Connect with us

Outros

Cortar as unhas do cachorro é uma atividade essencial

Publicado

em

unha-pet

Cortar as unhas do cachorro é um importante procedimento de cuidado com sua saúde e higiene, tão necessário quanto a vacinação e o banho. Promover o bem-estar do pet envolve muitos cuidados que precisam ser tomados para que ele seja feliz e saudável.

Mas não basta oferecer sombra boa, comida e água fresca. Quem se preocupa com a saúde de um pet sabe que eles demandam vários cuidados, acompanhamentos periódicos e hábitos de higiene. E o Portal Hortolândia, em conjunto com a Vet Quality Centro Veterinárioa, ajudo o tutor nesses cuidados.

Anuncio

Muitos tutores não imaginam que essa atitude é uma atividade essencial. Em virtude de sempre caminharem por terrenos ásperos como calçadas e ruas, os cães urbanos possuem um desgaste natural de suas unhas, proveniente do atrito com o chão.

O mesmo fenômeno não ocorre com os cãezinhos domésticos, especialmente aqueles que vivem em apartamentos e só têm contato com pisos mais lisos. Uma alternativa que pode ajudar a promover o desgaste das unhas, embora não exclua a necessidade de cortar, é levar o animal para passear na rua, se possível, com frequência.

Advertisement

Ainda assim, é necessário o corte periódico das unhas do seu pet para poder preservar sua saúde, evitando graves problemas que podem surgir com as unhas grandes.

As consequências de se manter grandes as unhas de cachorro são muito graves e podem causar sérios danos à saúde do animal. A unha crescida ocasiona redução do contato do chão com as “almofadas” da pata do animal, interferindo diretamente em sua pisada, fazendo-o caminhar com a pata mais levantada.

Não cortar as unhas do cachorro possibilita também que elas entrem na carne devido ao encurvamento natural do crescimento, o que geraria muita dor e desconforto. Esse fenômeno da curvatura pode ser observado principalmente na unha do “dedão”, que nunca toca o solo quando o animal pisa.

Os cuidados devem ser redobrados no caso de cachorros idosos. Devido à idade avançada, o equilíbrio é naturalmente debilitado e, com as unhas grandes, o risco de queda é muito maior.

Advertisement

Cortar as unhas do cachorro em casa é possível, mas é recomendável procurar um veterinário ou outro profissional da área que seja de sua confiança, para o procedimento ser seguro.

O primeiro passo é escolher a ferramenta específica para o corte em cães, pois os utensílios para uso humano podem ferir o animal. Indica-se alicates ou guilhotinas. Após, deve-se pensar no melhor momento para cortar. A melhor opção é quando o cachorro está mais tranquilo, sem agitações.

É necessário segurar a pata com firmeza e imobilizar o corpo do animal para ele não ficar se mexendo e possivelmente ser machucado devido a algum movimento repentino. Se for o caso de um cão de médio ou grande porte, uma alternativa é procurar deitá-lo no chão, já se for pequeno, pode segurá-lo no colo.

É importante saber que o cachorro possui uma estrutura orgânica conhecida popularmente como “sabugo”, que fica na parte interna da unha. O sabugo é uma área com terminações nervosas e vasos sanguíneos responsáveis por nutrir a queratina, ou seja, se cortá-lo acidentalmente, o cão sentirá muita dor e terá sangramento intenso.

Advertisement

Para evitar um ferimento, deve-se atento à cor das unhas do pet. Nas unhas claras, é possível visualizar melhor o sabugo, já nas escuras deve-se ter um cuidado um pouco maior. Vá cortando aos poucos e devagar para não avançar muito. Em caso de receio, você pode optar tranquilamente por uma lixa específica para gastar as unhas em vez de cortá-las.

O início do corte das unhas deve ser após os dois meses de vida. O motivo dessa espera é justamente por causa do sabugo, que começa a se retrair somente após esse período, o que torna mais seguro o corte.

O ideal é cortar as unhas do cachorro uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, para não crescer tanto a ponto de atrapalhar o andar do animal. Uma dica que pode ajudar muito é observar o seu caminhar, caso esteja com lambeduras nas patas ou com elas levantadas, pode ser um sinal de que as unhas já estão grandes demais.

Texto: Sérgio Dias

Advertisement

Fotos: Pixabay

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Advertisement

Noticias

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade24 minutos ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região3 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região4 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil4 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil15 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes18 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade18 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Advertisement
cinema

Populares