Atualmente é possível emitir credencial de estacionamento para idoso e PCD em versão digital diretamente pelo aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito). Anteriormente, a credencial era emitida por estados e municípios e exigia impressão para exibição no painel do veículo. Com a nova funcionalidade digital, o documento ganha validade nacional, simplificando o processo de uso e acesso.
Além disso, os usuários que preferirem ainda podem emitir a versão impressa online pelo Portal da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Esta iniciativa é estimada pelo Ministério dos Transportes para beneficiar cerca de 19,4 milhões de brasileiros – 16 milhões de pessoas acima de 60 anos e 3,4 milhões de PCDs registradas no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
Para fazer o credenciamento, acesse este LINK, insira seu login e senha do gov.br e siga o passo a passo.
Mais detalhes para emitir credencial de estacionamento para idoso e PCD
A nova credencial tem mudanças importantes:
- para os idosos, o documento passa a ter validade vitalícia, substituindo o prazo anterior de cinco anos
- para pessoas com deficiência, a validade da autorização é mantida enquanto o registro ativo constar na base do Registro de Referência. Essa atualização torna o processo mais prático e menos burocrático, atendendo melhor as necessidades dos beneficiários
- a fiscalização será realizada por agentes de trânsito e policiais por meio de um aplicativo que verifica a credencial vinculada ao veículo pelo QR Code ou pela placa.
- a credencial digital permite vinculação a um único veículo, mas a alteração pode ser feita a qualquer momento.
- segundo a legislação de trânsito, estacionar indevidamente em vagas reservadas para PCDs e idosos resulta em multas e sanções, reforçando a importância do uso correto desses espaços.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98