12 de julho de 2024
São Paulo

Deputada ‘Ana Perugini’ aprova Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Colo do Útero

Dia estadual de combate e prevenção ao câncer do colo do útero

A luta do mandato da deputada Ana Perugini (PT) pela implantação da vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), vírus causado do câncer do colo do útero, na rede pública do Estado de São Paulo teve mais um avanço no dia 24 de julho. Nessa data, o Projeto de Lei 326/2012, de sua autoria, foi publicado e transformou-se na Lei 15.098/2013, que institui o dia 11 de Março como o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero.

A criação do dia de combate e prevenção à doença é parte dos esforços da deputada, empreendidos desde 2007, quando ela apresentou o Projeto de Lei 708, que prevê a implantação da vacinação contra o vírus HPV, causador do câncer do colo do útero, na rede pública de saúde no Estado de São Paulo.

Com a aprovação do projeto da vacinação, em tramitação na Assembleia Legislativa, mulheres de nove a 26 anos de idade receberiam a vacina no sistema público de saúde. A iniciativa já conta com pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene e de Finanças e Orçamento e aguarda votação.

Em julho, o trabalho da deputada em torno da vacinação já tinha recebido boas notícias. No dia 1º, o Ministério da Saúde anunciou a oferta da vacina contra o HPV no SUS – Sistema Único de Saúde, a partir de 2014. Na decisão do Governo Federal, a vacinação contemplaria meninas de 10 e 11 anos.

INCENTIVAR

A aprovação do projeto que cria dia de combate à doença visa estimular ações informativas, visando a conscientização da prevenção contra o câncer uterino. A lei prevê também informar ao Poder Público a importância da aplicação da vacina que previne a doença. A data passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo.

O câncer do colo uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum no país, atrás apenas do de pele e mama. O responsável pela contaminação é o HPV que, anualmente, gera cerca de 470 mil novos casos e mortes de aproximadamente 230 mil mulheres por ano. A data, 11 de março, foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento de Harald Zur Hausen, médico que colaborou positivamente para a promoção do combate e prevenção à doença.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98