Cultura

Copa: Tradição dos álbuns de figurinha movimenta a rotina dos estudantes

A Copa do Mundo mexe com a rotina de muitos brasileiros e nas escolas não é diferente. A pouco menos de um mês para o início do Mundial, um exercício diário tem movimentado o dia a dia dos estudantes da Escola Integrada Educativa, em Sumaré: a troca de figurinhas do Álbum da Copa da Rússia.

Em todo o País, os colecionadores costumam se reunir em dias e locais específicos para trocar as figurinhas. A escola se torna uma opção a mais já que, diariamente, os alunos têm a chance de conseguir os cromos que estão faltando.

Anuncio


Mas para que a brincadeira não atrapalhe a rotina de estudos, a coordenadora pedagógica Maristela Ordonhes lembra que a escola adotou algumas regras. “Os alunos podem trazer o álbum, mas há horários permitidos para fazer a troca de figurinhas”, comenta.

O álbum do estudante Lucas Yuji Matsumoto, 10 anos, está quase completo. Ele aproveita o intervalo na saída das aulas, enquanto espera pela mãe, para trocar figurinhas com os colegas da classe e de outras séries também. O colega Gabriel Takeyama Ribeiro, 10 anos, também está completando seu álbum. Além da escola, ele troca figurinhas com os vizinhos do bairro onde mora.

Para Maristela, esta tradição, que já virou uma febre, é saudável para as crianças porque estimula a socialização e a interação. “Além disto, eles aprendem a compartilhar e até a lidar com a ansiedade já que para completar o álbum é preciso ter paciência”, observa.

A Copa da Rússia começa no dia 14 de junho. O Brasil estreia dia 17 de junho, contra a Suíça.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo