Connect with us

Cultura

Funk ostentação ganha espaço na Festa do Peão

Publicado

em

Conhecida historicamente por dar espaço a outros gêneros musicais além do sertanejo, a Festa do Peão de Americana promete inovar mais uma vez neste ano. Além do show da cantora Anitta e de um DJ internacional já constarem na programação oficial, a organização do evento confirmou nesta semana a criação do “Rodeio Parada Funk”, um palco alternativo que contará com atrações do ritmo nos oito dias de festa.

Ao todo, serão 11 apresentações do gênero “ostentação”, cujas músicas falam sobre veículos potentes, roupas de marca, bebidas caras e muito dinheiro no bolso.

Principal nome do funk ostentação na atualidade, MC Guimê se apresentará logo na abertura da festa, dia 13 de junho. Para quem ainda torce o nariz com o ritmo, o cantor paulista é prova de que o gênero definitivamente conquistou todos os públicos. Em pouco mais de dois anos, os vídeos em seu canal no Youtube já somam 140 milhões de visualizações. A música de trabalho “País do Futebol”, que conta com participação do rapper Emicida, foi ainda além e emplaca a trilha sonora da novela das sete “Geração Brasil”, que estreou na última segunda-feira na Rede Globo.

Guimê também canta os sucessos “Tá Patrão”, “Plaquê de 100” e “Na Pista Eu Arraso”. Responsável pela contratação dos funkeiros para a Festa do Peão, o produtor técnico Júnior Akim admite que a escolha deve gerar polêmica, visto que o ritmo ainda é alvo de preconceito por parte da população. “Existe uma camada do público que não gosta. O funk em si é um estilo musical polêmico, mas não podemos nos prender a isso. É uma oportunidade de se quebrar este tabu. É uma questão cultural, o funk está conquistando todas as classes sociais”, argumenta.

Além de Guimê, se apresentarão no palco alternativo em Americana o MC 2K (dia 14), MC Lon (dia 15), MC Taz e MC Tekinho SP (dia 18), MC Dede (dia 19), MC Rodolfinho (dia 20), Mcs Pikeno e Menor (dia 21) e Banda Fly, MC Dudu e novamente MC 2K, no dia 22, encerramento da festa. “Existe uma procura muito grande por este estilo musical na atualidade. Até as emissoras de TV que evitavam dar espaço ao funk já levam estes nomes aos principais programas. Não podíamos ignorar este fenômeno que se tornou o funk ostentação”, acrescenta Akim.

O presidente do CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana), Beto Lahr, reforça a justificativa lembrando artistas de variados gêneros musicais que já tiveram espaço no evento, como Raimundos, J. Quest, Cláudia Leitte, Roberto Carlos, Xuxa, entre outros. “A gente sempre quer levar para a Festa quem o público gosta, quem está em alta. Vimos que a moçada aderiu bem ao funk e vamos fazer esta aposta. Acredito que não vai ter problemas. Podemos levar para o nosso rodeio tanto o público que gosta do sertanejo como aquele que admira outros ritmos”, aposta.

A organização da Festa ainda corre contra o tempo para fechar um show com um DJ internacional, que deve se apresentar no dia 14. Fatboy Slim, um dos nomes especulados nas últimas semanas, praticamente foi descartado, já que vai se apresentar numa “Fan Fest” durante a Copa do Mundo no mesmo dia, em Cuiabá, o que inviabilizaria sua vinda para Americana. A previsão é que até a próxima semana ocorra uma confirmação.

Fonte: O Liberal

Cultura

Quando é a Páscoa em 2019?

Publicado

em

A Páscoa neste ano vai cair no dia 21 de abril, lembrando apesar do dia do mês variar, o dia da semana sempre vai ser o mesmo, Domingo.

O complicado sistema de determinação da data da Páscoa é resultado da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias.

De acordo com texto do Wikipedia a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nissan.

O dia de domingo pode variar desde 22 de Março até 25 de Abril, dependendo da disposição dos dias dos meses nas semanas. Os dias extremos deste intervalo correspondem muito raramente a domingos de Páscoa. A última vez que ocorreu a 22 de Março foi em 1818 e a próxima será em 2285. Menos raras são as Páscoas a 23 de Março (anos 1913, 2008 e 2160) e 25 de Abril (anos 1943, 2038 e 2190). Acesse https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lculo_da_P%C3%A1scoa para mais detalhes.

APRENDA A FAZER OVOS DE PÁSCOA RECHEADOS E GANHE DINHEIRO EXTRA – Clique no banner a baixo e saiba mais

Por que ovos e coelhos são símbolos da Páscoa?

Os coelhos não põem ovos e, por isso, as pessoas se perguntam por que os dois são símbolos da Páscoa?

O ovo é uma tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono).

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova. (Fonte: turminha.mpg.mp.br)

Continue Lendo

Cultura

Primeiro Projeto Gênesis reuniu diversas igrejas da região

Publicado

em

Aconteceu na última segunda-feira (10) o Primeiro Projeto Gênesis com o objetivo de adorar a Deus e anunciar o Evangelho sem nenhuma placa de Igreja.

O evento aconteceu na Quadra de Futsal do Jarim Amanda II e contou com a participação dos pastores Eraldo da igreja Guerreiro da Nova Aliança, Pastora Márcia da Igreja Brasil Para Cristo, do Pastor Henrique da Assembléia de Deus Vínculo da perfeição, Pr. Wanderlei Familia da Benção, Pr. Rude Igreja Evangélica Pentecostal Jesus te Ama, Pr Rocha Igreja Reviver que foi um dos Responsaveis em promover o evento, a Preletora da Noite Pastora Vera Lúcia e Pr. Wagner Mariano da IEQ Vila São Francisco.

O Club de Motoqueiros Águias de Cristo e o ministério de dança da igreja Guerreiro também estiveram presentes. O Louvor ficou por conta do Ministério Adoração e Cura.

A Guarda Municipal junto com o Bombeiro Civil Samuel Alvarenga deram o apoio na segurança do evento.

O próximo evento já tem data marcada e será no dia 08 de Outubro. Mais informações pelo Facebook do Projeto ou pela #projetogenesis.

Apoio Portal Hortolândia e Secretaria de Cultura de Hortolândia.

Foto Ronaldo “Focos Life”

Continue Lendo

Cultura

Cia Athaurfa no FETEG, festival de teatro de Guaranésia, Minas Gerais

Publicado

em

A Cia Athaurfa representou a cidade de Hortolândia no FETEG 3° Ato, Festival de Teatro de Guaranésia, Minas Gerais. O festival ocorreu entre os dias 04 e 09 de setembro e companhia se apresentou no dia 07 com o espetáculo “Contra o Vazio que Avança com todas as Suas Formas”.
Thairine Barbosa, integrante da companhia, recebeu o prêmio de melhor atriz na categoria palco adulto.

O espetáculo tem texto de Daniel Miranda, Karen Pessoa, Matheo Ferreira, Matheus Sousa, Suelen Cristine e Thairine Barbosa. Atuação de Matheo Ferreira, Matheus Sousa, Suelen Cristine e Thairine Barbosa. Gisele Jorgetti assina a direção e tem na área técnica Thai Oliver e Pâmela Pereira, respectivamente na iluminação e sonoplastia.

“Contra o Vazio que Avança com todas as Suas Formas” é inspirado nos conceitos do teatro Pós-Dramático e na luta de Antonin Artaud contra a institucionalização das formas de vida.

Neste mês de setembro, o espetáculo será apresentado no FESTEJU, Festival de Teatro de Jundiaí, no dia 25.

Cia Athaurfa Cia Athaurfa

Continue Lendo

Populares