Outros

Renault reformulará Logan e planeja fim da era dos populares

Prepare-se para dizer adeus ao carro que dominou as ruas brasileiras por quase duas décadas. A Renault confirmou: o Logan, e também seu “irmão” Stepway, serão totalmente reformulados e chegarão ao mercado brasileiro em 2026 com um novo motor, nova plataforma e — o mais chocante — uma nova faixa de preço. O icônico motor 1.6 aspirado está com os dias contados. Em seu lugar, entra o moderno e tecnológico 1.0 TCe Turbo Flex. O que isso significa? Um salto sem precedentes para a marca no país — e uma ruptura definitiva com o passado dos compactos acessíveis.

Fim de uma era: Renault abandona os populares para mirar no consumidor premium

A mudança não é apenas de motorização. Trata-se de uma verdadeira revolução — ou, como a marca tem chamado, a Renaulution. Com ela, a Renault vira a chave e deixa para trás a estratégia de competir por volume. Agora, o objetivo é outro: lucratividade, sofisticação e, claro, atrair um público disposto a pagar (bem) mais.

Publicidade
cinema

Publicidade


Publicidade

A nova geração do Logan será construída sobre a plataforma CMF-B, a mesma do recém-lançado SUV Kardian, e que substitui a já defasada base B0. Essa nova arquitetura permite à marca entregar muito mais tecnologia embarcada, conectividade e, principalmente, segurança. É uma resposta direta às críticas que modelos como Logan e Sandero enfrentaram nos últimos anos, após terem desempenho vergonhoso em testes de colisão do Latin NCAP.

Logan

1.0 Turbo: o motor mais potente da categoria estreia no Logan 2026

O novo coração do Logan será o já conhecido motor 1.0 TCe de três cilindros com injeção direta de combustível e turbocompressor. Nada de motor fraco ou “econômico demais”. Este propulsor entrega até 125 cavalos de potência e um impressionante torque de 22,4 kgf.m, números que superam até rivais com motores maiores.

Publicidade

Com esse motor, o novo Logan promete acelerações ágeis e desempenho de carro maior, graças à força em baixas rotações — um salto gigantesco frente ao 1.6 aspirado que equipou o modelo por quase 20 anos. Versões mais completas devem contar com câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas, enquanto os modelos de entrada manterão o câmbio manual.

Segurança de verdade (finalmente)

Uma das maiores falhas da antiga geração era, sem dúvidas, a segurança. A plataforma B0 já não dava conta de atender às normas modernas e, como resultado, o Logan chegou a receber zero estrelas no Latin NCAP. Um vexame que a nova plataforma CMF-B promete apagar de vez.

O novo Logan virá de fábrica com 6 airbags, além de um pacote ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor), que deve incluir frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e assistência de permanência em faixa. A expectativa é que o sedã alcance pelo menos quatro estrelas nos testes de colisão, o que o colocaria lado a lado com modelos mais caros do mercado.

Logan vs Onix Plus vs Virtus: nova briga no segmento dos sedãs compactos

Com a mudança, o Logan 2026 deixa de ser o “sedã barato e espaçoso” para se tornar um competidor de peso contra Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus. Seu maior trunfo será o desempenho superior do motor 1.0 TCe, que entrega torque máximo em baixas rotações, ideal para uso urbano e ultrapassagens rápidas.

Além disso, a Renault deve apostar pesado em tecnologia embarcada: painel 100% digital, central multimídia flutuante e conectividade com smartphones serão itens presentes, pelo menos nas versões intermediárias e topo de linha. Ou seja: esqueça o Logan simples e sem graça que você conheceu — ele está voltando para competir em outro campeonato.

Stepway também volta com cara (e alma) nova

E o Stepway? Ele também renasce em 2026, mas com um papel bem mais definido. Enquanto o SUV compacto da Renault agora é o Kardian, o Stepway volta a ser um hatch com visual aventureiro, maior altura do solo e a mesma base moderna do Logan. Seu apelo será para quem busca um carro versátil, com estilo, mas sem querer ou poder pagar por um SUV.

Preço: acessível?

A nova geração do Logan e do Stepway deixará para trás também o título de “compacto acessível”. Com mais motor, mais tecnologia e mais segurança, o preço vai subir — e muito. A expectativa é que os novos modelos partam de R$ 120 mil, podendo chegar a R$ 150 mil nas versões mais equipadas.

É um choque para quem acompanhou a trajetória da marca com os preços populares dos anos 2000, mas é também a aposta mais ousada da Renault no Brasil desde que começou a operar no país. Com esse movimento, a montadora assume que prefere vender menos, mas com mais lucro — uma tendência que vem se repetindo em todo o setor automotivo.

Publicidade

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo