Outros

Faz sentido utilizar VPN para jogos online?

Jogos online estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Através deles, você interage com jogadores de diversas partes do mundo. Logo, não seria interessante, ter uma proteção extra durante essas partidas?

Ao acessar o servidor do jogo, ou qualquer outra página da internet, o seu endereço IP fica registrado na web. Através deste endereço, é possível rastrear informações sobre o seu computador, como por exemplo, a sua localização. Como alternativa para eliminar este problema, pode ser utilizado uma VPN que consegue mascarar a sua localização real.   

Mas, o que é uma VPN?

Anuncio


Uma VPN (Virtual Private Network) é uma rede que proporciona a conexão segura entre o seu computador e a internet. Ela funciona como um túnel que criptografa as suas informações e não permite a identificação do seu endereço IP pela web, pois o endereço IP utilizado para acessar a página é o da VPN. 

Por que devemos utilizar uma VPN para jogos online?

Alguns dos benefícios do uso de uma VPN para jogadores online estão listados a seguir: 

 – Evitar ataques DDoS

Se você deseja evitar ataques maliciosos de jogadores mal-intencionados, principalmente se você for fã de jogos muito disputados, você deve considerar utilizar uma VPN. Uma vez que, estes jogadores podem descobrir seu endereço IP e comandar um ataque DDoS (Distributed Denial of Service) ao seu computador.

Este ataque basicamente te impede de acessar o servidor do jogo devido a uma sobrecarga da sua conexão, e assim, o outro jogador obtém uma vantagem durante a partida.

 – Oportunidade de acessar jogos de outros países

Outro ponto interessante é a possibilidade de experimentar atualizações ou jogos novos que ainda não estão disponíveis no Brasil, pois os serviços oferecidos por muitas VPNs permitem você escolher o país que a sua localização será ativa. Assim, por exemplo, ao escolher o servidor do Canadá, o site do jogo entende que você está naquele país e libera as opções relativas àquele local.

 – Acessar jogos em redes bloqueadas

Com o uso da VPN, você consegue burlar o bloqueio de sites em locais que têm restrição de algumas páginas da web. Desta forma, você consegue jogar no intervalo entre as aulas ou no horário de almoço do trabalho. 

Qual VPN escolher?

Há vários provedores de VPNs no mercado, desta forma, na hora de escolher uma empresa é necessário ter em conta três fatores principais: preço, segurança e velocidade.

 – Preço

Há opções de VPNs gratuitas e pagas disponíveis no mercado, entretanto, apesar de a opção gratuita ser um atrativo, a maioria delas estão sujeitas a falhas na segurança, pois utilizam um protocolo de criptografia mais simples.

– Velocidade

Apesar das vantagens, esta camada extra de proteção pode diminuir a velocidade de conexão do seu dispositivo. Isso depende de vários fatores, como a distância entre o provedor da VPN e a sua rede, o local que esta rede está instalada, etc. Desta maneira, é necessário levar em consideração um serviço de VPN que não interfira na velocidade dos seus jogos online. 

– Segurança

O principal motivo de utilizar uma VPN é aumentar a sua segurança na internet, então é necessário observar os protocolos utilizados pelo servidor para evitar falhas na sua proteção.

PIA (Private Internet Access)

Uma boa opção de provedor de VPN é a PIA (Private Internet Access), como você pode ver no VPNOverview, que apresenta resultados excelentes com relação aos fatores citados a um ótimo custo-benefício. 

O diferencial deste serviço reside na segurança dos dados dos clientes, pois ela não guarda as informações registradas em banco de dados, tornando a sua privacidade ainda maior. 

Além disso, a empresa conta com diversos tipos de protocolos de criptografia, desde os mais simples até os mais robustos e seguros, e o usuário tem a liberdade de escolher o que melhor se adapta a sua necessidade. 

Com relação à velocidade, este provedor mostrou ter resultados satisfatórios para realização de jogos onlines sem lags. 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo