São Paulo

VOLUME MORTO DO SISTEMA CANTAREIRA EXIGE ATENÇÃO DOS PAULISTANOS

No último dia 11 de maio o Sistema Cantareira atingiu 8,9% da sua capacidade. Frente à situação emergencial, o governo anunciou que o volume morto – água das camadas mais profundas dos reservatórios – será utilizado para abastecer as regiões afetadas.

A notícia sobre o uso da água da reserva técnica despertou dúvidas sobre a sua qualidade, pois já se ouve algumas especulações que ela pode conter resíduos prejudiciais à saúde. Além de tomar bastante cuidado, as pessoas podem recorrer a algumas soluções existentes no mercado para se prevenir de eventuais contaminações. Higienizadores de água, que encontramos em supermercados e farmácias, são produtos que, segundo seus fabricantes, tornam a água potável em poucos minutos.

Anuncio


De acordo com o empresário Rodrigo Felisoni, diretor da indústria Saggio do Brasil, é muito importante que as pessoas saibam como cuidar da água que consomem. “O Hidrosteril®, nosso bactericida, é uma alternativa segura e de baixo custo. Se mais pessoas tiverem conhecimento da solução, diversas doenças podem ser evitadas, assim como aconteceu em 1991, quando o produto ficou conhecido nacionalmente como coadjuvante no combate à cólera”, explica.

Histórico negativo não deixa população confiante
Ainda que as autoridades garantam, a população não deseja pagar para ver. Muitas pessoas acompanharam a calamidade que regiões nordestinas enfrentaram em 2013 por conta da seca. Com objetivo de sanar o problema, o governo enviou caminhões-pipa para distribuir água nos locais mais castigados, porém, a medida – na qual possivelmente a água estava contaminada – pode ter sido a responsável pelo grave surto de diarreia que matou dezenas de pessoas.

“Durante o surto de diarreia no Nordeste nossas vendas aumentaram 60% na região. Isso porque, com medo de contaminação, muitas pessoas recorreram ao Hidrosteril®”, reforça Felisoni.

A recomendação de especialistas é para que as pessoas busquem bactericidas certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utilizem conforme indicação da embalagem.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo