Organização, planejamento e noção das despesas são as bases para reajustar sua situação
Equilíbrio: essa é a palavra-chave quando se pretende alcançar uma situação financeira tranquila, na qual as contas estejam sempre em dia, com direito a uma poupança para objetivos futuros ou possíveis emergências.
Porém, para alcançar esse equilíbrio financeiro é preciso que haja um planejamento de finanças pessoais, algo que nem todo mundo conhece ou dá a devida importância no dia a dia. No entanto, esse planejamento é fundamental para que você conheça de verdade a sua vida financeira.
Fazer planilhas com todas as despesas, poupar um determinado valor todo mês e cortar ou reduzir despesas supérfluas são alguns caminhos para uma vida financeira mais saudável, portanto, mais equilibrada.
Equilíbrio financeiro e mudança de hábitos
A primeira coisa que se deve ter em mente quando se quer melhorar a situação financeira, é que será preciso mudar alguns hábitos, principalmente aqueles que dizem respeito à forma como você gasta e poupa.
Conhecer com mais clareza o quanto você ganha e o quanto você gasta é fundamental para entender a logística do equilíbrio financeiro. Afinal de contas, você não deve jamais gastar mais do que ganha, senão ficará endividado.
Existem alguns passos que precisam ser adotados para que você consiga alcançar esse equilíbrio financeiro. Confira-os a seguir!
Conheça sua renda
Se engana quem pensa que a renda é tudo aquilo que você recebe por período de trabalho. Sim, isso faz parte da renda, mas é preciso considerar também todos os descontos que aparecem, como impostos, plano de saúde, vale-transporte, vale-refeição e demais benefícios.
Se você colocar todos os seus ganhos na calculadora e subtrair esses gastos, aí sim terá a sua renda real.
Quando você ganha algo extra, a exemplo de uma herança ou sorteio em dinheiro, esse valor não deve ser tratado como sua renda, até porque não se trata de algo fixo, mas de uma quantia que deve ser guardada ou investida em algo que dê frutos, ou que seja, de fato, necessário, como um imóvel próprio.
Depois de conhecer a sua renda real, é preciso ter em mente o seu custo de vida: quanto você gasta com moradia, educação, supermercado, água, luz, telefone e internet. Essas são as suas despesas fixas. Conhecer esses valores dá uma média de quanto do seu salário estará comprometido a cada mês.
Se você está no vermelho, dê preferência por pagar as contas mais próximas do vencimento e de maior valor, quando isso for possível. Além disso, nessas situações procure reduzir despesas ao máximo.
É possível economizar?
Conhecer de perto todas as suas despesas fixas é fundamental na hora de entender para onde está indo o seu dinheiro. Mas não pode se esquecer dos demais gastos que aparecem ao longo do mês.
Serviços emergenciais como bombeiro hidráulico, mecânico ou eletricista, serviços de beleza, como manicure e cabeleireiro, além de academia, pet-shop, entre outros também devem ser colocados na relação de gastos.
Existem situações nas quais é possível economizar com pequenas ações. Em vez de fazer as unhas toda semana, optar por ir à manicure a cada 15 dias, bem como passar a dar banhos no seu pet em casa, ou ainda comprar pão na padaria dia sim, dia não são pequenas atitudes que podem gerar grandes economias ao fim do mês.
Para economizar, é preciso saber separar o que é, de fato, necessidade, daquilo que é supérfluo, já que é nessa segunda categoria que você poderá realizar cortes.
Poupe dinheiro
Algo que é mais simples do que o imaginado, mas que muita gente tem dificuldade de fazer é poupar dinheiro. Fazer isso significa criar uma reserva financeira, seja para objetivos de longo e médio prazo, como comprar uma casa ou um automóvel, seja para uma emergência.
Se você já tem um objetivo em vista, tenha noção do seu custo. Depois, faça as contas do quanto vai precisar poupar e por quanto tempo até conseguir adquiri-lo. Dessa forma, você vai ter uma dimensão mais próxima de valores e quantidade de tempo até conseguir realizar seu sonho.
Mas, independentemente de ter um objetivo ou não, poupar uma quantia a cada mês é algo muito bacana, principalmente porque dá a você uma segurança em situações financeiras emergenciais.
Disciplina no controle de gastos e despesas, além do investimento na poupança todo mês são as vias mais práticas e certeiras para se chegar ao equilíbrio financeiro.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98