Connect with us

Outros

Como uma bússola, Jeep Compass sabe o caminho da liderança

Publicado

em

O Jeep Compass foi líder absoluto de emplacamentos em 2021 no segmento: foram 70.923 unidades durante o ano passado de um veículo que tem a versão de entrada com preço na casa dos R$ 165 mil.Se o Compass fosse uma marca e não um modelo de veículo, seria a 9ª mais vendida do Brasil, deixando para trás marcas tradicionais como Nissan, Ford, Peugeot, Citroën, Mitsubishi e outras.

O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar a versão S T270, topo e mais cara da linha Jeep Compass com preço a partir de R$ 217, que por ser a mais completa do modelo não possui equipamentos opcionais e entrega muito conforto em todas as situações, no asfalto e inclusive em situações off-road.

A versão S T270 é equipada com o novo motor T270, que tem o maior torque e maior potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil e transmissão automática de seis velocidades. Com potência máxima de 185 cavalos quando abastecido com etanol, ele leva o Compass de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro.

A falta de uma opção de motorização híbrida tira pontos do modelo, já que seu principal concorrente, o Toyota Corolla Cross, oferece. Por outro lado, a fabricante japonesa não tem a oferta de uma eficiente motorização turbo flex e o Jeep Compass é o único que conta com opção do diesel em seu segmento.

Embora não tenha tração 4×4, o Jeep Compass S T270 é equipado com o TractionControl +, um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas, como é mais comum de ocorrer em situações off-road, uma boa vantagem frente aos seus principais concorrentes.

Esse sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, que utilizamos na subida da Pedra Grande, pico rochoso localizado na cidade de Atibaia/SP, bastou pressionar a tecla ASR OFF no painel.

A aventura acima foi facilitada pelo fato de o modelo ter ângulo de entrada de até 21,5°, possibilitando mais conforto e capacidade de vencer obstáculos cotidianos como buracos, canaletas e trechos off-road.

Outro recurso de destaque na versão é o modo Sport, que ao ser ativado é possível selecionar uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução e uso dos 185 cavalos de potência do modelo numa pegada mais esportiva.

Seu design também se destaca quando comparado aos Toyota Corolla Cross, com o abafador do escapamento muito baixo e exposto na traseira e o Volkswagen Taos, que tem sua beleza, mas se identifica como um mini-Tiguan. Seus faróis são em Full LED com assinatura em LED e os de neblina contam com a mesma tecnologia, o que garante mais segurança ao dirigir à noite, por exemplo.

Sua central multimídia tem tela de 10,1” Full HD e apresenta navegação embarcada e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio, o que não é novidade nem exclusividade do modelo.

Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligenceby Jeep Connect, que traz localizador de estacionamento e de posto de combustível através da central multimídia, Send& Go para pesquisa de algum ponto de interesse, como restaurantes, estacionamentos e outros estabelecimentos, LastMileNavigation, recurso permite ao usuário enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo e o remote Start, que possibilita ligar o modelo pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa.

A versão ainda é equipada com direção autônoma, controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCW), alerta de mudança de faixa (LDW), Park Assist e farol alto automático (AHB).

E para ampliar a segurança, o Jeep Compass S T270 conta também com frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista e rconhecimento de placas, que por meio da câmera frontal reconhece as placas de velocidade nas vias e informa o motorista através do painel de instrumentos.

Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, a versão traz também os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes e outro adicional para os joelhos do motorista.

Uma função que é muito útil para quem está com as mãos carregadas para encher o porta-malas é aquele conhecido movimento do pé por baixo do para-choque traseiro, que através de um sensor detecta a presença e aciona o sistema.

Completam a lista de equipamentos do Jeep Compass S T270 teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.

Ele está disponível nas novas cores Cinza Sting, Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon e Azul Jazz. No acabamento interno as cores são Preto, Marrom Arizona e Cinza Steel. 

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação e Sérgio Dias

Outros

Conheça a mais avançada versão da Fiat Toro

Publicado

em

toroFiat

É possível dizer que a Fiat Toro não tem concorrentes no mercado brasileiro. Com suas sete versões e duas opções de motorização, a picape lidera as vendas no segmento com ampla margem: até abril foram comercializadas cerca de 16 mil unidades contra 2.500 da Renault Oroch e 330 da Ford Maverick.

Apenas quando são consideradas as vendas de todos os tipos de picapes comercializadas no Brasil a Fiat Toro perde o reinado: para a Fiat Strada. Sua “irmã” mais nova lidera o mercado de picapes no País, tendo comercializado apenas no primeiro quadrimestre de 2022 cerca de 30 mil unidades.

O sucesso da Fiat Toro está ligado ao fato do modelo ser responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes com o conceito SUP – Sport Utility Pick-up, que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total.

O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar a Ultra Turbodiesel AT9, versão topo de linha que tem preço a partir de R$ 220 mil e tem de série, entre outros itens, capota rígida, Santo Antonio integrado e central multimídia com 10,1 polegadas.

Ela é equipada com motor 2.0 16V turbo diesel MultiJet II, com 170 cavalos de potência, 35,7 Kgfm de torque, tração 4×4 e transmissão automática de nove velocidades da alemã ZF. Esse conjunto mecânico também equipa as versões Endurance, Freedom, Volcano e Ranch.

A outra motorização disponível na linha Toro é a Turbo 270 Flex, uma boa novidade que melhorou e muito sua performance. Com 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol, completa o conjunto a transmissão automática de seis velocidades. Como se vê a família Fiat Toro não oferece versão com transmissão manual.

Considerando a primeira geração apresentada em 2016, o design da Fiat Toro ficou mais agradável e moderno com o capô com fortes vincos, o Logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis.

A Ultra que avaliamos tem elementos diferenciados na peça, rodas de liga leve de 17” e pneus AT plus com escrita branca, conferindo ainda mais exclusividade à versão.

A lateral segue com linha de cintura elevada e largas caixas de roda e a traseira conserva a abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso.

O interior mudou por completo, com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.

Com Cluster Full Digital 7’’, o painel de instrumentos é 100% digital com tela TFT, que proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

No quesito conectividade, passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados.

De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente.

A picape também conta com itens de tecnologia como o ADAS – Sistema Avançado de Assistência ao Condutor com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e segurança para condutor, passageiros e pedestres.

Outros diferenciais da Fiat Toro Ultra Turbodiesel AT9 são: moldura lateral da caixa de roda específica, estribo preto, assentos de couro com acabamento específico na cor vermelha, acabamentos interiores escurecido, bordado nas costas nos bancos dianteiros e tapetes de carpete com bordados.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

Continue Lendo

Outros

ABMRA apresenta campanha “O Agro é grande e com marketing fica ainda maior”, em busca de fortalecer união entre o agro e a comunicação

Publicado

em

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) lança campanha institucional com importantes mensagens, ajudando a valorizar a imagem do Agro como um setor pujante e mostrando o quão importante é a produção de alimentos, energia e fibras para a vida das pessoas e para o Brasil. A campanha, com criação da Agência Solis, leva a assinatura “O Agro é grande e com marketing fica ainda maior”, destacando o fato de que o marketing torna o setor ainda mais próspero para empresas e profissionais, além da necessidade do mix de comunicação para atingir os diferentes públicos. Uma das principais mensagens é como o Agro impulsiona os negócios em diversos segmentos da economia e, para aproveitar as oportunidades que o setor oferece, é preciso ter conhecimento.

As peças da campanha objetivam reforçar que a ABMRA oferece inteligência, informações e ferramentas para que os profissionais de marketing e comunicação construam estratégias de sucesso. 

“A ideia é ter ainda mais proximidade com quem já atua no setor e também atrair a atenção de empresas de outros setores e estimulá-las a olhar com atenção para o Agro. Queremos ser reconhecidos como a casa dos profissionais de marketing e da comunicação do Agro”, explica Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA.

A Associação entende que o marketing é uma ciência em constante evolução e que não há formulas prontas. “O que deu certo para uma marca pode não ser o melhor estratégia para outra. Também pensamos que, de tão importante, o marketing deveria ser uma das principais pautas e uma das prioridades dos líderes das empresas. Somos uma entidade que trabalha pelas boas práticas e pelo respeito profissional”, conclui Nicodemos.

A ABMRA reúne diversos representantes do Agro, incluindo indústrias de insumos, bens e serviços, veículos de comunicação, agências de propaganda, institutos de pesquisa, consultoria especializadas, dentre outros.

Continue Lendo

Outros

Sábado, 28 de Maio é Dia Mundial do Hambúrguer

Publicado

em

hamburger

Chegou o dia de comer, com mais gosto ainda, aquele clássico da gastronomia que pode ser apreciado nas mais diversas versões. O hambúrguer, inventado no século XVII, em Hamburgo, na Alemanha, e que ganhou fama nos Estados Unidos no século XX, tem um dia especial comemorado em todo o mundo: 28 de maio. Um sanduíche com carne grelhada, vegetais e molhos se tornou unanimidade depois que apareceu também em opções veganas e menos calóricas. Veja onde encontrar o lanche preferido e celebre o Dia Mundial do Hambúrguer:

Pimp Burger – rede de hamburguerias. El Gran Pimp é o burger para quem tem muita fome. O sanduíche leva  smash de carne 75g cada, queijo cheddar, cebola caramelizada de bacon e maionese da casa. R$ 24,90.

Açougue Vegano – rede de restaurantes veganos. O Mr. Vegan Melt é a dica da chef Michelle Rodriguez. O sanduba leva pão especial com hambúrguer de grão de bico ou shitake, um exclusivo molho cheddar a base de cenoura e cebolas marinadas no molho shoyo. R$ 29,90

Mr. Fit – rede de fast-food saudável. O Burguer Fit Soja leva um disco de 120g de carne de soja, maionese light, alface e tomate fresquinho, queijo derretido, molho lemon pepper e pão integral com gergelim. R$ 18,90.

A Pimp Burger tem duas unidades em Curitiba (PR), já o Agougue Vegano conta com unidades no em diferentes cidades do Rio de Janeiro, e São Paulo, Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Teresina (PI) e Manaus (AM), e a Mr Fit esta presente em 24 estados. Para saber a unidade mais próxima, consulte o site das marcas.

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares