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Fim de linha para o bom Chevrolet Cruze Sport6 RS

Na semana que o Portal Hortolândia conhecia e avaliava o Chevrolet Cruze Sport6 RS, a General Motors comunicou a imprensa que o modelo terá sua produção descontinuada na Argentina em favor do Tracker, pois o SUV tem uma enorme demanda em todos os mercados da América do Sul.

Assim essa pode ser a última vez que vamos ter a oportunidade de andar na versão customizada que conta com grade com detalhes em cromo escurecido, a gravata Chevrolet com fundo preto, os faróis com LED e máscara negra, o logo RS em vermelho junto às entradas de ar marca a versão e preço na casa dos R$ 170 mil.

A linha Chevrolet Cruze, além da versão avaliada Sport6 RS, também conta com a Sedan – que também deixará de ser produzida. Elas disputam um segmento que é disparado liderado pelo Toyota Corolla, tanto que a Honda decidiu deixar de produzir a linha Civic no Brasil.

Os números do segmento de sedãs médios em 2020 mostram a liderança absoluta do Corolla, com 41 mil emplacamentos, seguido do Civic com 20,4 mil e do Cruze com 8,8 mil.

Em 2021 o Toyota Corolla ampliou sua vantagem, aumentando seu volume de emplacamentos para 41,9 mil unidades, enquanto o Honda Civic caiu para 18,9 mil unidades e o Chevrolet Cruze na casa das sete mil unidades.

Em 2022 mais vantagem para o Corolla, que atingiu a marca de 42,8 mil unidades emplacadas. A novidade é que na segunda posição aparece o Chevrolet Cruze com 8,5 mil emplacamentos. E na terceira posição com apenas dois mil emplacamentos tivemos o Honda Civic, que teve sua produção encerrada ainda no primeiro semestre daquele ano.

Agora em 2023, talvez o que justifique o fim da linha Cruze são suas poucas 461 unidades emplacadas nos cinco primeiros meses do ano. O Toyota Corolla segue absoluto com 16,1 mil unidades e vê na segunda posição o Nissan Sentra, que voltou ao mercado brasileiro e já teve 1.545 unidades emplacadas no período.

Fato que tem vendido pouco, mas o Chevrolet Cruze Sport6 RS tem muito potencial para mais. O modelo é equipado com motor turbo de alto desempenho e elevada eficiência energética, que desenvolve até 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque aliado a transmissão automática de seis velocidades.

Na sua lateral a moldura das janelas, o adesivo de coluna e os retrovisores seguem o mesmo visual escurecido e suas rodas são personalizadas. Seu teto preto metálico parece ampliar a área do teto-solar e altera a percepção de proporções do modelo o deixando ainda mais arrojado.

Na traseira, o aerofólio funcional também foi escurecido, assim como os emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de LED tridimensionais.

Para o interior do Cruze RS os diferenciais ficam por conta da seleção dos materiais além da escolha da cor para os revestimentos de teto, assoalho, colunas, painéis e dos bancos, todos em preto, enquanto as costuras pespontadas dos assentos, por exemplo, trazem linhas vermelhas.

A lista de equipamentos de série inclui seis airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré de alta definição, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro além de sistema de áudio premium, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, sensor de chuva, central de informação digital colorida, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.

Interno Cruze Sport6

O pacote de conectividade do Cruze RS oferece projeção para Apple Car Play e Android Auto na tela de oito  polegadas do MyLink com pareamento via bluetooth simultâneo de até dois smartphones e Wi-Fi nativo com antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos.

O modelo também oferece o aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.

CruzeSport6-interno

O OTA (over theair) também está presente no Cruze Sport6 RS. Trata-se da tecnologia que permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota. Assim, o automóvel pode receber evoluções de programação e software sem precisar necessariamente ter que se deslocar para uma oficina. O processo é semelhante ao que já ocorre com celulares.

Vale salientar que o carro é capaz de identificar o motorista através da chave eletrônica e ajustar o conteúdo do multimídia para as preferencias memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio etc.). Por vir com duas chaves, é possível criar até dois perfis diferentes.

A versão RS está disponível até o fim de 2023 nas cores Branco Summit, Cinza Satin Steel e o Vermelho Chili, exclusivo para este modelo. Caso o cliente prefira um carro estilo monocromático, existe a opção de lataria coberta completamente em Preto Ouro Negro.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

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