Um misto de 12 sucessos que retratam a vida e o cotidiano do homem no campo. Este é repertório do primeiro DVD gravado, ao vivo, pela Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia, projeto da Prefeitura, realizado por meio da Secretaria de Cultura. A gravação tem arranjos e regência do violeiro Mazinho Quevedo. O lançamento oficial do DVD acontece, nesta quinta-feira (03/04), às 19h, com a participação do prefeito Antonio Meira. O evento reunirá integrantes da Orquestra, familiares, autoridades municipais e convidados no Hotel Druds, localizado na Avenida Fermino Maltarollo (ant. Rua 2), 275, no Parque Gabriel.
O DVD, que marca o fim da primeira etapa de formação dos músicos, após cerca de dois anos de estudos, estará disponível para audição pública, a partir deste mês, em espaços culturais da cidade, mantidos pela Secretaria de Cultura (confira a listagem abaixo). A formação foi oferecida pela Prefeitura, em parceria com Quevedo.
O disco foi gravado em um típico cenário rural. Integram a Orquestra cerca de 30 músicos, sendo 25 violeiros, três violonistas, um contrabaixista e um percussionista. De acordo com Mestre Chiquinho, organizador do curso, a escolha das músicas foi feita com base no cotidiano do campo.
“Lembramos do início da cidade, dos tropeiros e boiadeiros. Fizemos para homenagear a vida no campo”, explica Mestre Chiquinho. “Hoje os músicos estão formados tecnicamente. A aula foi muito prática. Os músicos melhoraram muito com as aulas de Mazinho. Por isso, o DVD ficou com muita qualidade. Continuaremos fazendo apresentações em datas festivas”, afirma o organizador.
Segundo o secretário de Cultura, José Geraldo da Silva, o DVD da Orquestra, com arranjos e regência de Mazinho Quevedo, profissional de destaque no cenário musical, é o resultado do esforço da Administração em resgatar a cultura caipira na cidade. “Durante o curso, foram abordados temas como a cultura na roça, os tropeiros e boiadeiros, que fizeram a história de Hortolândia e do País. É uma forma de resgatar as coisas boas da roça. No disco, as músicas foram muito bem escolhidas e o cenário em que foi gravado traz à tona este universo que não podemos deixar morrer, a cultura caipira”, afirma o secretário.
O secretário explica ainda que, para continuar o projeto de resgatar a cultura caipira, além de os integrantes da formação inicial da Orquestra continuarem ensaiando, a Prefeitura vai abrir novas turmas nas oficinas de viola. “As aulas continuam no CAC (Centro de Arte e Cultura). É aberto aos interessados, que podem ser mais jovens ou mais de idade. Continuamos também incentivando esta cultura nas escolas, com apresentações e palestras uma vez por mês. Queremos que outras gerações possam surgir”, informa José Geraldo.
“Foi um trabalho árduo, feito com carinho e dedicação, que mostra o que era a Orquestra antes e o que é agora. O pessoal tem sensibilidade e mostra uma evolução muito grande”, afirma Mazinho Quevedo. “Esta gravação reflete a sociedade local, em sua simplicidade e riqueza. Hortolândia começa a contar a sua história, que assim fica registrada. Eram um grupo bem simples. Hoje é uma Orquestra que tem uma identidade própria”, ressalta o músico.
REPERTÓRIO
As músicas que compõem o disco são: Chalana, Boiadeiro Errante, Caminheiro, Vou aonde tem amor, Calix Bento, Viola Cabocla, Canoeiro, Canarinho Prisioneiro, Empreitada Perigosa, Cavalo Enxuto, Meu Reino Encantado e Boi Soberano.
Confira os locais onde é possível assistir ao DVD
Os locais para assistir o DVD são abertos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h:
Biblioteca Terezinha França de Mendonça – Unidade Central
Rua Antônio Nelson Barbosa, 96, Jardim do Bosque
Biblioteca Unidade Jardim Amanda
Rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda
CAC (Centro de Arte e Cultura)
Avenida Armelinda Espúrio da Silva, 785, Jardim Nossa Senhora de Fátima
ACESSA SÃO PAULO (INFOCENTRO)
Avenida Brasil, 1100 | Jardim Amanda | Tel: 3909-2377
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
{fcomment}
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98