Dinheiro

Se você está iniciando (ou pretende iniciar) no mundo financeiro, saiba que é preciso muito estudo e conhecimento sobre o mercado. Com o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia, todos os dias surgem novos investimentos e possibilidades, que podem ser ótimos negócios. Além disso, existem investimentos que estão há muito tempo no mercado, sendo importantes para entender alguns mecanismos do mercado financeiro. Você também aprenderá que conhecer sobre formas diferentes de investimentos ajudará você a diversificar a sua carteira, minimizando perdas muito grandes e conseguindo lucros em investimentos diferentes. Desta forma, vamos apresentar a seguir 4 formas de investimento que você deve conhecer, seja qual for as suas intenções como investidor.

Ações: As ações são, provavelmente, uma das mais conhecidas formas de investimento e também uma das mais importantes dentro do mercado financeiro. As ações são, basicamente, uma fração do capital social de uma empresa. Sendo assim, a partir do momento que você adquirir as ações de uma empresa, você se tornará sócio (minoritário) deste negócio, participando dos lucros e também dos prejuízos desta empresa. Entre as ações existentes no mercado, existem dois tipos principais: as ações ordinárias e as ações preferenciais. As ações ordinárias são aquelas que dão direito a voto, enquanto as preferenciais recebem primeiro os lucros distribuídos aos acionistas.

Imóveis: Os imóveis também são uma das formas mais tradicionais de investimento. Você pode investir em imóveis através da venda/compra/locação direta de empreendimentos residenciais e comerciais, terrenos e loteamentos. Entre as principais vantagens dos imóveis, merecem destaque a segurança destes investimentos, que estão imunes à quebra de bancos, assim como o seu potencial de rendimento, uma vez que a demanda habitacional está aumentando e, com isso, a grande maioria dos imóveis estão se valorizando. Além disso, os imóveis também podem gerar renda passiva, como ocorre no caso da locação de imóveis de qualquer espécie.

Renda fixa: Os investimentos em renda fixa são muito procurados por investidores que não querem se arriscar no mercado e procuram por segurança e estabilidade. Desta maneira, estes investimentos podem ser utilizados também por investidores que ainda não possuem uma reserva de segurança, visto que parte dos investimentos em renda fixa possuem liquidez diária. Os investimentos em renda fixa recebem este nome porque a rentabilidade deste investimento é definida no momento da compra, ao contrário do que acontece com as ações, as criptomoedas e até mesmo os imóveis.

Criptomoedas: Já as criptomoedas são investimentos recentes, quando comparadas com as outras formas de investimento que mostramos acima. Apesar de ainda possuírem uma certa desconfiança por parte dos investidores, as criptomoedas são opções lucrativas que podem ser ótimas para diversificar a sua carteira de investimentos. Mesmo com a consolidação do bitcoin e das principais criptomoedas no mercado mundial, é necessário tomar alguns cuidados com este tipo de investimentos, uma vez que as criptomoedas são investimentos que podem apresentar altíssimas valorizações ou quedas em um curto espaço de tempo. Diante disso, é recomendado que você conheça pelo menos um pouco sobre as criptomoedas antes de começar a investir.

Desta forma, foram apresentados acima 4 das principais formas de investimento que existem atualmente no mercado. Obviamente, estas formas foram apresentadas apenas de uma maneira introdutória, e é recomendado que você estude cada uma destas formas com detalhes antes de começar a investir. Com isso, você poderá entender melhor o funcionamento e os riscos de cada uma destas formas de investimentos, além de definir também qual é o seu perfil de investidor e quais serão as suas estratégias no mercado financeiro. Mesmo com a necessidade de aprender sobre o mundo financeiro, é fortemente recomendado que você faça isso, visto que a poupança rende cada vez menos e precisamos de maneiras diferentes para guardar e valorizar nosso capital para o futuro!