Outros

Desmatamento cresce quase 60% no Brasil

Área de desmate da Mata Atlântica equivale a mais de 29 mil campos de futebol

Anuncio


No Dia de Proteção às Florestas, comemorado dia 17 de julho com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação das matas, o Brasil não tem muito que comemorar. Segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Mata cresceu 57,7% no período entre 2015 e 2016. Ao todo, o bioma perdeu 29.075 hectares, o equivalente a mais de 29 mil campos de futebol.

Entre as principais causas do desmate dessas áreas, está a degradação provocada pelo corte ilegal de madeira, destinado ao setor de comércio. Queimadas para abertura de pastagens ou áreas agrícolas e descarte irregular de lixo e resíduos também são grandes agressões à flora, provocando a contaminação do solo e tornando-o infértil para crescimento das árvores.

Para Rodrigo Domene, gerente geral da Lubrificantes Fenix, empresa produtora de óleos lubrificantes localizada em Paulínia-SP, para garantir um solo fértil e de qualidade para plantio e crescimento de árvores, é importante que haja maior rigorosidade da fiscalização na troca e coleta de óleos lubrificantes industriais e automotivos. “Quando vazado ou jogado no solo, o OLUC provoca a infertilidade do terreno, inutilizando-o”. Na visão do especialista, a clandestinidade e o manuseio incorreto desse material podem causar danos irreversíveis ao solo.  Podendo inclusive atingir áreas ambientais.

No Brasil, uma Resolução do Conselho Nacional do meio Ambiente (CONAMA) 362/2005 orienta que “todo óleo lubrificante usado ou contaminado deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos” – mas na pratica, a realidade é outra.

Esta situação simboliza o retrocesso na preservação do Meio Ambiente. Uma vez, que o desmatamento e a contaminação das florestas não se limitam apenas a Mata Atlântica, mas também a todos os biomas brasileiros.

Sobre a Empresa

Lubrificantes Fenix Ltda: referência no segmento há mais de 27 anos, a empresa desenvolve, com alta tecnologia e precisão, óleos lubrificantes que oferecem soluções para diversos sistemas e equipamentos industriais, atendendo as especificações técnicas do mercado e as necessidades particulares de cada cliente.
Prestação de serviços: especialistas credenciados e equipamentos modernos realizam periodicamente a análise laboratorial, o acompanhamento e o gerenciamento da utilização do óleo lubrificante. Caso exista a necessidade de intervenção no sistema, é feito o processamento in loco através de uma unidade móvel, que não interrompe o processo produtivo do cliente. Assistência técnica pós-venda ágil e flexível para suprir com excelência a demanda do mercado.

Ecofenix: com frota de caminhões autorizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ANP (Agência Nacional do Petróleo), a marca realiza a coleta, o transporte e o rerrefino do óleo lubrificante usado. A Ecofenix é a única autorizada a coletar resíduos sólidos e líquidos, e essa coleta e destinação final é realizada através de um veículo híbrido patenteado pela empresa.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo