Connect with us

Outros

Honda traz econômica versão Civic híbrido para o Brasil

Published

on

civic-hibrido

No fim de 2021 a Honda interrompeu a produção do Civic no Brasil, até então o modelo que fazia alguma frente ao líder de vendas Toyota Corolla. Agora em 2023 a fabricante japonesa decidiu voltar a comercializar o modelo no mercado brasileiro na versão híbrida e:HEV, que fez sua estreia na garagem do Portal Hortolândia.

Importado da Tailândia, o Honda Civic e:HEV tem como principal concorrente, considerando o segmento e a motorização, as duas versões híbridas do Toyota Corolla. No quesito preço, um dos fatores decisivos na hora da compra, o Civic e:HEV está em grande desvantagem.

Enquanto a versão única do Honda Civic e:HEV tem preço a partir de R$ 244.990,00, a Toyota comercializa o Corolla na versão Altis Hybrid a partir de R$ 183.790,00 e a versão Altis Hybrid Premium a partir de R$ 193.590,00. Uma diferença de até R$ 61.200,00.

Por esse preço o Honda Civic e:HEV vem equipado com sistema de propulsão híbrido que conta com um motor elétrico de 184 cavalos e outro motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cavalos. Um segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU — Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.

Advertisement

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem essa motorização tem consumo de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, com nível de eficiência energética de 1,21 MJ/km.

O sistema e:HEV tem três modos de condução: EV Drive, elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão, que se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias etc.

Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico. O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. Por fim, o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão.

Qualquer que seja o modo de operação atuante, frenagens e desacelerações resultam em recuperação de energia, o que amplia a economia especialmente em situações de tráfego “para-e-anda”.

Advertisement

A presença de tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a resposta ao acelerador será mais direta, beneficiando uma condução esportiva. Em “Eco”, a atuação do acelerador privilegiará a economia, enquanto em “Individual” é possível a personalização de parâmetros como a resposta do acelerador e do sistema de direção. O modo “Normal” faz com que os ajustes retornem ao padrão que prevê um balanceamento entre performance e eficiência.

No design o Honda Civic e:HEV tem uma carroceria com três volumes bem definidos, com as linhas do para-choque e do capô conectando visualmente faróis e lanternas iluminados por LED. Estes, por sua vez, exibem assinatura luminosa com formas similares entre si.

Civic híbrido – interno

Internamente se destaca a horizontalidade do painel, cujo posicionamento baixo e estilo limpo, sem interferência graças aos difusores de ar ocultos, colabora a consulta dos instrumentos, posicionados em tela de TFT colorida de 10,2 polegadas.

O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo.

Os bancos dianteiros contam com sistema de estabilização corporal, garantindo total conforto mesmo após viagens mais longas. Há ainda ajustes elétricos para motorista e passageiro.

Advertisement

O porta-malas do Civic híbrido tem 495 litros e ao destravar a tampa pelo botão na chave ou na porta do motorista, ela se eleva de maneira controlada até o ponto máximo de abertura.

Outro destaque do modelo é a conectividade: condutor e passageiro dispõem de uma central multimídia com tela de 9”, prática e intuitiva em termos de utilização, seja por toque ou comandos de voz, com acesso ao Apple CarPlay e Android Auto.

Funções como telefone, navegador e controle do sistema de áudio via touchscreen são complementados por comandos físicos das funções “Home”, “Voltar” e “Volume”, facilitando a operação quando com o carro em movimento.

No painel de instrumentos digital de 10,2” colorido é possível visualizar diversas informações sobre a condução, mas sempre priorizando a visualização e compreensão imediata dos dados prioritários, como velocidade, nível de energia armazenado/regenerado e dos dispositivos de gerenciamento do estado geral de funcionamento do veículo.

Advertisement

Ainda no painel é possível visualizar a representação gráfica do fluxo de energia do powertrain em tempo real, o que estimula o motorista a uma utilização mais consciente e econômica do modelo.

O Civic e:HEV traz diversos outros equipamentos e tecnologias, como chave com partida remota do motor, ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados, banco traseiro com encosto rebatível, carregador sem-fio para celular, difusores de ar e portas USB iluminadas na traseira, teto solar e limpadores de para-brisa inteligentes.

Assim como nos demais modelos da Honda, o Civic e:HEV conta com o SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem de alta capacidade.

As cores disponíveis para o Civic híbrido são Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas) e Cinza Basalto e Prata Platinum (metálicas). O interior será em cinza claro quando a cor externa for Branco Topázio. Em todas as demais, o acabamento interno será na cor preta.

Advertisement

Confira o vídeo com o Honda Civic e:HEV na TV Alpha Autos no link https://youtu.be/sgQzGkMGtRg.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Aston Martin celebra 110 anos com a edição especial Valour

A Aston Martin, em comemoração ao seu 110º aniversário, revelou o Valour, edição especial equipada com motor V12 de 712 cavalos e transmissão manual de seis velocidades. As primeiras entregas serão feitas no fim de 2023 e para o Brasil será vendido apenas mediante encomenda.

Advertisement

Com produção global limitada a apenas 110 unidades, a raridade do Valour assegura que ele será um dos mais raros de todos os Aston Martin até agora.

Audi apresenta o e-tron GT para o mercado brasileiro

A Audi apresentou para o mercado brasileiro o esportivo e-tron GT. Ele chega para ampliar o portfólio de versões da família elétrica da marca e também estará disponível no programa por assinatura Audi Signature.

O modelo é equipado com motor elétrico com 476 cavalos de potência e até 530 no modo overboost, com torque de 640 Nm. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,1 segundos, com velocidade máxima de 245 km/h e autonomia de 308 quilômetros, de acordo com Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Advertisement

iX M60 é o modelo elétrico mais potente da BMW no Brasil

A família BMW ix ganha mais um integrante aqui no Brasil: o iX M60, que com seus dois motores, 619 cavalos de potência e 1.015 Nm, passa a ser o carro elétrico mais potente da fabricante alemã aqui no País.

O modelo tem autonomia de 431 quilômetros e visualmente, alguns detalhes tornam o modelo ainda mais exclusivo, como as rodas de 22 polegadas, que têm design inédito. Nos freios M Sport, as pinças são pintadas de Dark Blue. Além disso, o modelo tem acabamentos externos em Titanium Bronze Finish.

Citroën amplia comodidade na linha C3 2024

Advertisement

A linha Citroën C3 2024 chega com poucas novidades, sendo uma delas a abertura elétrica da tampa do combustível. Agora, o motorista precisará apenas apertar o botão de destrava das portas para liberar a tampa do bocal para abastecimento. Outra é o painel com acabamento premium em todas as versões a partir da Live Pack.

O Citroën C3 2024 ainda se destaca pela central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e pelas duas opções de motores: o 1.6 16V com até 120 cavalos e 15,7 kgfm e o 1.0 Firefly de até 75 cavalos e 10,7 kgfm.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Sérgio Dias

Advertisement

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Title

Audi RS 3 Audi RS 3
Outros10 minutos ago

Audi RS 3 retorna ao Brasil com motor de 400 cv

O Audi RS 3 retorna ao Brasil com um conjunto de atributos voltados para performance, dirigibilidade e tecnologia embarcada. O...

emprego emprego
Empregos9 horas ago

10 vaga(s) abertas para Auxiliar de inspeção para trabalhar em Hortôlandia

Empresa MWI Qualidade está com 10 vaga(s) abertas para Auxiliar de inspeção para trabalhar em Hortôlandia. Responsabilidades: Inspeção em peças...

Feirão de Emprego Feirão de Emprego
Empregos9 horas ago

Operador de máquina para trabalhar em Hortolândia

Empresa empresa no segmento de produtos de limpeza está com 2 vaga(s) abertas para operador de máquina para trabalhar em...

emprego emprego
Empregos9 horas ago

Encanador industrial para trabalhar em Hortolândia

Empresa EAI ENGENHARIA está com 1 vaga(s) abertas para ENCANADOR INDUSTRIAL para trabalhar em Hortolândia. Responsabilidades: Trabalhar no processo de...

emprego emprego
Empregos9 horas ago

Assistente de Engenharia Jr

Empresa EAI ENGENHARIA está com 02 vaga(s) abertas para ASSISTENTE DE ENGENHARIA JR para trabalhar em Hortolândia. Responsabilidades: REALIZAÇÃO E...

Câmara Hortolândia Câmara Hortolândia
Nossa Região9 horas ago

Parlamento Metropolitano da RMC Debate Saúde Pública em Reunião na Câmara de Hortolândia

Na manhã de sexta-feira, 28 de março, a Câmara de Hortolândia foi palco da reunião do Parlamento Metropolitano da Região...

rua-sem-saida rua-sem-saida
Nossa Cidade10 horas ago

Rua sem Saída no Amanda I enfrenta problemas de iluminação

A rua sem saída próxima ao campo da Mina, na Avenida Princesa Isabel, no bairro Jardim Amanda I, em Hortolândia...

tuco-jorge tuco-jorge
Animais Perdidos10 horas ago

Tuco e Jorge perdidos no Nova América

Procura-se por animal perdido no bairro Jardim Nova América Munícipe morador(a) do bairro Jardim Nova América procura pelo seu animal...

Populares

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.