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Dicas para evitar acidentes com a rede elétrica durante rajadas de vento e tempestades

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energia

Previsão de temporais a partir desta sexta-feira, 26, reforça a necessidade de cuidados simples que podem evitar choques e salvar vidas

A previsão de chuva, acompanhada de ventos fortes, para todas as regiões da área de concessão da CPFL Paulista, a partir de hoje, reforça a necessidade de cuidados com a segurança por parte de toda a população e sobre a importância do registro da falta de energia, quando ocorrer. Por isso, a CPFL Paulista estimula o contato dos clientes por meio de seus canais de atendimento, tanto para registrar a interrupção, como para alertar sobre fios soltos e galhos caídos sobre a rede elétrica.    

A companhia monitora e acompanha junto a órgãos como a Defesa Civil as mudanças climáticas. Assim, com a possibilidade de fortes ventos e outras intempéries, como tempestades, as equipes são mobilizadas antecipadamente para reforçarem seus times de atendimento a ocorrências, minimizando com rapidez os transtornos à população. 

Em casos como estes, os clientes que estiverem sem luz ou que precisarem entrar em contato com a CPFL devem priorizar os canais digitais, como site, aplicativo, WhatsApp e SMS, uma vez que o call center pode apresentar lentidão por causa da alta procura por atendimento. 

Basta acessar o site www.cpfl.com.br ou baixar o aplicativo ‘CPFL Energia’ (disponível para Android e iOS com navegação gratuita). Ainda é possível entrar em contato com a distribuidora pelo WhatsApp (19) 99908.8888 ou enviar um SMS para 27351. Todos os canais registram a reclamação da mesma forma. 

Nas situações de temporal, são priorizadas as ocorrências que atendem clientes essenciais, como saúde, segurança e abastecimento de água, seguidos daquelas que afetam o maior número de clientes. 

Mais segurança. Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL Energia contam com a campanha “Guardião da Vida”, que oferece dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos. Confira abaixo algumas dicas da campanha para prevenir e evitar acidentes. 

Em locais externos:

– Durante as ventanias ou temporais, fique longe de locais e objetos isolados, como árvores, postes de luz, janelas e portas metálicas. Assim, você evita choques que podem acontecer por descargas atmosféricas; 

– Nunca se aproxime ou toque em cabos elétricos caídos no solo. Se encontrar um fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a distribuidora de energia; 

– Em caso de rajadas de vento, não enfrente o mau tempo e procure rapidamente um local seguro para se abrigar. Não se abrigue debaixo de árvores pois há riscos de queda de galhos e descargas elétricas; 

– Não empine pipas durante vendavais; 

– Durante uma tempestade ou com incidência de ventos fortes, não estacione carros próximos a torres de transmissão de energia, árvores ou placas de propaganda, nem caminhe nestes locais; 

– Os veículos são um dos melhores abrigos contra os raios pela proteção proporcionada por sua superfície externa que faz a eletricidade descarregada se espalhar e, por meio dos pneus, ser descarregada para o solo; 

– Se um cabo de energia cair sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo, para tentar prestar socorro. Isole a área e acione imediatamente a CPFL; 

– Durante ventos e tempestades, mova-se para uma elevação mais baixa, pois raios são muito mais propensos a atingir objetos em locais mais elevados. Faça o máximo para ficar no nível mais baixo possível e evite grandes espaços abertos, onde você é mais alto do que qualquer outra coisa ao seu redor, como um campo de golfe ou campo de futebol; 

– Em zonas rurais, as cercas longas devem ser seccionadas e aterradas (de 100 em 100 metros, por exemplo) para evitar criar um caminho contínuo para os raios, que pode levar destruição ao longo desta cerca; 

– Não enfrente alagamentos e fique de olho em encostas e barrancos. 

Em casa:

– Antes da tempestade chegar, previna-se mantendo as instalações elétricas revisadas, as árvores grandes podadas e longe dos fios de energia elétrica; 

– Retire aparelhos elétricos das tomadas para evitar que possam queimar com as descargas elétricas. Se possível, desligue a energia elétrica, o gás e a água; 

– Não use o celular ou telefone durante o período de incidência de raios, pois a rede de dados também pode ser caminho para uma descarga atmosférica; 

– É preciso cuidado com o nível da água. Os disjuntores da residência deverão ser desligados se a água atingir a altura das tomadas mais baixas. Isso evita que a corrente de energia passe pela água. Caso a água atinja a caixa do medidor de luz, a energia elétrica da residência precisa ser desligada pela CPFL; 

– Nunca use aparelhos elétricos e eletrodomésticos durante as tempestades ou em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. Cobri-los não gera qualquer efeito de proteção; 

– Não mude a chave (verão/inverno – fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado e, em caso de descargas atmosféricas, não usar o chuveiro. 

– Em caso de dúvidas e emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

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Caoa Chery amplia família Tiggo com o 7 PRO

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A Caoa Chery apresentou o Tiggo 7 PRO, versão com visual renovado, produzido na unidade fabril da marca em Anápolis/GO e que chega com preço a partir de R$ 189.990,00.

O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar o modelo equipado com motor 1.6 Turbo GDI, movido a gasolina e transmissão DCT de sete velocidades – do tipo wet dual clutch, tem alavanca joystick e opção de trocas manuais. Esse conjunto entrega 187 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 8,09 segundos.

O design do Caoa Chery Tiggo 7 PRO conta com uma grade dianteira com desenhos tridimensionais, que se unem com os faróis full LED do conjunto óptico dianteiro com luzes DRL.

Na lateral, o SUV é marcado por três linhas principais, que criam um efeito diferenciado e combinam elementos dinâmicos e estáticos. As rodas têm 18″ com desenho exclusivo. Já na traseira, as lanternas são integradas e o modelo conta com duas saídas de escapamento.

No interior, a luz ambiente em LED oferece sete opções de cores. O console central é elevado, com comandos ergonomicamente instalados, é integrado ao comando touch do ar-condicionado inteligente, que é dual zone, independente e conta com saída de ar traseira.

Os bancos são revestidos em material premium, assim como o volante multifuncional de design esportivo e com quatro ajustes manuais de profundidade e altura.

Com 4.500 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.705 mm de altura, além de um entre-eixos de 2.670 mm, o Caoa Chery Tiggo 7 PRO tem porta-malas com capacidade para 475 litros com abertura e fechamento automáticos de série. Ele também possui abertura por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura de acordo com a preferência do usuário.

Entre os itens de conforto e conveniência disponibilizados de série se destacam o teto solar panorâmico basculante de 1,13m² com opção de abertura da parte frontal, o banco do passageiro elétrico com quatro opções de ajuste, além das seis possibilidades de ajuste do banco do motorista, inclusive da região lombar e o Comando de Climatização à Distância (CCD).

Há ainda carregador de celular wireless de carregamento rápido 15W, com função de alerta em caso de esquecimento do objeto dento do veículo, chave presencial com botão de partida, além de retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador.

O veículo traz multimídia com 10,25″, painel de instrumentos com 12,3″ e câmera 360 graus de série que com sua alta definição, conta com quatro câmeras de ângulo amplo que permitem uma imagem mais nítida para observar obstáculos. Em vagas de estacionamento estreitas, por exemplo, as câmeras trabalham em conjunto com o sensor de estacionamento e exibem no multimídia guias estáticas e dinâmicas durante as manobras.

O modelo foi projetado para atender aos requisitos de 5 estrelas do China-NCAP, órgão equivalente ao Latin NCAP, contando também com seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Os freios são a disco nas quatro rodas e atuam em conjunto com os sistemas ABS (sistema de freio antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem). O pacote de segurança inclui ainda as tecnologias EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; BOS (smart pedal), que identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca. Conta ainda com freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, HDC (controle eletrônico de descida) e HHC (assistente de saída em aclives).

Os itens de assistência à direção também são pontos fortes, como sistemas como ATCT (alerta de trafego cruzado traseiro), que informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras; RCW (alarme de colisão traseira), que alerta o motorista em um aviso sonoro quando há risco eminente de colisão traseira; DOW (advertência de abertura de portas), que avisa sobre o risco de colisão ao abrir as portas; detector de ponto cego (BSD) e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas, que melhora a visibilidade em manobras em até 40 Km/h.

O Tiggo 7 PRO estreia a cor Midnight Blue metalizada no portfólio da marca. O modelo também será comercializado nos tons Branco Perolizado, Preto Metálico, Prata Metálico e Cinza Metálico.

Confira um vídeo com o Caoa Chery Tiggo 7 PRO em

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

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Síndrome de Burnout é reconhecida como fenômeno ocupacional pela OMS

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A síndrome de Burnout passou a ser reconhecida como um fenômeno relacionado ao trabalho pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A assunção dessa condição passou a valer neste mês de janeiro, com a vigência da nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11).

A síndrome é definida pela OMS como “resultante de um estresse crônico associado ao local de trabalho que não foi adequadamente administrado”. Conforme a caracterização da entidade, há três dimensões que compõem a condição.

A primeira delas é a sensação de exaustão ou falta de energia. A segunda são sentimentos de negativismo, cinismo ou distância em relação ao trabalho. A terceira é a sensação de ineficácia e falta de realização.

A OMS esclarece que a síndrome de Burnout se refere especificamente a um fenômeno diretamente vinculado às relações de trabalho e não pode ser aplicada em outras áreas ou contextos de vida dos indivíduos.

Segundo o advogado trabalhista Vinícius Cascone, no Brasil, o Ministério da Saúde reconhece desde 1999 a síndrome como condição relacionada ao trabalho.

Caso um trabalhador reconheça os sintomas, deve buscar um médico para uma análise profissional. O médico avalia se o funcionário deve ou não ser afastado de suas funções. A empresa deve custear o pagamento caso o afastamento seja de até 15 dias.

Depois deste período, o empregado será submetido a uma perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que o órgão analise e, confirmando o diagnóstico, arque com o custeio do afastamento durante mais tempo. É preciso também abrir uma comunicação de acidente de trabalho.

Cascone explica que se o empregador não der o encaminhamento em caso de afastamento, o trabalhador pode buscar diretamente o INSS ou entrar com ação judicial caso ocorra uma negativa do órgão.

À Agência Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que o início da vigência da nova lista de doenças demandará uma atualização de normativos internos, o que ocorrerá “aos poucos”.

Conforme o órgão, o direito a benefícios associados ao afastamento temporário é garantindo a quem comprovar incapacidade de realizar o trabalho.

Ambiente de trabalho

A advogada Lívia Vilela teve a síndrome diagnosticada em 2019. Ela trabalhava em uma empresa pública desde 2011. Segundo Lívia, ocorreu um processo de sucateamento da companhia e o ambiente de trabalho não era bom.

Lívia conta que após assumir o cargo encontrou um espaço desestruturado, com alta carga de trabalho e grande responsabilidade, sem apoio dentro da direção da empresa. Essa situação gerou muito desgaste a ela. Além disso, havia uma disparidade salarial expressiva entre os trabalhadores da área que ela integrava.

“O burnout veio em 2018. Eu percebi que não estava bem. Comecei a ter problemas para dirigir, pois associava ao ambiente do trabalho. Fiquei desmotivada e não queria estar lá. Comecei a ter fortes crises de depressão e de ansiedade, insônia”, relata.

A advogada foi levada ao médico e foi afastada do trabalho. Em seguida, passou a atuar de forma remota, o que seguiu em razão da pandemia. Com a privatização da empresa pública, ela decidiu largar a carreira. 

fonte ebc

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Pague Menos já premiou dois mil clientes e fará um milionário em fevereiro

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A campanha “Se eu fosse milionário” da Rede de Supermercados Pague Menos já contemplou mais de dois mil clientes em vales-compras e sorteará, em fevereiro, o maior prêmio único da história da empresa: o vencedor ganhará um milhão de reais e se tornará um milionário. “Nesse cenário de mudança, característico ao início de ano, nada como despertar o sonho para uma vida melhor em nossos clientes” afirma Junior Souza, diretor comercial da Rede.

Cerca de 60 clientes de cada loja já foram premiados, mas ainda dá tempo de participar, para tanto, os clientes cadastrados no Clube Leve Mais devem efetuar compras acima de R$ 80. Quem pagar com o cartão de crédito Leve Mais dobra as chances ao receber dois cupons.

Mas, para concorrer aos prêmios na modalidade “compra e concorra” e ao prêmio de um milhão de reais, é necessário imprimir os cupons gerados, pois somente assim a participação nos sorteios é efetivada.

Além disso, diariamente, em todas as unidades, são distribuídos milhares de prêmios instantâneos, totalizando R$ 300 mil em vales-compras no valor de R$ 100 cada, creditado em cartão para uso exclusivo na Rede. A campanha “Se eu fosse milionário” também levará a poltrona do milionário a todas as lojas para que clientes e parceiros fiquem mais próximos desse sonho e registrem esse momento. A campanha segue até o dia 13 de fevereiro e o sorteio de um milhão de reais está programado para 18 de fevereiro. 

Segundo Souza, essa campanha é uma forma de presentear os clientes que mantêm sua parceria com a Rede de Supermercados Pague Menos, mesmo em períodos difíceis como foi com a pandemia. “Somos gratos por poder potencializar a esperança por uma vida melhor, não apenas pela qualidade do serviço e atendimento em nossas lojas, mas também com um prêmio importante, que significará uma grande mudança financeira ao sorteado”, ressalta o diretor comercial.

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