Connect with us

Outros

15 livros inesquecíveis que você deve ler para entender mais sobre a vida

livros

Conheça alguns títulos que são indispensáveis para enriquecer ainda mais seu nível cultural.

A história dos livros data de milhares de anos. Ela está diretamente atrelada ao desenvolvimento da escrita, que os estudiosos acreditam ter ocorrido na civilização Suméria, a qual deve ter vivido entre 5.500 a.C. e 4.000 a.C. de acordo com sugestões de historiadores modernos.

Anuncio

Se a escrita pode ter surgido neste intervalo, acredita-se que a impressão de livros tenha começado entre 618 d.C. e 907 d.C. na China, período da famosa Dinastia Tang. Logo, mesmo pelas previsões “mais recentes”, os livros impressos já devem ter mais de 1.100 anos.

Durante todo esse tempo, certas obras ganharam um lugar de destaque na história e são consideradas como indispensáveis para os amantes da leitura, bem como para aqueles que querem entender melhor a vida e seus desdobramentos.

Advertisement

Nós escolhemos 15 dessas obras, que de alguma forma podem agregar em sua vida e ajudar com o seu desenvolvimento. Continue a leitura para descobrir quais são elas!

15 livros que você deve ler para entender melhor a vida

Com tantas sugestões, que abordam uma série de assuntos, pensamentos, teorias, posições e pontos de vista, você já terá reservado o seu tempo de leitura de qualidade por bom tempo!

1 – A República (Platão, década de 379 a.C.)

Advertisement

Este é o mais famoso dos diálogos de Platão, o filósofo grego, narrado em primeira pessoa por Sócrates, que parte de uma busca pela definição de Justiça e versa sobre uma série de temas, da própria injustiça a outros pontos políticos, psicológicos, metafísicos e epistemológicos.

O destaque do livro fica por conta das divagações do filósofo sobre o tema. Ele foi dividido em 10 livros e subdividido em capítulos e, embora seja uma leitura densa, é uma das mais conhecidas obras de filosofia política de todos os tempos.

2 – Guerra e Paz (Liev Tolstói, de 1865 a 1869)

Uma das obras mais volumosas da literatura universal, o romance histórico narra a história da Rússia na época de Napoleão Bonaparte com detalhes ricos e realistas, além de várias descrições psicológicas que transformam o livro em um dos maiores na História da Literatura.

Advertisement

Nem mesmo Tolstói previa que a obra faria tanto sucesso, mas sua teoria fatalista de que o livre arbítrio não seria tão importante e que todos os acontecimentos apenas obedeceriam a um determinismo histórico se transformou em uma obra notável.

3 – A Bíblia (vários autores, provavelmente de 1.500 a.C. a 450 a.C. e de 45 d.C. a 90 d.C.)

A Bíblia é uma coleção de textos de valor sagrado para o cristianismo, na qual são narradas interpretações religiosas sobre o motivo da existência do homem na Terra. A tradição aceita pela maioria dos cristãos é que ela tenha sido escrita por 40 autores e por um período de quase 1.600 anos.

Este é o livro mais vendido de todos os tempos e também o que foi traduzido para mais idiomas.

Advertisement

4 – O Alcorão (Maomé, provavelmente de 610 a 632)

O Alcorão é o texto sagrado do islamismo, tido como sendo as últimas palavras que Deus disse a Maomé por meio do anjo Gabriel por um período de 23 anos. O livro é o pilar da religião islâmica.

5 – A Torá (Moisés, provavelmente de 1445 a.C. a 1400 a.C.)

A Torá é designada como sendo um rolo de pergaminho em que foram escritos os cinco primeiros livros de Moisés, contida no Tanakh, a Bíblia Hebraica.

Advertisement

Chamada de Pentateuco no cristianismo, é uma forma de vida para os judeus e traz uma série de ensinamentos e métodos práticos para a vida, a qual influenciou a arte e a literatura de várias formas ao longo da história.

6 – Analectos de Confúcio (Confúcio, sem data definida)

Coletânea de provérbios e ideias do filósofo chinês Confúcio. Acredita-se que ele tenha sido escrito por alguns de seus seguidores e, hoje, é considerado o livro mais importante no confucionismo.

Embora Confúcio possa ser retratado como um filósofo oriental obscuro e impenetrável na cultura pop atual, muitos de seus ensinamentos envolvem lições morais similares às que aprendemos na infância, incluindo uma versão primitiva da ética da reciprocidade – trate os outros como você gostaria de ser tratado.

Advertisement

7 – O Profeta (Khalil Gibran, 1923)

Obra mais conhecida de Khalil Gibran, O Profeta é uma poesia em prosa inspiradora e que versa sobre uma filosofia simples: viver bem com os pensamentos, comportamentos e escolhas.

O autor traz uma reflexão sobre a beleza da vida e a bondade e ensina sobre amor, trabalho, alegria, morte e vários outros temas importantes, o que torna a obra acessível e recomendável para pessoas de diferentes idades.

8 – O Segundo Sexo (Simone de Beauvoir, 1949)

Advertisement

A obra da filósofa francesa é considerada como o ponto de partida da segunda onda do feminismo e visa documentar a opressão sistemática sofrida pelas mulheres ao longo da história.

Simone de Beauvoir deu voz às frustrações que muitas mulheres sentiam, mas não sabiam como articular. O livro explica com vários exemplos como as mulheres foram tratadas como cidadãs de segunda classe e é uma obra imperdível para quem deseja aprender sobre o tema desde suas raízes.

9 – 1984 (George Orwell, 1949)

A clássica obra de George Orwell iniciou o subgênero de distopia, em que os autores imaginam um futuro não tão distante como um verdadeiro pesadelo, em um lugar controlado pelo governo, geralmente com uma censura crescente e sem liberdade.

Advertisement

O enredo fala sobre um homem que vive em uma sociedade controlada por um líder chamado de Grande Irmão, que rege por meio de medo, força, vigilância e um culto de personalidade, embora não se saiba exatamente se ele existe ou não.

Curiosamente, foi deste livro que surgiram expressões e termos usados até hoje, como “Big Brother” e “2 + 2 = 5”.

Compre aqui > https://amzn.to/3mIh64Z

10 – A Arte da Guerra (Sun Tzu, século IV a.C.)

Advertisement

Este tratado militar foi adotado pelos empresários como um livro de sugestões sobre como viver no mundo do capitalismo.

Cada um dos 13 capítulos fala sobre um diferente aspecto da guerra, a qual Sun Tzu, general militar chinês e estrategista respeitado, achava que devia ser evitada ao máximo e completada de maneira rápida e eficiente quando necessária.

Os ensinamentos do livro foram adotados pelo mundo dos negócios e do direito para que seja possível como aprender a vencer argumentos e negociações.

11 – O Diário de Anne Frank (Anne Frank, 1947)

Advertisement

Provavelmente, este é o livro mais importante e conhecido sobre o Holocausto. Anne Frank era uma adolescente que tinha um diário bem detalhado enquanto se escondia com sua família por dois anos durante a ocupação nazista nos Países Baixos.

Ainda bem jovem na época, ela recebeu o diário como presente em seu aniversário de 13 anos e o utilizou para mostrar como ela tentava levar uma vida “normal” enquanto o mundo estava em um dos períodos mais sombrios da história moderna.

12 – A Mística Feminina (Betty Friedan, 1963)

Este clássico de Betty Friedan é creditado por trazer mais destaque à segunda onda do feminismo. Enquanto a primeira focava em questões como os direitos de voto e de propriedade para as mulheres, a segunda falava sobre sexualidade, família, trabalho e direitos reprodutivos.

Advertisement

Friedan se inspirou para escrever o livro quando foi solicitada para fazer uma pesquisa com suas antigas colegas de escola no Smith College para o seu 15º encontro, quando percebeu que a maioria delas estava muito infeliz em seu papel como mães e donas de casa.

