Se você está com dívidas neste fim do ano, é correto dizer que não é necessário esperar 2024 chegar para tentar diminui-las. Desta forma, nós trouxemos aqui algumas dicas fundamentais e que podem ser feitas a partir de hoje.
Dentre elas, detalhes como avaliar esses débitos, priorizar aquelas com altas taxas de juros e criara um orçamento realista são as primeiras. Mas há outras conforme irão verificar abaixo.
Dicas para diminuir suas dívidas e entrar 2024 mais tranquilo
Primeiramente, faça um levantamento completo de todas as suas dívidas, pois conhecer a situação é o primeiro passo para resolvê-la e, em seguida, pague as dívidas que têm as taxas de juros mais altas.
Sendo assim, ligue e renegocie com bancos e lojas que você deve e, para ajudá-lo, busque orientação profissional.
Mas não para por aí, já que é fundamental estabelecer um orçamento que leve em consideração todas as suas despesas e receitas. Isso ajudará a evitar gastos desnecessários e ter um 2024 mais tranquilo, desta forma, corte gastos que não são essenciais, como assinaturas não utilizadas, compras impulsivas e outros itens não essenciais.
Os três últimos passos, são:
- Crie um fundo de emergência: Reserve uma pequena quantia de dinheiro para emergências. Isso pode evitar que você recorra a mais dívidas quando surgirem imprevistos.
- Evite contrair mais dívidas: Limite o uso de cartões de crédito e evite contrair novas dívidas enquanto trabalha para pagar as existentes.
- Aumente sua renda: Considere formas de aumentar sua renda, como freelances, trabalho temporário ou outras oportunidades adicionais.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98