Connect with us

Outros

Design do Peugeot 208 é destaque na linha 2021

Publicado

em

Agora parte da Stellantis, grupo que reúne além da Peugeot as marcas Citroën, Fiat, Jeep entre outras, tudo indica que o 208 pode oferecer muito mais que um belo design. O Portal Hortolândia conheceu e avaliou o modelo, que é oferecido em quatro versões, todas equipadas com motor 1.6 16V Flex com até 118 cavalos de potência (contestado, pois o mercado esperava um motor turbo) e as opções do câmbio manual de cinco velocidades ou automático de seis velocidades.

A versão de entrada é a Like, equipada com câmbio manual. As intermediárias são a Active e a Allure, ambas equipadas com câmbio automático. E a topo Griffe, também equipada com câmbio automático.

O Peugeot 208 2021 tem um para-choque dianteiro composto por uma linha única e uma ampla grade, que passa a ostentar o logotipo ao centro. Já o nome do modelo está posicionado na extremidade frontal do capô e a iluminação dos faróis é em full LED.

A traseira é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas, dotadas de elementos luminosos na forma de três “garras”, em harmonia com o estilo frontal.

O modelo estreia por aqui o Peugeot i-Cockpit 3D, que adiciona o primeiro cluster em três dimensões, complementada pelo volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de sete polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.

O novo cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque, mais à frente do visor principal. As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos, além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos.

Há ainda a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro.

O modelo também estreia por aqui as inovações tecnológicas de assistência à direção, segurança e comodidade do Peugeot Driver Assist, que reúne os seguintes sistemas:

* Alerta de colisão: alerta o condutor em caso de risco de colisão com o veículo à frente, ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo condutor, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos:

a) Nível 1: alerta visual apenas, indicando que o veículo à frente está muito próximo. Uma mensagem recomenda, então, atenção enquanto a área ao redor do veículo é exibida;

b) Nível 2: alerta visual e sonoro indicando uma colisão iminente. Uma mensagem avisando para frear é exibida.

* Frenagem de Emergência: o sistema automático de frenagem de emergência entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos – como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado – atuando no sistema de frenagem do veículo.

Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre. Em suma, o sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.

* Alerta e correção de mudança de faixa: O veículo é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas (contínuas ou seccionadas) da estrada e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação.

Para a total segurança da condução, a câmera analisa a imagem antes de acionar um alerta, no caso de queda de atenção do condutor, a uma velocidade superior a 60 km/h. Caso seja detectado um desvio da direção, o condutor é alertado por um alarme sonoro e visual, no painel de instrumentos.

O Alerta de Ultrapassagem de Linha também corrige a trajetória do veículo: assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo, a direção é progressivamente corrigida para manter o veículo na sua faixa.

Condições de funcionamento:

a) A velocidade do veículo deve estar entre 65 km/h e 180 km/h;

b) A pista deve ter no mínimo uma linha de marcação no solo (contínua ou descontínua) e a correção é efetuada apenas no lado em que a linha for detectada;

c) As duas mãos do condutor devem estar no volante;

d) A seta indicadora de direção não deve estar ativa;

e) O sistema ESC deve estar ativado.

Se desejar manter a trajetória do veículo, o condutor pode impedir a correção mantendo com firmeza o volante. A correção também será interrompida se as setas indicadoras de direção forem ativadas (caso as setas indicadoras de direção estejam ativas e durante vários segundos depois de serem desligadas, o sistema considera que qualquer mudança de trajetória é deliberada e não aciona nenhuma correção).

* Auxílio de farol alto: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas faz a análise das fontes luminosas, e o sistema alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação. Ele otimiza o tempo de circulação em luz alta, para maior segurança. Para ativar/desativar essa função, basta fazer a escolha por meio do menu “Condução” na tela sensível ao toque – o status é memorizado quando a ignição é desligada.

* Reconhecimento de placas de velocidade: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas efetua a leitura das placas de limitação da velocidade. O sistema detecta e lê as placas de limite de velocidade e as exibe no painel de instrumentos (o sistema também utiliza as informações sobre limites de velocidade contidas nos mapas do sistema de navegação).

O limite de velocidade exibido no painel de instrumentos é atualizado quando o veículo passa por uma placa destinada a automóveis (veículos leves) – os limites de velocidade específicos, como aqueles destinados a veículos pesados de carga, não são exibidos.

O limite de velocidade recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera, pressionando o botão “MEM” do comando do regulador/limitador de velocidade – uma pressão registra a velocidade recomendada, e uma nova pressão confirma a nova regulagem da velocidade.

Essa função também é ativada/desativada através do menu “Condução”, na tela sensível ao toque, e o status é memorizado quando a ignição é desligada.

Carregamento de smartphone wireless: a recarga sem fio do smartphone é um recurso inteligente de alta praticidade no dia a dia. Por meio de indução magnética, a energia carrega a bateria de celulares, bastando que estes sejam compatíveis com o padrão Qi 1.1 em sua concepção original, ou mediante o uso de um “estojo” de compatibilidade.

A operação é simples: basta posicionar o smartphone compatível na área de recarga (de preferência no centro). Assim que detectado, a recarga da bateria se inicia.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

Outros

Jaguar amplia família PACE no Brasil com o novo Baby Jag

Publicado

em

A Jaguar apresentou o novo E-PACE, que chega com preço a partir de R$376.950,00 e amplia a oferta da família PACE no mercado brasileiro ao lado do elétrico I-PACE e do SUV esportivo F-PACE.

Apelidado de Baby Jag, o E-PACE é equipado com motorização Ingenium flex com 249 cavalos-vapor de potência e transmissão automática ZF de nove velocidades, com opção de troca pelo paddle shift. O conjunto leva o SUV de 0 a 100 km em 7,5 segundos, com velocidade máxima de 229 km/h.

Seu design foi atualizado e sua frente conta com alterações que começam pela nova abertura inferior e um novo design de malha para a grade, com detalhes no formato de diamante, influenciados pelo logotipo da Jaguar Heritage, novos faróis com assinatura Double J em LED de última geração, que são opcionais e garantem um visual mais fluido e agressivo ao veículo.

Na traseira, o veículo também recebeu importantes aprimoramentos, com novo para-choque e novas saídas de ar, aumentando o tom de esportividade do modelo. Novas lanternas traseiras animadas em LED inspiradas no I-PACE apresentam o gráfico de chicane da Jaguar. Rodas esportivas de 18” pretas com acabamento diamantado completam o visual exterior marcante do veículo.

O interior apresenta conectividade aprimorada e itens que garantem mais refinamento. No coração do novo interior está a tela curva sensível ao toque HD de 11,4 polegadas integrada no centro do painel, que controla o novo sistema de infoentretenimento Pivi Pro. Quimicamente reforçada, a tela possui dois revestimentos: um antibrilho e outro que minimiza as impressões digitais.

Cuidadosamente desenhado com foco no motorista, o interior também proporciona acesso mais fácil ao seletor de marchas e ao dispositivo de carregamento sem fio para smartphone, que é opcional. Todos os pontos de contato do motorista no cockpit do E-PACE são trabalhados com materiais de toque macio, enquanto a área de contato do lado do joelho foi esculpida para proporcionar mais ergonomia e conforto.

A manopla de câmbio possui um novo design, com acabamentos feitos com costura “bola de críquete” e metal, projetado com precisão para um manuseio mais confortável e preciso. O foco na alta qualidade dos materiais estende-se por toda a cabine, com detalhes metálicos nos alto-falantes e nas saídas de ar-condicionado. O veículo também ganhou um novo volante mais moderno e intuitivo. Teto solar panorâmico e bancos dianteiros elétricos com 12 ajustes completam o interior.

O novo E-PACE também está equipado com o sistema inteligente de tração integral da Jaguar, que entrega uma direção mais dinâmica ao veículo. O novo sistema AWD utiliza a tecnologia Standard Driveline, que distribui automaticamente o torque entre as rodas dianteira e traseira para garantir que a tração seja sempre maximizada. O modelo conta ainda com o sofisticado conceito de suspensão traseira Integral Link, que separa forças laterais e longitudinais, fornecendo a combinação ideal de direção responsiva com absorção e refinamento.

O modelo chega ao Brasil equipado com a mais avançada arquitetura eletrônica de veículos da Jaguar, a EVA 2.0, que dá suporte a uma série de tecnologias para garantir que o veículo esteja sempre conectado e atualizado. O sistema de infoentretenimento Pivi Pro do veículo agora é acessado através de uma nova tela HD, mais sensível ao toque de 11,4 polegadas. Os principais benefícios dessa incluem clareza aprimorada – ela é três vezes mais brilhante e 48% maior que a tela anterior – e novas estruturas de menu, que permite ao motorista acesso mais simplificado.

O novo e avançado sistema Pivi Pro, de série no novo E-PACE, possui sua própria fonte de energia dedicada, portanto, a navegação fica pronta assim que o motorista estiver ao volante, enquanto os aplicativos incorporados disponíveis fornecem funcionalidade completa mesmo sem o seu smartphone. Outros recursos conectados incluem a integração do calendário do Google e do Microsoft Outlook, o que permite ao motorista visualizar diários de trabalho e até mesmo participar de chamadas importantes através do sistema hands-free.

A conectividade Pivi Pro do veículo é fornecida pela mais recente tecnologia dual-sim com dois modems LTE, que tornam possível que o sistema realize múltiplas funções ao mesmo tempo, como streaming de mídia e download de atualizações SOTA, sem comprometer o desempenho. A conectividade avançada SOTA (software over the air) proporciona que os clientes baixem e instalem atualizações de software sem ter de visitar uma revenda Jaguar. Os updates são baixados em segundo plano, com os clientes notificados por um alerta detalhando as principais alterações. Para atualizações que exigem que o veículo seja desligado, os clientes podem agendar uma hora conveniente para instalação.

O veículo conta ainda com o sistema de ionização do ar da cabine, melhorando a qualidade do ar interior por meio da tecnologia Nanoe, que remove alérgenos e odores desagradáveis. O avançado sistema possui filtragem PM 2.5, que captura partículas ultrafinas, para melhorar a saúde e o bem-estar dos ocupantes.

O novo E-PACE também apresenta pela primeira vez a tecnologia ClearSight Interior Retro View Mirror da Jaguar (opcional). Usando uma câmera traseira grande angular, o sistema alimenta imagens em uma tela de alta definição dentro do espelho retrovisor oferecendo uma visão desobstruída ao motorista.

A mais recente tecnologia 3D Surround Camera do veículo oferece ainda a funcionalidade 3D avançada, utilizando a mais recente tecnologia de câmera para fornecer diversas opções de visualização para o motorista na hora de dar ré e manobrar o veículo.

Confira um vídeo do Jaguar E-PACE neste link: https://youtu.be/AxKjZfz5fSM.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

Continue Lendo

Outros

A evolução do cassino online em números

Publicado

em

Na história recente, o surgimento de cassinos online fez com que a indústria continuasse a crescer – em tamanho, variação e popularidade! De jogos clássicos de mesa a emocionantes caça-níqueis e jogos de ação ao vivo, todos estão disponíveis para jogar online, na ponta dos dedos.

Se você visitar um cassino online hoje, verá uma grande variedade de jogos para desfrutar. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Continue lendo enquanto investigamos o passado, o presente e o futuro do cassino online, e de uma forma que é fundamental para qualquer jogo de cassino – em números!

1994

Este número é o mais significativo, pois é onde tudo começou. O primeiro antecessor dos cassinos online foi desenvolvido no ano de 1994. Comparado aos elaborados sites de cassino de hoje, a primeira empresa de jogos com dinheiro de verdade na Internet oferecia apenas alguns jogos e tinha a interface mais simples. O software foi desenvolvido pela Microgaming, que se tornou uma grande empresa na indústria de jogos.

