Festa sempre é bom, seja ela de casamento ou de aniversário. E fica ainda melhor quando é possível economizar, deixando tudo bonito e agradável para os convidados, mas sem esvaziar os bolsos. Aqui falaremos sobre 5 dicas para fazer a sua festa sem gastar muito dinheiro.

Tem sido cada vez mais comum preparar por conta própria os convites, já que assim eles ficam com a cara do aniversariante. E isso pode ser feito de uma maneira muito mais simples do que você imagina, não é preciso dominar nenhum complexo programa de edição.

1 – Prepare em casa o convite

Se você está afim de economizar em uma festa, o melhor a fazer é preparar em casa o convite de aniversário. Se no passado era complicado para fazer isso por conta própria, com a necessidade de utilizar programas pesados e difíceis de mexer, hoje isso mudou.

Quem prepara convites em casa economiza uma boa grana, já que poderá desenvolver o modelo da forma que quiser, ou pegar algum pronto e fazer edições, trocando o nome da criança, por exemplo. O Adobe Spark é uma ótima ferramenta para isso, ele te ajudará nesta tarefa.

2 – Escolha das lembrancinhas

Uma forma de economizar nas lembrancinhas das festas de criança é comprando papéis coloridos em vez de saquinhos. Outra alternativa é usar garrafinhas, que podem ser enchidos com balas. Assim você vai economizar na conta e a criançada vai adorar.

Faça uma boa pesquisa antes de definir quais serão as lembrancinhas, existem algumas opções bem interessantes e que podem ser duradas, como lápis de cor, livros para colorir e outros itens que podem ser comprados em atacados. Aqueles fracos de bolhinhas de sabão nunca podem ser descartados.

3 – Pesquise antes de comprar os materiais

Parece óbvio, quem pesquisa acaba economizando, mas muita gente não faz isso. Pesquise bem antes de fazer as compras dos materiais que serão utilizados na festinha, como guardanapos e outros descartáveis. Confira sempre os preços em atacados, já que lá costuma sair mais barato quando mais unidades são compradas.

Uma dica para reaproveitar itens em anos seguintes é pensar mais nas cores do que no tema da festa, outra questão é que os itens sem personagens na maioria das vezes saem mais barato do que outros lisos.

4 – Economize nas brincadeiras

Quem pretende fazer uma festa sem gastar muito deve ficar atento para as brincadeiras que serão realizadas. Não é necessário contratar um animador ou alugar brinquedos. Pense em brincadeiras clássicas, que continuam animando a garotada mesmo em tempos de internet.

Temos exemplos bem fáceis de organizar e que vão chamar atenção das crianças, dança das cadeiras, caça ao tesouro, corrido do saco e o canto do desenho, por exemplo, são bem interessantes para festas infantis.

5 – Prepare um cartão

As quatro dicas anteriores foram destinadas a quem prepara a festa, essa também pode ser, já que o material pode ser entregue para o seu filho, por exemplo. Ainda assim, caso você seja apenas convidado para a festa e deseja entregar um cartão de aniversário, pode fazer isso em casa, não precisa comprar.

No cartão de aniversário é interessante escrever sobre as qualidades da pessoa que receberá o material, suas habilidades e porque ela é importante na sua vida. O modelo de cartão de aniversário deve ser feito de acordo com a sua personalidade, tentando obviamente agradar quem receberá.

Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay