Economia

Dimensionando o potencial de economia de Energia Solar para sua residência

energia-solar

Você deve estar ciente de que existem painéis solares de diversos tamanhos e potências disponíveis no mercado. No entanto, o fator determinante é a potência do painel. Para simplificar, vamos considerar um painel com uma potência de 665 W. Este equipamento é consideravelmente grande e pode não ser adequado para todos os quintais.

Agora, é importante observar que o Brasil é um país vasto, e a quantidade de luz solar varia consideravelmente dependendo de sua localização. Em outras palavras, a irradiação solar não é uniforme em todo o território. A eficiência de um painel solar em Manaus, por exemplo, será diferente da eficiência em Porto Alegre.

Com essas informações em mente, você pode fazer um cálculo simples: multiplicar a potência do painel (665 W) pelo número de horas de sol (4,64). O resultado é aproximadamente 3.085,6 W ou, convertendo para kWh, cerca de 3,09 kWh por dia.

No entanto, é importante mencionar que os painéis solares têm algumas perdas, que podem ser devidas à sujeira, ângulos de instalação incorretos ou até falhas no cabeamento. No setor, é comum considerar uma perda média entre 20% e 25%. Portanto, ao calcular com uma eficiência de 80%, nosso painel de 665 W em São Paulo geraria cerca de 2,47 kWh por dia.

Em resumo, com um painel solar de 665 W e considerando as condições de São Paulo, você pode esperar gerar em média 2,47 kWh por dia. E então, isso lhe agrada? Agora é com você: leve essas informações em consideração, adapte-as à sua situação e descubra o quanto você pode economizar com a energia solar.

O Consumo Médio de Energia no Brasil

Para começar, é útil ter uma noção do consumo médio de energia dos brasileiros. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o consumo residencial médio no Brasil gira em torno de 160 kWh por mês. Dividindo isso por 30 dias, obtemos cerca de 5,33 kWh por dia.

Agora, se compararmos os 2,47 kWh que um painel solar de 665 W pode gerar em São Paulo com esses 5,33 kWh diários de consumo, veremos que um único painel poderia suprir aproximadamente 46% do consumo diário médio de uma residência brasileira.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98