Coluna

Voz forte e olhar para o povo paulista

Com força, coragem e esperança, iniciamos mais uma caminhada eleitoral. É um momento importante para conversarmos com as pessoas sobre o que está acontecendo no nosso país, avaliarmos o que conquistamos e levantarmos as necessidades de cada município. É mais uma etapa no processo de diálogo permanente que mantemos com moradores de Hortolândia, da região de Campinas e de todas as partes do Estado de São Paulo desde 2007, quando assumimos nosso primeiro mandato na Assembleia Legislativa.

De lá pra cá, representamos o povo paulista no parlamento estadual por oito anos, onde conseguimos levar a vacina contra o HPV à rede pública e trabalhamos para que as pessoas e os municípios, sobretudo do interior, fossem tratados com respeito pelo Governo do Estado. Chegamos ao Congresso Nacional em 2015 e resistimos à trama que resultou no golpe que tirou a presidenta Dilma Rousseff do poder. Lutamos contra as reformas previdenciária e trabalhista, a entrega do nosso pré-sal e deflagramos um movimento nacional em defesa dos direitos das mulheres. 

Em 12 anos, conquistamos mais de R$ 70 milhões em emendas parlamentares que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em cerca de 200 cidades. Recursos que foram aplicados em saúde, educação, infraestrutura, esporte, atendimento à criança e ao adolescente, agricultura familiar e na estruturação de entidades assistenciais.

Nos últimos quatro anos, mesmo sem mandato, continuamos trabalhando muito. Viajamos pelo estado, ouvimos as pessoas e planejamos ações e iniciativas para mudar a vida das pessoas. Na maior pandemia da história recente, usamos a tecnologia para nos mantermos conectados, mas sofremos com a angústia do isolamento e o luto imposto pela Covid.


Em meio a ameaças de ruptura democrática, apresentamos nossa candidatura a deputada estadual, por entendermos que precisamos estar mais perto das pessoas nesse momento tão difícil, para ajudar a reconstruir o país e auxiliar os municípios a se desenvolverem com sustentabilidade e oferecerem serviços públicos de qualidade à população.

O que nos move nesse momento é a indignação com o aumento da pobreza. É a fome, o desemprego, as pessoas morando nas ruas, os retrocessos na educação, o desmonte das políticas sociais, a negação da ciência, a destruição da cultura, a devastação da Amazônia, o ataque aos povos indígenas e o desalento que afeta milhões de brasileiros e brasileiras.

Queremos voltar à Assembleia para ser uma voz forte dos trabalhadores do campo e da cidade, dos pequenos empreendedores, das mulheres, dos jovens, dos idosos, dos portadores de deficiência e de todos que sentem na pele a dor do preconceito, da intolerância e do ódio.

Vamos ouvir as pessoas para buscar o que é prioridade para cada bairro e cada cidade. Lutaremos por educação pública de qualidade, pelo fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), com mais médicos, exames e cirurgias; pelo desenvolvimento dos municípios, geração de empregos, pela agricultura familiar e pelas entidades do chamado terceiro setor. 

Antigas bandeiras continuarão tremulando, como a luta por tarifas justas de pedágio nas rodovias paulistas, água e esgoto para todos, compensação financeira a municípios com presídios, a ampliação de políticas públicas de combate à violência doméstica e garantia da dignidade e autonomia às mulheres, como nosso projeto de valorização do trabalho doméstico não remunerado, que tramita no Congresso Nacional.

Outras bandeiras serão levantadas. Vamos impulsionar o empreendedorismo feminino, estimulando a gestão e a qualificação dos negócios; abraçar a causa animal, com foco na castração e no incentivo à adoção; apoiar o esporte e a cultura; e caminhar ao lado de catadoras e catadores de materiais recicláveis, em busca de remuneração justa e do reconhecimento da profissão.


Porém, mais do que defender bandeiras, queremos construir a solução de problemas junto com as pessoas. Vamos voltar a cada lugar onde estivemos, sentar e organizar com todos os envolvidos no processo, para que possamos encontrar a melhor forma de resolver a situação apontada e mostrar que a política é um caminho lindo e efetivo para a solução dos problemas em comunidade.

Trabalharemos, também, pela ampliação da coleta seletiva nos municípios e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a implantação de soluções que permitam a destinação correta do lixo, sem impactar a vida das pessoas e o meio ambiente.

Além de buscar recursos estaduais e federais para investimentos em saúde, educação, asfalto, esporte e cultura, seremos parceiros dos municípios na captação de investimentos privados e iniciativas criativas para geração de emprego e renda.

Não é uma nova caminhada. É mais um trecho de um longo percurso que só faz sentido se estivermos juntos. Vem com a gente e nos ajude a mudar nossas cidades, nosso estado e o nosso país.

Ana Perugini é candidata a deputada estadual pelo PT. É advogada, pós-graduada em gestão pública pela FGV/Perseu Abramo e funcionária pública do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi vereadora, deputada estadual e federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. É coautora da lei federal 13.363/2016, que garante afastamento temporário do trabalho para advogadas autônomas, autora do projeto que resultou na disponibilização da vacina contra o HPV na rede pública e da proposta que garante aposentadoria a donas de casa.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
...