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Ford Maverick quer atrair clientes com conforto e potência

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Ford Maverick

Quando a Ford anunciou que iniciaria as vendas no Brasil da picape Maverick, a expectativa inicial foi que, finalmente, a Toro teria uma concorrente em pé de igualdade, afinal em 2021 o modelo da Fiat teve quase 71 mil unidade comercializadas e a Oroch, até então sua única concorrente, apenas 12 mil unidades.

O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar a importada Ford Maverick, que é comercializada no Brasil na versão única e exclusiva para o mercado brasileiroLariat FX4. E aqui está a resposta sobre a concorrência com a Toro: a nova picape da Ford, com preço na faixa dos R$ 233 mil, concorre com a Toro apenas na versão topo de linha, a Ultra Turbodiesel AT9, que tem preço na faixa de R$ 223 mil.

Desta forma a Ford Maverick, equipada com motor 2.0 EcoBoost de 253 cavalos de potência, transmissão automática de oito velocidades, tração AWD inteligente, cinco modos de direção e que acelera de 0 a 100 km/h na casa de sete segundos terá pouca ou quase nenhuma força para mudar a atual realidade do segmento.

Vai apenas brigar por um nicho desse importante segmento: o topo de linha e não versões mais simples, menos equipadas, de entrada. É importante lembrar que no lançamento da Maverick a Ford informou que a picape global estava chegando ao mercado brasileiro para ampliar o portfólio da marca e “inaugurar um novo segmento”, embora fique difícil não colocar o modelo como concorrente na versão topo da Fiat Toro, como mencionado nos parágrafos acima.

Agradável e com muita personalidade, a Ford Maverick traz os elementos de estilo da família de picapes da marca, como capô imponente, silhueta quadrada de superfícies limpas e sólidas e rodas posicionadas para fora da carroceria. A linha de cintura e o centro de gravidade mais baixos facilitam o acesso à cabine e à caçamba. Esse desenho amplia também a área envidraçada, aumentando a interação dos passageiros com o ambiente externo.

Os faróis em C unidos à grade e conectados por uma barra são outra assinatura das picapes Ford. A parte inferior do para-choque, na cor preta, incorpora dois ganchos de reboque funcionais. A traseira com uma barra conectando as duas laternas também é característica da linha. O distintivo Lariat na lateral e o emblema FX4 na traseira identificam a versão. Já a placa de licenciamento traseira foi deslocada para a direita para atender o padrão Mercosul.

A caçamba traz o sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada para acessórios. A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores. Sua capacidade de carga é de 617 quilos e a caçamba comporta 943 litros.

O interior combina tons escuros, cinza e ocre e tem detalhes cobreados nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de portas são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.

Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em oito posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual em seis posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade. Entre os vários porta-objetos, o destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, totalmente vedado, que permite transportar até itens molhados.

O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.

O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C) e seu espaço pode ser usado para transportar uma bicicleta transversalmente – acomodada também pelo desenho das portas. Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete.

Os cinco modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso. Suas rodas de 17” com pneus todo-terreno 225/65 R17 garantem ótimo desempenho também nas trilhas.

Outra vantagem da Maverick é a economia de combustível: faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. O sistema start-stop e a grade dianteira ativa contribuem para a sua eficiência categoria A do Inmetro.

A Maverick traz soluções desenvolvidas a partir das necessidades do cliente. O teclado para abertura da porta instalado na coluna B, por exemplo, pode ser usado quando se quer dar um mergulho sem levar a chave. Além dos equipamentos de praxe, ela vem com direção elétrica, ar-condicionado de dupla zona, acesso e partida sem chave, painel digital de 6,5”, para-brisa acústico, estepe de tamanho normal, alarme perimétrico com imobilizador e janela traseira com acionamento elétrico.

Além da conectividade FordPass Connect para comandos, informações e alertas remotos pelo celular, a nova picape vem com: faróis de LED automáticos, sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, auto start-stop, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, controle de estabilidade e tração, câmera de ré e teclado para abertura das portas por código, entre outros equipamentos.

O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme e funcionamento, acessar o manual do proprietário e agendar serviços nas concessionárias pelo celular.

Outro diferencial da Maverick é o pacote de itens de segurança. O assistente de frenagem automática com deteção de pedestres e ciclistas pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído (acima disso, reduz o impacto). O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.

Ela também vem com sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré. A estrutura reforçada da carroceria, o radiador robusto e o protetor metálico sob o veículo são outros itens que trazem confiança na sua condução.

