Connect with us

Outros

Fiat inicia sua eletrificação no Brasil com o 500e

Publicado

em

A Fiat iniciou sua fase eletrificada no Brasil com o 500e e o Portal Hortolândia participou da apresentação do modelo que chega na versão única Icon com preço a partir de R$239.990,00.

O Fiat 500e reinterpreta o visual icônico do modelo clássico, com um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez. O atual logo na parte traseira mantém seu vínculo com o passado, embora transformado na configuração elétrica: diferenciada por uma borda em azul claro, com um design e cor que transforma o zero final na letra “e”.

O modelo conta com grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque. A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica.

Suas rodas são de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um visual dinâmico mais ousado. Nova grade frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção do fecho eletrônico em vez do mecânico, dando a oportunidade de redesenhar a maçaneta, agora totalmente integrada com uma solução inteligente dentro da porta, são outros elementos de destaque.

No interior, a inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original de 1957. Com concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”, fornece conectividade e informações.

As soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorou significativamente o conforto. Um novo console central oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço.

O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada com 185 litros. O resultado é um ambiente bem pensado e com menos botões.

A maçaneta mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch. O painel da porta foi pensado em torno desta novidade, o que dá uma percepção da tecnologia e um visual mais racional e essencial.

O Fiat 500e possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central.

No Normal, oferece um estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. No Range, a função “One Pedal Driving” fica ativa e melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Com o Sherpa, ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima limitada a 80 km/h, resposta do acelerador para reduzir o consumo de energia e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento dos vidros e retrovisor para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.

Com uma autonomia de 320 quilômetros, a Fiat informou na apresentação do modelo que em testes realizados pela no Polo Automotivo de Betim (MG), o carro pode chegar a 460 quilômetros de autonomia rodando em condições ideais.

Seu motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos-valor de potência a 4.200 rpm com torque de 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500e de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

Para seu carregamento, o modelo vem com um cabo padrão de seis metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.

A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira certificada e qualificada para venda e instalação dos carregadores WallBox, no qual a carga completa pode se dar em até quatro horas.

O 500e conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) de última geração, atingindo classificação nível 2 na escala SAE. Olhando para o futuro, uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com outra câmera frontal, escondida no logotipo do modelo, para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo em todas as velocidades. A combinação com a navegação ajuda o sistema a definir o nível certo de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se a condições ora mais urbanas, ora em rodovias.

O sistema atua para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo por meio dos seguintes itens:

  • Controle de cruzeiro adaptativo: Assim que a velocidade de cruzeiro e a distância do veículo à frente forem definidas, o sistema manterá automaticamente esses parâmetros e, se necessário, pode parar completamente o carro caso o veículo da frente também pare.
  • Lane Centering: o 500e reconhece os sinais de trânsito além das faixas de marcação na pista ao ativar o dispositivo, mantendo o carro no centro da faixa de rodagem e tornando a direção mais segura (contando que as marcações na pista sejam detectadas corretamente).

A oferta é complementada por outros recursos de assistência, tais como: assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, detector de placas de limite de velocidade, detector de fadiga, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360°, assistente de estacionamento, seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.

No 500e é possível ter acesso ao WiFi Hotspot embarcado no veículo nos dispositivos portáteis dos ocupantes. Capaz de conectar até oito dispositivos ao mesmo tempo. Um período de teste gratuito permitirá que o cliente teste a experiência do WiFi embarcado.

Confira o vídeo com o Fiat 500e no link

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

Outros

Jaguar amplia família PACE no Brasil com o novo Baby Jag

Publicado

em

A Jaguar apresentou o novo E-PACE, que chega com preço a partir de R$376.950,00 e amplia a oferta da família PACE no mercado brasileiro ao lado do elétrico I-PACE e do SUV esportivo F-PACE.

Apelidado de Baby Jag, o E-PACE é equipado com motorização Ingenium flex com 249 cavalos-vapor de potência e transmissão automática ZF de nove velocidades, com opção de troca pelo paddle shift. O conjunto leva o SUV de 0 a 100 km em 7,5 segundos, com velocidade máxima de 229 km/h.

Seu design foi atualizado e sua frente conta com alterações que começam pela nova abertura inferior e um novo design de malha para a grade, com detalhes no formato de diamante, influenciados pelo logotipo da Jaguar Heritage, novos faróis com assinatura Double J em LED de última geração, que são opcionais e garantem um visual mais fluido e agressivo ao veículo.

Na traseira, o veículo também recebeu importantes aprimoramentos, com novo para-choque e novas saídas de ar, aumentando o tom de esportividade do modelo. Novas lanternas traseiras animadas em LED inspiradas no I-PACE apresentam o gráfico de chicane da Jaguar. Rodas esportivas de 18” pretas com acabamento diamantado completam o visual exterior marcante do veículo.

O interior apresenta conectividade aprimorada e itens que garantem mais refinamento. No coração do novo interior está a tela curva sensível ao toque HD de 11,4 polegadas integrada no centro do painel, que controla o novo sistema de infoentretenimento Pivi Pro. Quimicamente reforçada, a tela possui dois revestimentos: um antibrilho e outro que minimiza as impressões digitais.

Cuidadosamente desenhado com foco no motorista, o interior também proporciona acesso mais fácil ao seletor de marchas e ao dispositivo de carregamento sem fio para smartphone, que é opcional. Todos os pontos de contato do motorista no cockpit do E-PACE são trabalhados com materiais de toque macio, enquanto a área de contato do lado do joelho foi esculpida para proporcionar mais ergonomia e conforto.

A manopla de câmbio possui um novo design, com acabamentos feitos com costura “bola de críquete” e metal, projetado com precisão para um manuseio mais confortável e preciso. O foco na alta qualidade dos materiais estende-se por toda a cabine, com detalhes metálicos nos alto-falantes e nas saídas de ar-condicionado. O veículo também ganhou um novo volante mais moderno e intuitivo. Teto solar panorâmico e bancos dianteiros elétricos com 12 ajustes completam o interior.

O novo E-PACE também está equipado com o sistema inteligente de tração integral da Jaguar, que entrega uma direção mais dinâmica ao veículo. O novo sistema AWD utiliza a tecnologia Standard Driveline, que distribui automaticamente o torque entre as rodas dianteira e traseira para garantir que a tração seja sempre maximizada. O modelo conta ainda com o sofisticado conceito de suspensão traseira Integral Link, que separa forças laterais e longitudinais, fornecendo a combinação ideal de direção responsiva com absorção e refinamento.

O modelo chega ao Brasil equipado com a mais avançada arquitetura eletrônica de veículos da Jaguar, a EVA 2.0, que dá suporte a uma série de tecnologias para garantir que o veículo esteja sempre conectado e atualizado. O sistema de infoentretenimento Pivi Pro do veículo agora é acessado através de uma nova tela HD, mais sensível ao toque de 11,4 polegadas. Os principais benefícios dessa incluem clareza aprimorada – ela é três vezes mais brilhante e 48% maior que a tela anterior – e novas estruturas de menu, que permite ao motorista acesso mais simplificado.

O novo e avançado sistema Pivi Pro, de série no novo E-PACE, possui sua própria fonte de energia dedicada, portanto, a navegação fica pronta assim que o motorista estiver ao volante, enquanto os aplicativos incorporados disponíveis fornecem funcionalidade completa mesmo sem o seu smartphone. Outros recursos conectados incluem a integração do calendário do Google e do Microsoft Outlook, o que permite ao motorista visualizar diários de trabalho e até mesmo participar de chamadas importantes através do sistema hands-free.

A conectividade Pivi Pro do veículo é fornecida pela mais recente tecnologia dual-sim com dois modems LTE, que tornam possível que o sistema realize múltiplas funções ao mesmo tempo, como streaming de mídia e download de atualizações SOTA, sem comprometer o desempenho. A conectividade avançada SOTA (software over the air) proporciona que os clientes baixem e instalem atualizações de software sem ter de visitar uma revenda Jaguar. Os updates são baixados em segundo plano, com os clientes notificados por um alerta detalhando as principais alterações. Para atualizações que exigem que o veículo seja desligado, os clientes podem agendar uma hora conveniente para instalação.

O veículo conta ainda com o sistema de ionização do ar da cabine, melhorando a qualidade do ar interior por meio da tecnologia Nanoe, que remove alérgenos e odores desagradáveis. O avançado sistema possui filtragem PM 2.5, que captura partículas ultrafinas, para melhorar a saúde e o bem-estar dos ocupantes.

O novo E-PACE também apresenta pela primeira vez a tecnologia ClearSight Interior Retro View Mirror da Jaguar (opcional). Usando uma câmera traseira grande angular, o sistema alimenta imagens em uma tela de alta definição dentro do espelho retrovisor oferecendo uma visão desobstruída ao motorista.

A mais recente tecnologia 3D Surround Camera do veículo oferece ainda a funcionalidade 3D avançada, utilizando a mais recente tecnologia de câmera para fornecer diversas opções de visualização para o motorista na hora de dar ré e manobrar o veículo.

Confira um vídeo do Jaguar E-PACE neste link: https://youtu.be/AxKjZfz5fSM.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

Continue Lendo

Outros

A evolução do cassino online em números

Publicado

em

Na história recente, o surgimento de cassinos online fez com que a indústria continuasse a crescer – em tamanho, variação e popularidade! De jogos clássicos de mesa a emocionantes caça-níqueis e jogos de ação ao vivo, todos estão disponíveis para jogar online, na ponta dos dedos.

