Quem acompanha futebol há alguns anos pelo menos vai se lembrar do Ituano não apenas pela campanha de título paulista em 2014, mas também quando o Galo rubro-negro faturou o Paulistão lá em 2002.
Ainda assim, certamente o troféu mais recente é o mais comemorado pelo torcedor, já que foi conquistado em campanha que teve o Palmeiras como adversário na semifinal e o Santos na finalíssima. A pergunta é: alguém fora dos Quatro Grandes pode conseguir o feito do Ituano agora em 2020? Dá para apostar em um time de menor expressão?
Red Bull Bragantino
Não vamos falar de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo aqui como candidatos, já que eles são os óbvios. Assim sendo, nada mais justo do que começar com o único paulista fora esses que estará na Série A do Brasileirão em 2020: o Red Bull Bragantino.
O mero nome “Red Bull” já faz com que todos saibamos que se trata de um novo-rico do futebol (ou de qualquer esporte, se pensar, por exemplo, na Fórmula 1 também).
Clubes estrangeiros com o mesmo sufixo, como o Leipzig e o Salzburg, na Alemanha e na Áustria, respectivamente, vem experimentando sucesso crescente em suas ligas, e o mesmo parece que vai acontecer com o Bragantino, clube histórico que agora faz parte do grupo RB.
O clube alvinegro só conquistou acesso ao Paulistão Série A-1 para 2018 e, no ano seguinte, foi campeão da Série B brasileira. Isso dá uma boa noção do nível de investimento colocado no clube.
Contando com nomes já conhecidos, como o goleiro Júlio César (ex-Corinthians) e Artur (ex-Palmeiras), além de até mesmo um estrangeiro, caso do lateral equatoriano Léo Realpe, o Bragantino chega cheio de expectativas e com algum favoritismo – o que não é garantia de sucesso. Basta ver que as odds do time na casa de apostas Betfair para o jogo contra a Inter de Limeira eram bem favoráveis, mas o Red Bull acabou derrotado por 1×0.
Guarani
Falar do Guarani é falar em tradição, afinal, como o próprio Bugre tem muito orgulho em dizer, trata-se do único campeão brasileiro do interior até os dias de hoje (referência ao histórico título do Brasileirão de 1978).
Faz um tempinho que não vemos o time de Campinas na primeira divisão, já que a última Série A em que esteve presente foi a de 2010. Ainda assim, o Bugre vira e mexe surpreende no Paulista. Basta lembrar o que foi o Paulistão 2012, quando o time bateu a arquirrival Ponte Preta e chegou na final contra o Santos de Neymar. É verdade que acabou derrotada, mas a volta, num Morumbi lotado, foi um dos melhores jogos de estadual da década.
Para 2020, é verdade que o Guarani corre totalmente por fora quando o assunto é chance de título, mas o clube tem a seu favor não apenas a camisa pesada, mas o histórico de calar a boca de muita gente quando menos se espera. O começo não foi bom por enquanto, mas nunca se sabe o que o Bugrão pode puxar da cartola.
Ponte Preta
Se falamos de chances do Guarani, é claro que temos que falar das chances da Ponte Preta, mais antigo clube do estado e segundo do Brasil. Tradição não falta na Macaca de Campinas, o que falta são troféus, como os rivais jamais deixarão de lembrar.
Quando o assunto é Paulistão, as lembranças do torcedor pontepretano são agridoces, para ser gentil. A Ponte coleciona vice-campeonatos, contando aí sete temporadas de derrota na finalíssima, incluindo algumas históricas, como em 1977 contra o Corinthians.
Talvez seja um pouco otimista demais para o torcedor da Ponte acreditar que seu primeiro título de Paulista venha agora, quando o clube falhou miseravelmente em subir para a Série A do Brasileirão e tem um elenco, no máximo, razoável.
Mesmo assim, a Ponte tem aquela camisa pesada, tão necessária para chegar longe, e a dedicação de quem daria a vida por um troféu de primeira grandeza.
Santo André e Novorizontino
Fora dos quatro grandes paulistas, dos rivais campineiros tradicionais e do endinheirado Bragantino, podemos dar alguma atenção para os completos azarões Santo André e Novorizontino. Os dois venceram seus dois primeiros jogos e estão empatados na liderança do mesmo grupo (B, o do Palmeiras).
É difícil? É. É quase impossível? É. Além disso, casas de aposta como a Sportingbet não costumam dar muita moral para clubes que nunca venceram campeonatos importantes antes, mas, como falamos no começo, o Ituano de 2002 e 2014 chegou onde chegou, não é verdade?
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98