São Paulo

Interior de São Paulo deve ter chuvas intensas

fortes tempestades

Após um período prolongado de estiagem, o Interior de São Paulo volta a ser o foco dos alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Comunicado válido até amanhã, 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, às 10h, destaca o potencial de chuvas intensas em várias áreas do estado.

O alerta amarelo emitido pelo Inmet indica riscos de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Também há possibilidade de ocorrência de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A mudança no cenário meteorológico é atribuída à chegada de uma nova frente fria, que está aumentando a umidade sobre o estado desde hoje, 8 de julho. Além das chuvas, essa frente fria promete redução das temperaturas em algumas regiões, conforme previsão da Climatempo.

As áreas mais afetadas pelo alerta de chuvas intensas abrangem cidades como Avaré, Ourinhos, Presidente Prudente, Itapeva, São Carlos, Pirassununga, Campinas, Piracicaba, Itapetininga e o Litoral Sul Paulista.

A previsão indica que na quinta-feira, 11 de julho, grande parte do estado poderá ter sol e tempo firme com aumento rápido das temperaturas, devido a uma condição pré-frontal. Contudo, na sexta-feira, 12 de julho, uma nova frente fria chegará ao estado, trazendo mais instabilidades, especialmente para o litoral, sul e oeste paulista, encerrando a semana com tempo mais fechado e chuvoso.

Segundo o Inmet, devido à regularidade das chuvas esperadas ao longo da segunda semana de julho e até a próxima semana, é possível que os acumulados de precipitação sejam significativos em algumas partes do estado de São Paulo. Portanto, é importante que a população esteja atenta aos avisos e orientações das autoridades locais para se preparar adequadamente.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98