Apenas dois anos depois, em 1996, o InterCasino – outro provedor ainda popular na indústria hoje – estabeleceu o primeiro cassino online com dinheiro de verdade, que deu aos seus jogadores a chance de apostar com dinheiro, com um sistema de pagamento online integrado.

200

No final de 1996, havia apenas 15 sites de cassino online, mas apenas alguns anos após a sua introdução, no início dos anos 2000, a Internet era abundante com fornecedores de jogos, com mais de 200 deles localizados apenas no Reino Unido.

As coisas ficaram ainda melhores para o crescimento do cassino, pois em 2005 foi criado o Gambling Act, o que significa que se tornou totalmente legal no Reino Unido. O ato tornou-se totalmente ativo em 2007 e, no final de 2008, a indústria britânica de cassinos valia mais de £8,36 bilhões.

A partir de 2013, você pode acessar mais de cem cassinos do seu celular, e agora as operadoras desenvolveram seus próprios aplicativos para os jogadores baixarem. Se isso te intriga, você deveria tentar Blackjack, Roleta ou mesmo caça-níqueis no seu celular.

1.6 bilhões

Nos dias de hoje, estima-se que existam 1,6 bilhão de jogadores em todo o mundo, participando de seus jogos favoritos em cassinos físicos e sites online. 25 milhões deles estão baseados no Reino Unido e, desse número, 10 milhões de britânicos optam por jogar jogos de cassino na web. Isso significa que apenas no Reino Unido, o setor de cassino online tem um valor de £14 bilhões.

Como sempre, a indústria de cassinos é um dos setores de crescimento mais acelerado do mundo, com os jogos online continuando a ser a escolha preferida dos jogadores.

92.9 bilhões

Agora, vamos olhar para o futuro do cassino. Em todo o mundo, os casinos online continuaram a crescer em popularidade e, em 2023, estima-se que a indústria irá gerar uma enorme receita de US$92,9 bilhões! Isso pode ser atribuído ao fato de que os cassinos online são legais na maioria dos países, em comparação com os estabelecimentos físicos. Além disso, países como Malta, França, Alemanha e Espanha também legalizaram o jogo, contribuindo ainda mais para o crescimento e evolução do cassino.

Continue Lendo

Outros

Portugal tem mais de 23 mil vagas de empregos sem candidatos qualificados

Publicado

em

Imigrante e apresentadora do Canal Vamu Ver!, Cristina Maya comenta a necessidade de mão de obra qualificada para o setor de restauração e construção civil

Um dos países mais procurados pelos brasileiros para imigrar, Portugal possui diversas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de negócios. Além disso, uma pesquisa recente aponta que existem inúmeras ofertas de empregos que cidadãos portugueses não querem realizar, abrindo ainda mais portas para estrangeiros.

A produtora de conteúdo e apresentadora do canal Vamu Ver!, Cristina Maya, relata que o mesmo não ocorre desde 2017. “O fato de existirem tantas vagas abertas e poucas pessoas querendo ocupá-las é curioso e é de interesse principalmente daqueles que buscam uma oportunidade nesse país”.

A notícia foi reportada pelo canal TVI 24, da rede de televisão portuguesa, com base na pesquisa realizada pelo IEFP, Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal, que alega que no momento há mais de 23 mil vagas de empregos sem pessoas cumprindo os requisitos necessários para contratação.

Em sua maioria, as vagas abertas estão associadas aos setores de construção civil e restauração, mas o país não possui mão de obra adequada para os serviços ofertados. Segundo Cristina, isso ocorre porque no momento há menos imigrantes em Portugal.

A apresentadora também apresentou o site ao público do canal, visando que mais pessoas possam ter acesso para cadastrar seus currículos e quem sabe ter a oportunidade de trabalhar na Europa. “Nossa intenção é justamente ajudar aqueles que têm interesse em imigrar, mas ajudar de forma efetiva com a chance de conseguir um emprego e maior segurança de estar no país”, ela finaliza.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares