Economia

Procon faz alertas sobre a ‘Black Friday’

O Procon (Órgão de Defesa do Consumidor), fez nesta quinta-feira, 24 de novembro de 2016, um alerta para que os consumidores evitem cair em golpes e fraudes nesta sexta, dia 25, quando acontece a “Black Friday”, uma grande liquidação do Comércio que abrange lojas físicas e também o comércio virtual, ou “eletrônico”. De forma geral, é mais seguro comprar em lojas físicas, como o amplo Comércio presente em todas as regiões de Sumaré.

Mas a gerente do Procon de Sumaré, Andrea Uchoa de Oliveira, acredita que, devido à crise econômica nacional, poderá haver neste ano maior adesão de lojas virtuais à megaliquidação – o que, por outro lado, aumenta o risco de o consumidor cair em golpes e adquirir produtos de sites não confiáveis, muitas vezes fictícios.

A profissional deu algumas dicas valiosas para quem quiser comprar pela internet. Deve-se triplicar a atenção, por exemplo, se o “anúncio” for “espetacularmente barato”, vier por e-mail, mas partir de uma loja na qual o consumidor não se cadastrou previamente, ou não consegue identificar o endereço do remetente.

De forma geral, é importante que o consumidor consulte a procedência da empresa de comércio eletrônico. “Tendo em vista que nem todas as redes de lojas físicas vão participar, então as lojas pela internet vão ‘bombar’. Mas o consumidor tem que verificar a idoneidade desses sites, se as empresas estão há muito tempo no mercado, verificar se a empresa tem CNPJ, o nome do dono, se tem endereço físico, se tem o famoso ‘cadeadinho’ que denota a segurança do site (e que aparece ao lado da linha de endereço nos navegadores de internet) e só comprar de sites que estejam hospedados dentro do nosso país, e não no exterior – ou seja, só de sites com extensão ‘.br’”, orientou a gerente.

Já para as compras em lojas físicas, a orientação é que, caso o consumidor identifique práticas inadequadas, busque seus direitos. “O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja. Não havendo acordo, ele deve ir imediatamente a um Procon para fazer a denúncia. Comerciantes que enganarem clientes podem ser notificados, autuados e ter que pagar multa, pois, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, publicidade enganosa é crime. O responsável pode ser preso e pagar multas variadas, dependendo da infração e do porte da empresa”, alertou Andrea.

Por fim, segundo ela, a Fundação Procon destaca que a “Black Friday”, no Brasil, “é lembrada pelo grande número de fraudes praticadas contra os consumidores”, e por isso pede “cautela nas compras”.

O Procon de Sumaré é conveniado à Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. O órgão fica na Rua Antônio de Camargo Pereira, nº 323, no Centro, e atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. Mais informações no site www.procon.sp.gov.br.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...