Connect with us

São Paulo

Poupatempo faz neste sábado (16) novo mutirão para solicitações de RG

Publicado

em

O Poupatempo vai realizar neste sábado (16) a terceira edição do mutirão do RG nos postos do estado de São Paulo para atender às solicitações de Carteiras de Identidade. Serão ofertadas 6,8 mil vagas destinadas às pessoas que precisam emitir a primeira ou segunda via do documento.

Na última semana, com o objetivo de contemplar ainda mais os cidadãos que necessitam realizar o serviço, o Poupatempo disponibilizou 5 mil novas vagas para a emissão do RG, totalizando 60 mil durante todas as ações do mês de outubro. Para atender a demanda, as unidades funcionarão exclusivamente aos sábados em horário estendido, das 13h às 17h.

O agendamento para a realização do serviço é obrigatório e deve ser feito previamente pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.  As vagas serão disponibilizadas sempre nas quintas-feiras anteriores às datas dos eventos. Portanto, para a terceira edição do mutirão, a grade já está liberada para marcar dia e horário de atendimento.

Lembrando que, para ser atendido, o cidadão deve comparecer com original e cópia simples de um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento, e RG anterior, caso tenha sido emitido no estado de São Paulo.

Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação com foto. Caso não seja possível, basta o responsável assinar uma autorização, que pode ser acessada pelo link http://bit.ly/2txpHQY, para ser apresentada no ato do atendimento, junto com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura.

Nas duas primeiras edições do mutirão, foram ofertadas 36,5 mil vagas, com quase 25 mil atendimentos realizados. Por isso, é importante reforçar que, caso não seja possível comparecer, o cidadão deve excluir o agendamento, permitindo a liberação da vaga para outra pessoa. O cancelamento está disponível nos canais eletrônicos do Poupatempo.

serviço

Mutirão para emissão de RG
Data: 16/10 (sábado)
Horário estendido de atendimentos nos postos da capital e interior aos sábados: das 13h às 17h.

*Agendamento prévio obrigatório nos canais digitais – portal e app Poupatempo Digital, disponível a partir do dia 14/10. Já as informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades, podem ser consultadas no site – www.poupatempo.sp.gov.br.

São Paulo

11 cidades voltam a registrar tempestade de areia

Publicado

em

Municípios do interior de São Paulo voltaram a registrar tempestades de poeira nesta quinta-feira (14). O fenômeno foi registrado por moradores da região de Ribeirão Preto, Brodowski, Colômbia, Barretos, Batatais, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Pirassununga, Sertãozinho, Serrana e Jardinópolis.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Franco Villela, as tempestades registradas ontem são similares às que aconteceram no dia 26 de setembro, mas com um caráter mais esparso. 

“O diferencial da tempestade desta quinta-feira da outra é que essa teve caráter mais esparso, com chuvas fortes e com rajadas de vento muito fortes. No Aeroporto de Ribeirão Preto foi medido 75 km/h, mas, olhando as fotos, a gente pode dizer que em alguns pontos mais isolados pode ter chegado até os 100 km/h”.

Queimadas e arado

Segundo o meteorologista, as rajadas de ventos são típicas da primavera. “Os ventos dessas rajadas são bastante típicos da primavera, mas como a gente teve aí um período muito seco, e está começando a se restabelecer as chuvas, mas, ainda assim, têm muitos terrenos que foram queimados em toda uma extensão. Desde Ribeirão Preto até o norte do estado você vai observando que tem áreas muito grandes que foram queimadas, reduzindo a cobertura vegetal”.

Villela ressaltou que junto à queimada, tem o gradeamento. “Aliado a isso, têm ainda técnicas agrícolas do gradeamento, que é o arado. Então, esse solo, em grandes extensões de solo nu, quando faz calor e precede a chegada dessas tempestades, os ventos dessa tempestade levantam muita poeira mesmo. É poeira misturada com muito solo, então é efeito dessa técnica do gradeamento e também dos incêndios [ocorridos em agosto e setembro]”.

Previsão

Segundo o meteorologista, para o final de semana a previsão é de tempestade, mas para formar a tempestade de areia depende da condição do solo. “A tempestade de poeira depende muito da condição do solo, mas, como já choveu ontem, esse solo fica mais pesado. Isso já dificulta mais, mas aonde teve chuvas mais fracas faz com que o solo fique mais agregado e mais pesado, precisando de ventos mais fortes ainda, mas existe esse potencial ainda de ocorrer, não só nessa região, mas em qualquer parte do estado. Mas, se houver, deve ser mais parecido com o que houve ontem, e não com o que houve no 26 de setembro, que formou uma extensão muito grande”, afirmou o meteorologista.

fonte ebc

Continue Lendo

São Paulo

SP lança campanha para alunos se inscreverem nas 2 mil escolas de tempo integral

Publicado

em

Nesta sexta-feira (15) o Governo de São Paulo lançou uma campanha com informações sobre as 2.029 escolas de tempo integral da rede estadual de ensino. A peça de um minuto será veiculada em canais de televisão, redes sociais oficiais, revista, jornal impresso e portais até o dia 28 de outubro.

A nova expansão do Programa de Ensino Integral (PEI) foi anunciada dia 8 de outubro e vai ofertar mais de um milhão de vagas em 457 municípios, a partir de 2022. Das 2.029 escolas, 952 novas unidades passam a integrar a iniciativa a partir do próximo ano letivo.

Durante a peça, produzida pela agência Ogilvy, o Governo de São Paulo também destaca o envio de recursos às unidades escolares, o que possibilitou a reforma de 99% das escolas estaduais, e a criação do Bolsa do Povo Educação para Estudante para combater a evasão escolar, com pagamento de R$ 1 mil por ano letivo para 300 mil alunos.

Atualmente são 1.077 escolas de ensino integral espalhadas em 308 cidades.

Em 2022, serão 952 novas escolas de ensino integral em São Paulo, com um total de 457 municípios atendidos. A nova campanha poderá ser vista nas redes sociais e demais canais oficiais do Governo de São Paulo.

Continue Lendo

São Paulo

Prazo para requisitar ou revalidar o Cartão BOM Escolar da EMTU termina em 31 de outubro

Publicado

em

Estudantes e também professores que utilizam linhas intermunicipais podem solicitar o Cartão BOM Escolar

No Dia dos Professores, celebrado nesta sexta-feira (15), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU lembra que o prazo para requisitar ou revalidar o Cartão BOM Escolar se encerra no próximo dia 31 de outubro. O beneficio é válido para alunos e também professores que utilizam linhas de ônibus intermunicipais.

Os que não possuem o Cartão BOM Escolar devem inicialmente pedir à instituição de ensino o cadastramento dos dados para o requerimento do passe. A partir da liberação, o aluno deverá preencher o formulário no site da EMTU (www.emtu.sp.gov.br/passe) na opção “Requisite aqui”. Após o envio dos documentos solicitados e pagamento da taxa, a EMTU encaminhará em até 20 dias úteis o Cartão BOM para a escola, onde o estudante deverá retirá-lo.

Para os professores e estudantes que já possuem o cartão e ainda não fizeram a revalidação do passe escolar, devem preencher o formulário no site da EMTU (https://www.emtu.sp.gov.br/passe) acessando a opção “Revalide aqui” até 31 de outubro. O processo é concluído após o pagamento da taxa, O valor da requisição ou da revalidação do Passe Escolar 2021 é de R﹩ 23,45 e o pagamento é realizado uma vez por ano.

O Cartão BOM Escolar é destinado a estudantes que residem em município diferente ao da instituição de ensino e utilizam linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU para o trajeto intermunicipal residência-escola. O passe escolar dispõe de duas modalidades: Meia Tarifa, com desconto de 50% na passagem de estudantes e professores, e Passe Livre, que garante 100% de gratuidade para estudantes com baixa renda (ou seja, renda familiar per capita inferior ou igual a R﹩ 1.650).

Sobre a EMTU/SP

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares