A Ducati faz a estreia da bigtrail Multistrada Rally Adventure no mercado na versão única Travel & Radar com preço a partir de R$ 149.990,00. O modelo chega equipado com tecnologias de conforto e segurança, como malas laterais de alumínio, manoplas e, tanto do piloto como garupa, bancos aquecidos.
A Multistrada Rally Adventure Travel & Radar, com seu motor V4 Granturismo de 1.158 cc e 170 cavalos de potência, aliado ao seu peso de apenas 238 quilos seco e tanque de 30 litros de combustível, é a mais potente, mais leve e mais completa bigtrail de grande porte do mercado brasileiro.
A Ducati, que assim como a marca Lamborghini pertence à Audi, oferece na Multistrada Rally Adventure Travel & Radar uma ampla variedade de itens voltados para a comodidade do piloto e da garupa.
As malas laterais em alumínio tiveram o espaço recuado para oferecer mais espaço na área das pernas para a garupa, que também pode contar com pedaleiras com inserções de borracha maiores para maior estabilidade e descanso.
Projetada para os viajantes mais exigentes que querem chegar aos destinos mais distantes sem parar por nada, a Ducati Multistrada Rally Adventure Travel & Radar leva o espírito de viagem a um nível ainda mais alto, graças ao maior conforto, à maior autonomia e à suspensão avançada que facilita ainda mais o uso na estrada e fora dela.
O resultado é uma motocicleta que é tão confortável em estradas de terra quanto em metrópoles modernas: a escolha perfeita para aqueles que querem chegar a todos os destinos com o máximo de conforto e segurança.
O conforto ganha ainda uma estratégia exclusiva da Ducati, a inclusão da nova desativação estendida, pela primeira vez numa motocicleta de produção, que desliga o banco de cilindros traseiro do motor V4 Granturismo mesmo em movimento.
Outro benefício é o para-brisa redesenhado foi ampliado em 40 mm de altura e 20 mm de largura oferecendo maior proteção ao vento.
A segurança também é um dos pontos de grande destaque do novo modelo. A versão Travel & Radar vem equipada com sistema de radar dianteiro e traseiro para suportar o Adaptive Cruise Control (ACC), que torna a pilotagem menos cansativa em trechos longos de estrada, e Blind Spot Detection (BSD), que sinaliza a presença de veículos que se aproximam no canto cego dos espelhos.
Oferece ABS Cornering, que permite aproveitar a potência de frenagem de seu sistema mesmo nas curvas, Ducati Cornering Lights (DCL), que melhora a visibilidade noturna iluminando o interior das curvas, Ducati Wheelie Control (DWC) e Ducati Traction Control (DTC).
Esses sistemas utilizam a plataforma inercial (IMU) para otimizar a intervenção com base no ângulo de inclinação e inclinação do veículo.
Preparada para grandes percursos, com conforto e economia, Ducati Multistrada Rally Adventure Travel & Radar é uma motocicleta que está em seu melhor desempenho tanto em estradas de terra quanto no asfalto ou nas ruas da cidade.
Os principais equipamentos de série da Ducati Multistrada Rally Adventure Travel & Radar aqui no mercado brasileiro são:
• Motor Ducati V4 Granturismo Stradale de 1158 cc com verificação
das válvulas a cada 60.000 km e Desativação dos Cilindros traseiros
• Quadro monocoque em alumínio, sub-quadro em tubo de aço e
braço oscilante duplo em alumínio
• Suspensões Marzocchi eletrônica semi-ativas Ducati Skyhook
Suspension (DSS) Evolution com funções Autolevelling, Minimum
Preload e Easy Lift. 200 mm de curso à frente e atrás
• Aros de raios de peso reduzido de 120/70-19” e 170/60-17” com
pneus Pirelli SCORPION™ Trail II
• Sistema de frenagem Bosch-Brembo ABS 10.3ME Cornering
• Discos dianteiros de 330 mm de diâmetro com pinças radiais
Brembo Stylema de 4 pistões
• Mais proteção aerodinâmica frontal, com o para-brisas
aumentado 40 mm em altura e 20 mm em largura. Defletores
modificados para maior cobertura do condutor e passageiro
• Pedaleira do condutor em aço, mais largos e de perfil mais
saliente para uso em off-road, e inserções removíveis em borracha
• Pedaleira do passageiro com inserções em borracha mais largas
para reduzir o nível de vibrações transmitidas.
• Farol Full LED com DRL e Ducati Cornering Lights (DCL)
• Painel de instrumentos a cores full-TFT de 6.5″
• Unidade de Medição Inercial Bosch (IMU)
• 4 Power Modes
• 4 Riding Modes (Sport, Touring, Urban, Enduro)
• Ducati Wheelie Control (DWC)
• Ducati Traction Control (DTC)
• Engine Brake Control (EBC)
• Ignição Hands-Free
• Ducati Connect com aplicações de telefone, música e mapa do
navegador
• Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down
• Cruise control
• Vehicle Hold Control (VHC)
• Descanso central
• Radar dianteiro/traseiro
• Malas laterais em alumínio
• Assento aquecido (piloto e garupa)
• Manoplas aquecidas.
Confira vídeos com a Ducati Multistrada Rally Adventure Travel & Radar em https://youtu.be/g0be9I2Rzmw e https://youtu.be/jyf2vnKMP-c.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Inteligência artificial analisa comportamento de motoristas de veículos de frotas
Por meio do uso de inteligência artificial, o VAI – Vehicle Artificial Intelligence, sistema de conectividade automotiva da Wings, conseguiu realizar uma análise profunda do comportamento de motoristas de veículos de frotas.
O estudo apontou que em cerca de 3% dos deslocamentos realizados houve incidência excessiva de comportamentos que podem ser considerados agressivos e que, portanto, aumentam o risco de acidentes. Do total, 1% das viagens foram enquadradas como de alto risco.
Stellantis confirma produção do novo Peugeot 2008 na Argentina
A Stellantis anunciou o início da produção do novo Peugeot 2008 em El Palomar, na Argentina, reforçando o comprometimento do grupo com a América do Sul para projetar, desenvolver e produzir os carros mais modernos da região, expandindo seus negócios e atendendo às necessidades dos consumidores locais
Serão investidos mais de US$ 270 milhões para produzir o novo modelo na Argentina, somados aos US$ 320 já investidos na transformação industrial de El Palomar e a implementação da Plataforma Modular CMP. Este será o primeiro SUV fabricado pela Stellantis na Argentina.
Hyundai estreia no Santa Fe o conceito “Open for More”
A Hyundai apresentou a nova geração do Santa Fe, que estreia o conceito “Open for More” e passa a ser o SUV representante da marca para experiências ao ar livre, que conectem cidade e natureza. Nesta ideia, destaca-se sua ampla porta traseira, que antes era um simples espaço de armazenamento e agora pode ser usado para desfrutar de ambientes abertos sem esforço.
O SUV pode ser equipado com motor 2.5 GDI AT, que oferece 194 cavalos de potência ou com motor 2.5 turbo a gasolina, que entrega 281 cavalos de potência máxima e 43,0 kgfm de torque máximo. Há ainda a opção do motor 1.6 turbo híbrido a gasolina Gamma III 1.6T GDI HEV – 6AT, que entrega 235 cavalos de potência combinada e 37,0 kgfm de torque máximo.
Segunda geração da Fiat Strada alcança marco histórico
A picape Fiat Strada, desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis Betim, acaba de alcançar o marco de meio milhão de unidades produzidas desde a chegada ao mercado de sua segunda geração, em junho de 2020.
“Juntas, Strada e Toro fazem da Fiat a referência como a marca que mais entende de picapes no Brasil com cerca de 40% do segmento atualmente. E isso é fácil de explicar já que a Strada sempre trouxe ineditismo para o mercado”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
Case comemora 50 anos de produção no Brasil da pá carregadeira W20
A Case Construction Equipment está comemorando um marco importante: 50 anos de produção brasileira da pá carregadeira W20. Para celebrar essa data especial, a marca lança uma nova versão do segmento de 10 toneladas, a W20G.
“Comemorar 50 anos de produção de uma máquina é um marco não apenas para nós como CASE, mas também para a indústria brasileira. Desde que chegou ao mercado, a W20 se consolidou como uma referência de potência e confiabilidade, sendo passada de geração para geração”, comenta Carlos França, líder da marca para a América Latina.
Audi terá o piloto Nico Hülkenberg na Fórmula 1 em 2026
A Audi, após a aquisição completa do Grupo Sauber para acelerar os preparativos para a entrada da marca na Fórmula 1, anunciou que o piloto Nico Hülkenberg assinou um contrato plurianual com a Sauber e partirá para a sua equipe de fábrica em 2026. Ele pilotará pela Sauber já em 2025 e sua experiência dará uma importante contribuição para a fase de desenvolvimento da futura equipe.
“A contratação de Nico é o próximo marco para o projeto de Fórmula 1 da Audi. Com sua velocidade, experiência e trabalho em equipe dedicado, ele dará uma contribuição importante para a entrada da Audi em 2026 já a partir do próximo ano”, disse Andreas Seidl, CEO da futura equipe de fábrica da Audi F1.
Vendas financiadas de veículos no primeiro trimestre somaram 1,6 milhão de unidades
As vendas financiadas de veículos no primeiro trimestre somaram 1,6 milhão de unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um aumento de 21,4% em relação ao mesmo período de 2023. Esse é maior crescimento para o período desde 2012.
Na mesma base de comparação, o segmento de autos leves teve alta de 17,5%. Já os financiamentos de veículos pesados cresceram 10,5%. A categoria de motos, porém, foi a que mais avançou, com uma evolução de 33,9%.
Ford Mustang ganha edição especial 60th Anniversary
A Ford vem comemorando os 60 anos do Mustang com várias ações ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, a grande novidade é o lançamento da edição limitada 60th Anniversary, com 1.965 unidades.
A edição limitada tem como base o modelo GT Premium 2025, com motor V8 5.0. Ela estará disponível nas versões cupê e conversível, com transmissão manual ou automática, a partir do segundo semestre nos Estados Unidos, quando também será anunciado o seu preço.
ZM fecha o primeiro trimestre de 2024 com recorde de lançamentos
A ZM alcançou um marco histórico no primeiro trimestre de 2024 com o lançamento de 73 produtos, numa demonstração de sua capacidade de inovação e produção no setor automotivo de autopeças.
Os novos produtos abrangem uma ampla gama de componentes essenciais para os veículos, compondo os sistemas elétricos, de suspensão e direção, incluindo relés de partida, motores de partida, porcas de roda, terminais axiais, barras de direção, bieletas, pivôs de suspensão, além de terminais de direção especificamente desenvolvidos para a linha agrícola.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98