Se você visitar um cassino online hoje, verá uma grande variedade de jogos para desfrutar. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Continue lendo enquanto investigamos o passado, o presente e o futuro do cassino online, e de uma forma que é fundamental para qualquer jogo de cassino – em números!

1994

Este número é o mais significativo, pois é onde tudo começou. O primeiro antecessor dos cassinos online foi desenvolvido no ano de 1994. Comparado aos elaborados sites de cassino de hoje, a primeira empresa de jogos com dinheiro de verdade na Internet oferecia apenas alguns jogos e tinha a interface mais simples. O software foi desenvolvido pela Microgaming, que se tornou uma grande empresa na indústria de jogos.

Apenas dois anos depois, em 1996, o InterCasino – outro provedor ainda popular na indústria hoje – estabeleceu o primeiro cassino online com dinheiro de verdade, que deu aos seus jogadores a chance de apostar com dinheiro, com um sistema de pagamento online integrado.

200

No final de 1996, havia apenas 15 sites de cassino online, mas apenas alguns anos após a sua introdução, no início dos anos 2000, a Internet era abundante com fornecedores de jogos, com mais de 200 deles localizados apenas no Reino Unido.

As coisas ficaram ainda melhores para o crescimento do cassino, pois em 2005 foi criado o Gambling Act, o que significa que se tornou totalmente legal no Reino Unido. O ato tornou-se totalmente ativo em 2007 e, no final de 2008, a indústria britânica de cassinos valia mais de £8,36 bilhões.

A partir de 2013, você pode acessar mais de cem cassinos do seu celular, e agora as operadoras desenvolveram seus próprios aplicativos para os jogadores baixarem. Se isso te intriga, você deveria tentar Blackjack, Roleta ou mesmo caça-níqueis no seu celular.

1.6 bilhões

Nos dias de hoje, estima-se que existam 1,6 bilhão de jogadores em todo o mundo, participando de seus jogos favoritos em cassinos físicos e sites online. 25 milhões deles estão baseados no Reino Unido e, desse número, 10 milhões de britânicos optam por jogar jogos de cassino na web. Isso significa que apenas no Reino Unido, o setor de cassino online tem um valor de £14 bilhões.

Como sempre, a indústria de cassinos é um dos setores de crescimento mais acelerado do mundo, com os jogos online continuando a ser a escolha preferida dos jogadores.

92.9 bilhões

Agora, vamos olhar para o futuro do cassino. Em todo o mundo, os casinos online continuaram a crescer em popularidade e, em 2023, estima-se que a indústria irá gerar uma enorme receita de US$92,9 bilhões! Isso pode ser atribuído ao fato de que os cassinos online são legais na maioria dos países, em comparação com os estabelecimentos físicos. Além disso, países como Malta, França, Alemanha e Espanha também legalizaram o jogo, contribuindo ainda mais para o crescimento e evolução do cassino.

Continue Lendo

Outros

Portugal tem mais de 23 mil vagas de empregos sem candidatos qualificados

Publicado

em

Imigrante e apresentadora do Canal Vamu Ver!, Cristina Maya comenta a necessidade de mão de obra qualificada para o setor de restauração e construção civil

Um dos países mais procurados pelos brasileiros para imigrar, Portugal possui diversas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de negócios. Além disso, uma pesquisa recente aponta que existem inúmeras ofertas de empregos que cidadãos portugueses não querem realizar, abrindo ainda mais portas para estrangeiros.

A produtora de conteúdo e apresentadora do canal Vamu Ver!, Cristina Maya, relata que o mesmo não ocorre desde 2017. “O fato de existirem tantas vagas abertas e poucas pessoas querendo ocupá-las é curioso e é de interesse principalmente daqueles que buscam uma oportunidade nesse país”.

A notícia foi reportada pelo canal TVI 24, da rede de televisão portuguesa, com base na pesquisa realizada pelo IEFP, Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal, que alega que no momento há mais de 23 mil vagas de empregos sem pessoas cumprindo os requisitos necessários para contratação.

Em sua maioria, as vagas abertas estão associadas aos setores de construção civil e restauração, mas o país não possui mão de obra adequada para os serviços ofertados. Segundo Cristina, isso ocorre porque no momento há menos imigrantes em Portugal.

A apresentadora também apresentou o site ao público do canal, visando que mais pessoas possam ter acesso para cadastrar seus currículos e quem sabe ter a oportunidade de trabalhar na Europa. “Nossa intenção é justamente ajudar aqueles que têm interesse em imigrar, mas ajudar de forma efetiva com a chance de conseguir um emprego e maior segurança de estar no país”, ela finaliza.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares