Economia

SELIC: Taxa básica de juros se mantém em 13,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a tava básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. A decisão foi ajunciada após a reunião do comitê que aconteceu nesta quarta-feira(3).

A taxa continua no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Essa foi a sexta vez seguida em que o BC não mexeu na taxa, que permanece nesse nível desde agosto do ano passado.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica, iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

O QUE É A SELIC

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. A sigla “Selic” significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é o sistema utilizado para a negociação dos títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional.

A Taxa Selic é utilizada como referência para a definição dos juros de diversos produtos financeiros, como empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, entre outros. Ela influencia diretamente na economia do país, já que serve como instrumento para o controle da inflação e para a estabilidade financeira. Quando a Selic está alta, o crédito fica mais caro e as pessoas tendem a consumir menos, o que pode ajudar a conter a inflação. Quando a Selic está baixa, o crédito fica mais barato e as pessoas tendem a consumir mais, o que pode estimular o crescimento econômico.

Com informações da Agência Brasil de Notícias

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...