da John Deere em Catalão.
Porsche apresenta nova geração do Cayenne GTS com motor de 500 cavalos
O Cayenne teve a sua repaginada iniciada em 2023 finalizada com a apresentação das versões GTS nas carrocerias SUV e Coupé, que serão comercializadas no Brasil, com preços e especificações comunicados futuramente pela marca.
O V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolvido pela Porsche e que equipa a versão, passou por uma extensa revisão técnica que resultou em ganhos de eficiência e um aumento significativo no desempenho: o motor agora produz 500 cavalos de potência e torque de 660 Nm com uma transmissão Tiptronic S de oito velocidades.
Kenda apresenta o pneu para motocicletas Radial KM1
A Kenda apresenta para o mercado brasileiro o novo pneu para motocicleta Radial KM1, primeiro radial de turismo esportivo da marca, desenvolvido com tecnologia avançada e um composto de borracha de última geração.
“A Kenda não só proporciona um excelente custo-benefício em suas centenas de opções de pneus e câmaras de ar, mas garante que cada motociclista encontre exatamente o que precisa para superar os desafios da pista com alto desempenho e estilo robusto”, enfatiza Cícero Moro, diretor do grupo Motociclo, distribuidora exclusiva dos pneus de motos Kenda no mercado brasileiro.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
-
Empregos1 semana ago
Processos Seletivos na Rede Globo para vagas home office em diversos setores
-
Empregos1 semana ago
Concurso público dos Correios terá cargos de nível médio e superior
-
Eventos1 semana ago
Encontro de carros antigos movimenta o estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras neste final de semana
-
Eventos1 semana ago
Merengue gigante é uma das atrações do evento que desembarca na Estação Cultura dias 20 e 21 de abril
-
Empregos1 semana ago
Novidades sobre o Concurso dos Correios: confira previsão para edital e para contratações
-
Nossa Cidade1 semana ago
Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados
-
Policial1 semana ago
Homens armados tentam fugir da polícia, mas são presos em Monte Mor
-
Cursos1 semana ago
FATEC Sumaré abre inscrições para superior gratuito