Seja qual for o nicho de atuação, em algum momento pessoas ou empresas vão se deparar com a necessidade de produzir vídeos para abastecer as redes sociais. Segundo a Social Baker, uma boa estratégia de vídeos faz com que as pessoas percebam a presença nas redes, pois o conteúdo audiovisual aumenta o alcance de suas postagens mais do que com qualquer outro tipo de material. De acordo com dados do relatório “Digital in 2020”, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, 98% dos brasileiros com acesso a internet assistem vídeos. Isto comprova a importância de ter pelo menos conhecimentos básicos sobre o processo de edição, além de ter sempre à mão um editor de vídeo online para criações rápidas ou até mais elaboradas, editáveis em diversos dispositivos.

A necessidade é ainda mais evidente para produtores de conteúdo de todas as categorias e redes, pois somente no YouTube, milhões de vídeos são publicados semanalmente e apenas com um editor de vídeo de qualidade somado a muita criatividade podem colocar o material em uma posição competitiva.

Criadores de conteúdo que lidam periodicamente com o processo de criação de vídeos, começando pela elaboração do roteiro, passando pela gravação, edição e finalizando apenas na publicação, precisam garantir que cada ferramenta contribua com o produto final. Como o mercado audiovisual é bastante aquecido, a escolha do editor de vídeo online gera algumas dúvidas comuns, principalmente para iniciantes. São várias interfaces, valores e funcionalidades diferentes, daí a importância de analisar a fundo para acertar na decisão. Separamos alguns pontos importantes nessa escolha, confira:

O que levar em consideração na escolha do seu editor

Qual é o objetivo – Estabelecer uma meta de onde pretende chegar e qual público quer alcançar, pode facilitar a avaliação e a escolha do seu editor de vídeo online. A edição de vídeos comerciais, por exemplo, exige alguns templates característicos e recursos projetados para Marketing. Se o seu objetivo é criação de conteúdo pessoal e com efeitos específicos para as redes sociais, pesquise quais editores online são adaptáveis para vídeos em dispositivo móvel, já que a maioria do público acessa por meio do celular. O ideal é encontrar um software que entregue todas as necessidades. Seja minucioso na análise de seus objetivos

Facilidade – Opte por editores com layout simples e acessórios intuitivos. Isso evita que o processo de edição seja muito longo e que mais pra frente você lide com situações irritantes, como não conseguir utilizar ferramentas essenciais de exportação de imagens, gravador de voz ou adicionar efeitos e até salvar e compartilhar com a qualidade necessária. Antes de iniciar, avalie a complexidade dos recursos.

Layouts prontos – Nem todo editor de vídeo online oferece um catálogo de templates pré montados e disponíveis para editar. Mas essa pode ser uma “mão na roda” em criações de última hora ou até para inspirar produções futuras. Geralmente os layouts são feitos por profissionais do audiovisual que capricham na composição de cores, efeitos e fontes, ideal para quem está iniciando ou buscando o aperfeiçoamento desta arte.

Custo benefício – Alguns editores de vídeo online são gratuitos, mas em muitos casos, limitados a execuções simples. A maioria, também possui algumas marcas d’água ou logos que atrapalham o visual do vídeo e não garantem uma qualidade digna de grandes produções. Se estes fatores são incômodos ou inapropriados para o seu conteúdo, vale investir na assinatura de um editor que pode trazer ganhos e visibilidade para a sua marca, para as redes sociais ou demais objetivos.

Atualidade – Opte por editor de vídeo online que esteja alinhado com as necessidades atuais e que seja moderno. Procure por marcas que investem em tecnologia e privacidade das informações, além de garantir que o conteúdo seja entregue e usual para multiplataformas. Fique atento ao que tem de novo no mercado.

Fique atento aos detalhes e boa escolha!