Outros

5 perguntas principais sobre vacinação de cachorros

Tem quem aguente o rostinho dos nossos cãezinhos logo depois de tomar uma vacina? Molinhos, sonolentos e andando pelos cantos, parece ser uma situação traumática para os pequenos. Por conta disso, muitas pessoas se perguntam N coisas a respeito das vacinas para cachorros.

É realmente necessário? Quando aplicar? Entre outras dúvidas, e são exatamente essas questões que responderemos logo abaixo. Tem alguma questão a respeito das vacinas caninas? Leia esse artigo e saiba mais.

Tudo o que precisa saber sobre vacinação de cães

Anuncio


Para evitar problemas de saúde que a medicina veterinária já encontrou a solução, os cachorros já começam a tomar vacinas nos primeiros meses de vida, antes mesmo de poderem sair de casa e entrar em contato com outros animais.

Não somente importantes para os cães como para seus donos, as vacinas para cachorros são de vital importância até mesmo para os humanos já que uma vasta gama de doenças dos pequenos podem ser passadas para nós.

Mas, quais as principais vacinas que devo me preocupar?

Obrigatoriamente deve constar no calendário de vacinação as doses múltiplas ou polivalentes: v8; v10 e vacina anti-rábica. As duas primeiras são contra doenças como hepatite, cinomose, parvovirose, lepstopirose, adenovirose e por fim a parainfluenza canina, a maior parte dessas doenças letais.

A anti-rábica protege o seu cãozinho contra a raiva, além de ser um requisito para viagens internacionais com ele, ok? Atenção especial aqui aos viajantes!

Quando devo aplicar as vacinas para cachorros?

Geralmente a primeira imunização acontece aos 30 dias, começando com o vermífugo, e após 10 dias as polivalentes, assim como anti-pulgas. Logo depois, aos 60 dias uma vacina contra doenças respiratórias e aos 120 dias, a anti-rábica.

Essa ordem pode se alterar de acordo com o porte do animal ou com os desdobrares. É muito comum que cães tenham vermes quando pequenos, e esses podem ser resistentes à uma única dose de vermífugo, sendo necessário aos 60 dias uma segunda dose da vacina.

Só devo dar vacinas enquanto o cachorro é filhote?

Não mesmo, algumas vacinas, tais quais a anti-rábica e vacinas contra doenças respiratórias precisam ser tomadas anualmente. Preste atenção nisso e nunca esqueça de dar essas vacinas para que seu cão não tenha uma queda imunológica. Caso isso venha a acontecer, não se desespere, leve o seu cachorro ao veterinário de confiança e providencie os exames necessários para dar prosseguimento à imunização.

Vacinas para cachorro são caras?

Num geral, não muito. Por experiência, podemos dizer que os valores costumam flutuar entre 250 a 350 reais (o conjunto das primeiras doses), caso esteja planejando adotar um cachorro, talvez seja salutar colocar esses valores como gastos previstos!

Como tornar a vacinação menos traumática?

Como o dito anteriormente lá no começo do texto, dar vacinas para cachorros costuma ser uma cena não muito bonita, já que por serem muito novos, a dor experienciada por eles é uma das maiores de toda a vida, além da área dolorida que se forma depois.

Para tornar a experiência do cãozinho, assim como a sua, mais digerível, recomenda-se fazer o procedimento em casa, ou na impossibilidade disso, levar um paninho, brinquedo ou algo que passe segurança ao cão. Se o seu cão for agressivo, talvez seja necessário usar focinheira, tá bem?

Saúde em primeiro lugar

Na primeira vacina, principalmente após o vermífugo, as fezes de seu cão podem apresentar uma bela quantidade de vermes, e isso é okay, significa apenas que o remédio está fazendo o seu efeito previsto, matando os vermes e expelindo-os.

Caso depois de 15 dias em média o seu cachorro ainda apresente vermes nas fezes, vômitos ou falta de apetite, talvez seja necessário conversar com o veterinário, a fim de fazer um exame e reaplicação do vermífugo!

Agora que todas as suas dúvidas foram sanadas, é só correr para o veterinário de sua confiança a fim de deixar o seu peludo imunizado e saudável!

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo