Hoje ao me pegar pensando sobre as influencias que tenho e que tive, em quais personalidades pude me influenciar ou em quem posso me espelhar, fiz uma reflexão do quão formadora de opinião a rede Globo é, considerando o grande apelo que a mídia exerce sobre a sociedade.
Um dos grandes nomes do jornalismo global é o editor, colunista e apresentador Pedro Bial, que me deixou num conflito de ideias.
Quando liguei a tv e o observei na abertura do programa BBB15, se dirigindo aos participantes da tão “profana casa” da seguinte forma: “Boa noite meus heróis!”.
Quando era pequeno, a ideia de herói que eu formei é que são chamados assim aqueles que façam algo que ajude a mudar positivamente a vida do outro.
Nessa mesma emissora vejo no tão conceituado J.N. (Jornal Nacional), o premiado apresentador Willian Bonner anunciar que não estamos em greve, que o povo está apenas se manifestando contra o governo Dilma e que o governo do estado de São Paulo julga individualista e partidária a greve dos professores.
Pergunto-me se não seriam estes professores nas ruas, nossos verdadeiros heróis? Pois enfrentam todos os dias salas de aula sem infraestrutura, com a capacidade de alunos acima da ideal, presenciam atos violentos de pais e alunos no ambiente escolar, recebem total descaso do poder público e um salário completamente desigual, comparando aos funcionários públicos.
Não seriam esses nossos heróis?
Acredito que sim! Estes meus heróis mudam a estrutura precária da sociedade apenas com um papel e uma caneta, revolucionam vidas com um simples ato de amor e coragem. Heróis de uma verdadeira “novela”, assim como se referiu senhor Geraldo Alckmin as manifestações e a greve.
Enfim, onde estamos e para onde vamos…se nossos verdadeiros heróis são retalhados e os vilões exaltados?
Quais são os heróis em que acreditamos e nos espelhamos? Os que a mídia nos impõe ou os das ruas, salas de aula e avenidas?
Ronaldo Bragança
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98