13 – A Origem das Espécies (Charles Darwin, 1859)

O evolucionismo é um tópico ainda bastante controverso nos dias de hoje, e tudo começou com as descobertas de hereditariedade e seleção natural feitas por Charles Darwin, as quais foram documentadas neste livro.

Por meio da observação de gerações de várias plantas e animais, Darwin percebeu como as criaturas evoluem e se adaptam aos ambientes naturais em um processo de sobrevivência. Publicado em 1859, este é o livro que baseia as ciências da vida.

Advertisement

14 – O Manifesto Comunista (Karl Marx e Friedrich Engels, 1848)

Este breve manifesto foi publicado em 1848 e provocou uma série de revoluções antes de ser mal interpretado por pessoas que buscavam criar seus ideais no mundo real.

O livro é um dos trabalhos mais influentes de todos os tempos na teoria política, além de ser uma verdadeira lição de que algumas ideias boas, ou pelo menos bem-intencionadas, podem ser distorcidas pelas pessoas.

Muitos concordam que este livro é “bom na teoria, mas não na prática”, enquanto outros acreditam que é possível e factível ter uma sociedade como a que Marx descreve para o benefício da humanidade. Seja qual for o seu pensamento, a fama e a influência do livro são inegáveis.

Advertisement

15 – As Fábulas de Esopo (Esopo, de 620 a.C. a 560 a.C.)

Para fechar nossa lista, As Fábulas de Esopo é uma coletânea de fábulas e contos creditados a Esopo, um escravo da Grécia Antiga que supostamente escreveu ou colecionou tais contos em algum momento de sua vida, entre 620 a.C. e 560 a.C.

Fábulas como “a tartaruga e a lebre” e “a formiga e o gafanhoto” ainda são ensinadas a crianças por todo o mundo e interpretadas de várias formas. Por meio de personagens animais e situações fantasiosas, podemos aprender lições simples, como “devagar se vai ao longe”.

Enriqueça sua bagagem literária e entenda melhor o mundo!

Advertisement

As obras retratam diferentes pontos de vista, crenças, teorias e assuntos, mas não se pode negar que ocupam um lugar de destaque na literatura, tendo influenciado mais ou menos intensamente o mundo para que ele estivesse como está hoje.

Reserve um tempo e leia esses livros quando possível. Certamente, você conseguirá perceber como seu conteúdo influenciou na construção da nossa sociedade, além de aprender uma série de lições valiosas! Ah, e por aí está cheio de sites com cupons de desconto para você adquirir por um valor ainda mais barato.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Outros

7 motivos para comprar o Jeep Compass Overland 2025

jeep compass

O Jeep Compass Overland 2025 chega ao Brasil e, por isso, o Portal Hortolândia revela 7 motivos para você ter o seu. Mesclando tecnologia, bom desempenho e preço interessante em comparação com os concorrentes, é possível que seja destaque ao longo do tempo. Então, vem com a gente para saber mais.

Motivos para comprar o seu Jeep Compass Overland 2025

Desempenho impressionante:

Equipado com um motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, o Jeep Compass Overland 2025 oferece uma potência de 272 cv e um torque máximo de 40,8 kgfm. Isso proporciona uma experiência de condução dinâmica e emocionante.

Aceleração excepcional:

Anuncio

Com uma transmissão automática de nove marchas e tração dianteira, o veículo apresenta uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, garantindo uma resposta rápida e suave ao acelerador.

Jeep Compass Overland 2025

Velocidade máxima impressionante:

Com uma velocidade máxima de 228 km/h, o Jeep Compass Overland 2025 oferece um desempenho excepcional em estradas e rodovias, proporcionando uma condução ágil e segura.

Eficiência de combustível:

Apesar de seu desempenho potente, o Jeep Compass Overland 2025 oferece uma boa eficiência de combustível, com um consumo de 8,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, permitindo economia de combustível em longas viagens.

Advertisement

Design elegante e robusto:

Com seu design moderno e robusto, ele se destaca nas ruas e estradas, combinando estilo e funcionalidade para uma experiência de condução única.

Tecnologia avançada:

Equipado com recursos tecnológicos de última geração, como sistema de entretenimento, conectividade Bluetooth e controle de cruzeiro adaptativo, o Jeep Compass Overland 2025 oferece uma experiência de condução moderna e confortável.

Valor acessível em relação aos concorrentes:

Com um preço inicial de R$ 266.990, o Jeep Compass Overland 2025 oferece um excelente custo-benefício para aqueles que buscam um SUV de alta performance, com conforto, segurança e estilo.

    Advertisement

    COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
    Compartilhar no Facebook

    Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
    Continue Reading

    Outros

    Procura-se por Snoopy perdido no São Jorge

    snoopy

    Procura-se por animal perdido no bairro Jardim são Jorge

    Munícipe morador(a) do bairro Jardim são Jorge procura pelo seu animal perdido

    Anuncio

    O animal procurado/encontrado trata-se de um Cachorro

    Características do animal: Pintcher preto com manchas marron .
    Rabo grande
    Atende pelo nome snoopy

    Advertisement

    Caso encontre favor entrar em contato com Thayara Rosana Juvencio no telefone 19992696035

    Atenção: Esta postagem foi enviado de um formulário no Portal Hortolândia, todas as informações aqui são de responsabilidade da pessoa que preencheu o formulário.

    Perdeu seu animal de estimação ou encontrou um animal perdido? Acesse o link e preencha o formulário que publicamos pra você
    https://www.portalhortolandia.com.br/procura-se-animais

    Advertisement

    COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
    Compartilhar no Facebook

    Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
    Continue Reading

    Outros

    Volkswagen T-Cross 2025: confira o que muda na nova versão do modelo

    t cross

    O Volkswagen T-Cross 2025 chegará ao mercado nacional em breve e está totalmente renovado. Primeiramente por conta de um design moderno e sofisticado e, em seguida, pela nova grade frontal iluminada por LEDs, que adiciona um toque de elegância e tecnologia ao veículo.

    Ficou curioso e deseja saber mais sobre o T-Cross? Então, vem com a gente!

    Volkswagen T-Cross 2025

    Atualizações do Volkswagen T-Cross 2025

    Anuncio

    Uma central multimídia flutuante casa-se perfeitamente como o painel, antes mais retilíneo. Assim como o acabamento interno foi aprimorado com materiais de melhor qualidade, oferecendo uma sensação mais premium e suave ao toque no painel e nas portas.

    Em termos de tecnologia, há:

    • climatização digital com comandos touch,
    • carregamento de celular por indução e
    • uma nova tela de multimídia mais integrada e funcional.

    Segurança do Volkswagen T-Cross 2025

    A segurança é algo fundamental para a marca alemã e, por isso, preocuparam-se em ter a classificação de cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, sendo reconhecido como um dos SUVs compactos mais seguros do mercado.

    Ele oferece uma série de recursos avançados de segurança, como alerta de colisão, comutação automática de farol alto, leitor de placas e assistente de correção de faixa, proporcionando uma condução mais segura e tranquila para os ocupantes.

    Advertisement

    COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
    Compartilhar no Facebook

    Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
    Continue Reading

    Noticias

    Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
    Nossa Cidade2 horas ago

    Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

    Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

    vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
    Nossa Cidade3 horas ago

    Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

    Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

    trem intercidades trem intercidades
    Nossa Região3 horas ago

    Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

    O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

    Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
    Policial7 horas ago

    Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

    Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

    Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
    Policial8 horas ago

    Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

    Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

    Praça da Cidadania Praça da Cidadania
    Nossa Região8 horas ago

    Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

    Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

    Clínica Ability Therapy - tea Clínica Ability Therapy - tea
    Nossa Cidade8 horas ago

    Clínica em Hortolândia inaugura atendimento diferenciado para crianças com TEA

    No último sábado (20/04), diversas famílias participaram da abertura de um novo espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento de crianças...

    Advertisement
    cinema

    Populares