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Como as novas tecnologias podem aprimorar a relação da empresa com seus clientes?

Saiba o que deve adaptar na sua empresa para melhorar o relacionamento com os clientes

Diante da enorme ascensão das mídias sociais e das ferramentas tecnológicas, a forma de consumir produtos e serviços mudou, fazendo com que não seja necessário sair de casa. Com apenas um clique e em poucos dias, os produtos ou serviços adquiridos estarão em suas mãos, contribuindo para que a corrida entre empresas concorrentes fique cada vez mais acirrada.

Os consumidores não são mais os mesmos, pois com a nova dinâmica tecnológica, comercial e social, há muito mais exigências de qualidade de produto, e principalmente, de atendimento.

Dessa forma, para que uma empresa consiga fidelizar seus clientes e conquistar novos, ela precisa investir em tecnologias capazes de fornecer um atendimento rápido e eficiente, como o CRM, para que não seja substituída por seu concorrente.

Abaixo, separamos alguns exemplos de tecnologias que estão revolucionando o mercado e melhorando significativamente a experiência do consumidor, a fim de construir uma relação saudável e funcional entre empresa e cliente.

CRM

Muito utilizado pela maioria das empresas hoje em dia, o CRM (Customer Relationship Management) ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente, otimiza o atendimento e possibilita o registro de informações de toda a base de clientes para serem usadas e analisadas futuramente.

O CRM permite criar uma estratégia de gestão eficiente, com referência aos dados obtidos, e assim, direcionar seu negócio de uma maneira em que objetivos e metas sejam alcançados com mais rapidez.

Além disso, é extremamente importante alinhar o CRM com a equipe de vendas para que a busca por novos clientes seja mais assertiva e o relacionamento com os já fidelizados continue sendo duradouro.

Chatbots

Para quem não conhece, chatbots são atendentes virtuais capazes de responder dúvidas e solucionar problemas dos usuários através de mensagens de texto.

A intenção dos chatbots é fazer a vez de um atendimento humano, ou seja, proporcionar um diálogo natural para fazer com que o usuário não tenha a impressão de que está falando com um programa de computador.

Isso faz com que haja uma otimização dos processos e melhora da relação da empresa com seus potenciais clientes.

WhatsApp Business

Para empresas de pequeno e médio porte, o aplicativo de mensagens mais famoso do mundo lançou uma versão específica para empresas, o WhatsApp Business.

Em geral, o aplicativo permite às empresas terem um maior controle dos seus clientes e uma melhor interação com eles, devido à praticidade que um contato por meio desse aplicativo promove.

Com ele, as empresas conseguem customizar um perfil, classificar os clientes em etiquetas e ainda, mensurar o recebimento das mensagens enviadas. A interface da plataforma é bem parecida com a do WhatsApp Messenger, sendo simples e funcional.

É uma boa opção para as empresas que estão querendo aderir totalmente à crescente transformação digital que vem acontecendo.

Redes Sociais

As redes sociais têm dado voz aos consumidores, fazendo com que eles exponham suas opiniões referentes a diversos assuntos, inclusive sobre serviços e produtos adquiridos de inúmeras empresas.

São os canais mais acessados pelos clientes atualmente e funcionam como uma forma de substituição do SAC, pois permitem que os usuários entrem em contato diretamente com as empresas, façam elogios e reclamações e sanem suas dúvidas.

Outro fator é que nas redes sociais é bem mais fácil divulgar sua marca e atrair o público com conteúdo relevante, conquistando assim, muitos fãs e adoradores do seu produto ou serviço.

Depois de todas essas informações, não restam mais dúvidas a respeito da enorme ajuda que as novas tecnologias vêm proporcionando ao relacionamento entre empresa e cliente. Sendo assim, escolha a que se adéque ao perfil de sua empresa e embarque nessa nova era tecnológica de comunicação.

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