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Toyota 2023 deixa o Yaris sedã mais potente e seguro

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Toyota Yaris

No primeiro semestre de 2021 a Toyota deixou de comercializar no mercado brasileiro a linha Etios, que nas versões hatch e sedã eram a porta de entrada para quem desejava ter um modelo da marca na garagem. Mas, a fabricante de origem japonesa manteve a sua produção no interior paulista para atender a demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.

Com isso ficou para a linha Yaris, carro global da marca e sucesso de vendas em diversos países e oferecida nas carrocerias hatch com preço a partir de R$ 93.590,00 e sedã com preço a partir de R$ 97.290,00, tornar-se a primeira opção da marca no Brasil.

O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar a sedã, que é oferecida nas cores Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar em três versões: a de entrada XS, com preço a partir de R$ 97.290,00; a intermediária XL, com preço a partir de R$ 106.490,00; e a topo XLS, com preço a partir de R$ 118.690,00.

Todas as três versões com a carroceria sedã são equipadas com o motor 1.5L flex Dual VVT-i, com até 110 cavalos, transmissão automática CVT de sete velocidades, com troca de marchas no volante nas versões XS e XLS, e modos de direção Eco e Sport.

No modo esportivo, o condutor muda a calibragem da transmissão, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas. E, para quem busca ainda mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente, portanto.

Externamente o Yaris sedã recebeu na linha 2023 atualizações para dar mais modernidade ao modelo, com um toque esportivo, sem perder a elegância de um carro para a família e conta com para-choques dianteiros redesenhados. As rodas têm um novo desenho dual tone na versão XLS. Todas as versões também contam com DRL em LED e os faróis de neblina são em LED na versão topo XLS. 

Toyota Yaris

No interior seu interior o Toyota Yaris 2023 na carroceria sedã tem um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor darksilver nos acabamentos.

A central multimídia que equipa todas as versões conta com tela de sete polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Para os passageiros do banco traseiro, a comodidade tem destaque em duas novas entradas USB, para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos.

Para as versões XS e XLS, o modelo conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. E, na XLS, o modelo é equipado com teto solar elétrico, com acionamento onetouch e função antiesmagamento.

Nas versões XS e XLS, o computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2′′ em TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo.

Em termos de segurança, o Yaris 2023 sedã vem de série em todas as versões com controles de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC); freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS); cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; e ISOFIX com ancoragem Top Tether, uma alça presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança.

Para ampliar a segurança, todas versões do modelo saem de fábrica com sete airbags: um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. Também conta com avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Para as versões XS e XLS, foram incorporados ainda dois importantes sistemas de segurança ativa da Toyota:

– Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto;

– Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

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McDia Feliz acontece no próximo dia 27 em todo Brasil

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McDia Feliz

No próximo dia 27 de agosto, sábado, acontece a 34ª edição do McDia Feliz, uma das principais campanhas do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis.Na data, toda a renda gerada com as vendas de sanduíches Big Mac será revertida para os projetos liderados pelo Instituto Ronald McDonald, que atua na promoção da saúde e bem-estar para crianças, adolescentes e seus familiares, contribuindo com o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, e pelo Instituto Ayrton Senna, que contribui para ampliar oportunidades para os jovens por meio da educação. Desde sua primeira edição, em 1988, a campanha já arrecadou cerca de R$ 350 milhões.

Este ano, o McDia Feliz conta com Tadeu Schmidt como embaixador, representando todos os apoiadores da ação e buscando engajar o público a entrar nessa corrente do bem. Para os interessados em se juntar ao Tadeu nessa campanha pela saúde e educação, ainda dá tempo de participar. A venda antecipada dos tíquetes está disponível pelo site https://www.mcdonalds.com.br/mcdia-feliz/participe no valor individual de R$ 18,00. Estão disponíveis, ainda, opções de kits com dois, quatro e oito tíquetes. Na hora da compra, o consumidor poderá escolher qual das duas causas, saúde ou educação, gostaria de ajudar com a sua contribuição.

Os tíquetes digitais estarão disponíveis para compra até o dia 21 de agosto. Já os físicos podem ser adquiridos até dia 24 do mesmo mês. Ambos poderão ser trocados por sanduíches Big Mac no dia da campanha, no Drive-Tudo ou nos balcões dos restaurantes McDonald’s participantes em todo o Brasil.

Em 2021, McDia Feliz arrecadou R$ 22.5 milhões, representando um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. O valor arrecadado beneficiou 66 projetos de 56 instituições que atuam com oncologia pediátrica lideradas pelo Instituto Ronald McDonald em 19 estados brasileiros mais o Distrito Federal, além de projetos educacionais conduzidos pelo Instituto Ayrton Senna, que apoiou mais de 170 mil educadores e 2,3 milhões de estudantes.

Para conferir a lista dos restaurantes participantes, acesse: https://www.mcdonalds.com.br/mcdia-feliz.

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Jeep Renegade 2023 ganha motor turbo e perde liderança

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Mesmo sem a opção de motorização turbo, o Jeep Renegade foi o SUV compacto mais vendido no Brasil em 2021, quando teve cerca de 74 mil unidades comercializadas. Foram 10 mil a mais que o segundo colocado, o Hyundai Creta, seguido por Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.

O paradoxo é que, com a apresentação da linha 2023, que finalmente atendeu um dos principais pedidos do consumidor e disponibilizou a motorização turbo para o modelo, ele perdeu a liderança nas vendas e ocupa apenas q quarta posição entre os mais vendidos, atrás dos Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.

O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar a versão mais “simples” do modelo, a Sport T270 Turbo Flex AT6. Assim como a S T270 Turbo Flex AT9 4×4 que já avaliamos e as Longitude T270 Turbo Flex AT6 e Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4, todas são equipadas com o motorT270.

Essa motorização tem potência de 180 cavalos com gasolina e 185 cavalos com etanol e está disponível com dois tipos de tração: 4×2 com transmissão automática AT6 de seis velocidades e a 4×4 com reduzida e transmissão AT9 de nove velocidades da alemã ZF.

O Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6que avaliamos tem tração dianteira e é equipado de série com o Jeep TractionControl +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.

Outro item de série é que, ao acionar o modo de condução Sport, é possível aproveitar ainda mais toda a performance do motor T270, pois é habilitada uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas.

No design, poucas mudanças em relação ao que você já conhece do Jeep Renegade. A versão conta com os tradicionais faróis circulares em Full LED, que também é oferecido nas demais versões. Ainda conta com luz de direção integrada, que ao ser acionada a seta, toda a borda do conjunto se ilumina, destacando ainda mais o veículo ao mesmo tempo em que aumenta a segurança.

O para-choque frontal tem linhas cruzando a peça horizontalmente e emoldurando os novos faróis auxiliares, também em LED. O conjunto recebeu uma peça proeminente na parte inferior, que destaca a dianteira. A grade de sete fendas agora é emoldurada por reentrâncias em sua base que trazem também elementos do “X” das lanternas.

Na lateral, as novas rodas de liga-leve têm de 17”, mas pode ser opcional até 19”, com desenho atrelado à proposta de cada versão. Os retrovisores trazem luzes de direção integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado em ambos os lados do carro, enquanto os badges laterais adotam novos grafismos.

Na traseira, o “X” que virou marca do Renegade e veio dos tanques de combustível extras dos primeiros Jeep, adota um estilo inédito nas lanternas em LED, que são complementadas pelo novo para-choque traseiro.

Por dentro, a linha tem um volante redesenhado e adornado pelo badge Jeep. O novo apoio de braço central soma mais um easter-egg para os fãs do modelo. As palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo servem como um lembrete permanente do ano de nascimento da marca que criou o SUV no mundo.

Seu quadro de instrumentos tem a opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.

Traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.

Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.

A segurança do Jeep Renegade 2023 ficou ainda maior com os seis airbags de série, chegando a sete nas versões 4×4. O modelo conta ainda com uma gama de equipamentos de segurança ativa de série em todas as versões.

Todas as versões também são equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução. O grande destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente, o assistente de manutenção de faixa (LKA) e a leitura e reconhecimento contínuo das placas de trânsito, indicando no painel a velocidade da via em tempo real.

A segurança é reforçada pelo detector de fadiga, de série em todas as versões. O modelo também pode receber a comutação automática do farol alto, que se ajusta conforme o tráfego ao redor para evitar o ofuscamento de outros veículos ao mesmo tempo em que assegura a melhor iluminação da via à frente.

Para completar, o modelo ainda pode receber faróis com comutador automático do facho alto (AHB), e sistema de estacionamento automático Park Assist.

O Jeep Renegade é oferecido nas cores Granite Crystal, Cinza Sting, Punk’N Orange (exclusiva da versão Trailhawk), Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon.

Confira um vídeo com o Jeep Renegade 2023 em https://youtu.be/qGmPbftyLRM.

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