Economia

Inflação corrói o poder de compra

O Brasil voltou ao mapa da fome, com milhões de cidadãos sem ter a possibilidade de comprar um quilo de carne ou qualquer outro alimento que seja. E um dos grandes culpados tem nome e se chama inflação. Neste texto, vamos fazer um panorama geral sobre como uma coisa está diretamente relacionada à outra.

O que é inflação?

A inflação é um aumento dos preços que vem atrelado ao declínio do poder de compra. Isso se reflete no aumento do preço médio de uma cesta básica. E ela pode ser contrastada com a deflação, que ocorre quando os preços caem e o poder de compra aumenta.

Embora seja fácil medir as mudanças de preço de produtos individuais, as necessidades humanas vão além de apenas um ou dois itens. Os indivíduos precisam de um conjunto grande e diversificado, além de uma série de serviços para viver uma vida confortável. Eles incluem grãos, combustível, serviços públicos como eletricidade e transporte e assistência médica, entretenimento, só para citar alguns.

Inflação e salário mínimo

Com um salário mínimo abaixo da inflação, o país se mostra problemático quanto ao tema, nos colocando, novamente, no Mapa da Fome Mundial. Um retrocesso sem igual num governo muito desestabilizado.

E vale lembrar que desde 2019 não há um aumento significativo do salário mínimo. Já a inflação…

Para o próximo ano, há indícios de que o salário mínimo subirá para R$ 1.310,17. Mas, segundo estudos, esse valor deveria ser cinco vezes maior para que a qualidade de vida da população fosse, de fato, melhor.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...